Os 3 custos que sua empresa pode reduzir imediatamente
[:pb]A boa saúde financeira de uma empresa é condição essencial à perenidade das operações. Um dos principais motivos que levam ao fechamento prematuro de negócios é a falta de organização econômica, incidindo em erros graves na gestão de recursos monetários. Cortar custos, porém, é um procedimento delicado e que exige atenta avaliação, de modo a garantir resultados positivos e consistentes. Não basta somente eliminar despesas, é preciso estar convicto de que não haverá impactos nocivos às operações cotidianas e de que as alternativas selecionadas são, de fato, as mais adequadas. Alguns custos, porém, podem representar um desperdício significativo e devem ser otimizados, minimizando eventuais prejuízos. De movimentos simples a aplicações mais densas, algumas das despesas passíveis de reavaliação e cortes imediatos sendo eles:

1.  Elimine custos com cópias e impressões desnecessárias

As impressões realizadas mensalmente possuem um valor considerável, afetando assim os custos finais, a fim de reduzi-los separamos algumas dicas:
  • Revise os documentos antes da impressão;
  • Ao realizar a impressão opte por frente e verso economizando assim o uso excessivo de papel;
  • Faça os relatórios online e não impressos;
  • Utilize papel de rascunho para fazer anotações;
  • Substitua o papel convencional por folhas de papel reciclado;
  • Aplique a política de digitalização e automatização, unificando o armazenamento das informações.

2. Elimine custos com estoque mal planejado

Embora bastante prejudicial, é muito comum encontrar nos estoques empresariais alguns produtos de baixa rotatividade armazenados em larga escala. O capital aplicado em itens que não têm giro acarreta o desperdício de dinheiro – afinal, além de não gerar renda, ainda implicam em custos de armazenamento e incorrem em prejuízos com depreciação (principalmente no que diz respeito ao desgaste físico do produto, podendo comprometer seriamente sua qualidade e, por consequência, seu escoamento). Uma boa dica para mudar este cenário é adotar a curva ABC, dessa forma o estoque será categorizado, distinguindo assim com clareza quais são os itens mais importantes da empresa, bem como prever a demanda de forma eficaz.

3. Elimine custos com regime de tributação equivocado

O custo com impostos e tributos, no Brasil, é naturalmente elevado. Muitas empresas, porém, têm ainda mais gastos porque, ao planejar suas operações, optaram por um regime tributário inadequado. É preciso estar atento às opções de regime disponíveis (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional), pois cada tipo conta com alíquotas e deduções próprias que podem diferenciar muito de uma empresa para a outra.
  • Simples Nacional:

    Trata-se de uma categoria simplificada de recolhimento de impostos, reunindo as obrigações federais, estaduais e municipais em uma única guia. É possível recolher os tributos de forma fixa (MEI – Micro Empreendedor Individual) ou pelo faturamento (dividida em 6 anexos que determinam a alíquota de imposto em cada atividade). Atualmente, o limite de receita bruta anual para enquadramento é de R$ 3,6 milhões, mas tramita um Projeto de Lei Complementar que defende aumenta-lo para R$ 14,4 milhões ao ano.
  • Lucro Presumido:

    Trata-se de uma categoria em que a apuração do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social Sobre Lucro Líquido) têm base de cálculo prefixada pela legislação – com uma margem de lucro específica que varia de acordo com o segmento da empresa: 8% para atividades de cunho comercial e 32% para prestação de serviços. Apesar de ficar dispensado do lucro efetivamente auferido, exceto o proveniente de algumas situações específicas, como os ganhos com aplicações financeiras, o risco do modelo reside na possibilidade de pagar mais impostos do que o devido caso as margens de lucro efetivas forem menores do que as estabelecidas pela legislação. É importante mencionar que o regime prevê, ainda, as arrecadações cumulativas de PIS e COFINS, em que os pagamentos da alíquota de 3,65% sobre o faturamento não geram abatimentos de créditos.
  • Lucro Real:

    Obrigatório para determinadas categorias de empresas, é o regime em que a tributação é calculada sobre o lucro líquido do período de apuração, considerando valores a adicionar ou descontar conforme as compensações permitidas por lei. Desta forma, torna-se imperativo às empresas saber exatamente qual foi o lucro auferido para só então realizar a base de cálculo do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social Sobre Lucro Líquido). Os encargos, portanto, aumentam ou diminuem de acordo com a apuração – e, em caso de prejuízo, é possível dispensar o pagamento. Vale mencionar, ainda, que o regime não é cumulativo para PIS e COFINS. Apesar da alíquota das contribuições ser superior à praticada no Lucro Presumido – 9,25% sobre o faturamento, ante 3,65% -, existe a possibilidade de descontar créditos (consumo de energia elétrica, depreciação de ativos e etc). Neste regime, a empresa fica obrigada a apresentar à Receita Federal alguns registros específicos do seu sistema contábil e financeiro.

Conclusão

Frente aos constantes desafios administrativos, é importante definir metas de redução de custos e otimização de processos internos, tornando as operações mais simples e assertivas. O sistema ERP, por exemplo, desponta como uma ferramenta altamente eficaz na gestão consciente dos recursos, eliminando custos desnecessários. Para citar apenas os problemas apontados, é possível: concentrar virtualmente as informações; controlar estoques, otimizar itens e ressupri-los automaticamente em caso de necessidade; e avaliar criteriosamente os dados financeiros, esclarecendo qual o regime tributário mais adequado. O Areco ERP automatiza processos, elimina retrabalho e minimiza as chances de erro nas atividades cotidianas, reduzindo, também, o desperdício de tempo. Ao integrar departamentos e fornecer indicativos de desempenho, o sistema garante transparência e segurança na tomada estratégica de decisões. O Areco ERP é multi-moedas, multi-empresas e multi-idiomas, reunindo uma gama ampla de relatórios, telas gerenciais, suporte à auditoria em todas as telas e direitos de acesso para cada perfil de usuário. As atualizações do software são automáticas e contemplam todas as Legislações Federais e Estaduais sem custos adicionais. Quer saber um pouco mais sobre como podemos ajudá-lo a reduzir os custos da sua empresa? Fale com um consultor! [inbound_forms id=”3677″ name=”Campanha integrada de marca – Fase 1″]
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[:es]La buena salud financiera de una empresa es esencial para la continuidad de las operaciones. De acuerdo con el Sebrae (2015), una de las principales razones que llevan a un cierre prematuro de los negocios es la falta de organización económica, centrándose en graves errores en la gestión de los recursos monetarios. La reducción de costes, sin embargo, es un procedimiento delicado que requiere una evaluación cuidadosa con el fin de garantizar resultados positivos y coherentes. No es suficiente para eliminar gastos: hay que estar convencido de que no habrá ningún impacto adverso en las operaciones diarias y que las alternativas seleccionadas son de hecho la más adecuada. Algunos de los costos, sin embargo, puede representar una pérdida significativa y debe ser optimizado, minimizando las pérdidas. movimientos simples aplicaciones más densos, algunos de los gastos sujetos a revisión y recortes inmediatos son: Las copias y las impresiones innecesarias: a menudo se consideran irrelevantes, el gasto en copias e impresiones a menudo añaden una cantidad considerable al coste final. Para reducirlos, aplicar una directiva de análisis y la automatización, la unificación del almacenamiento de la información y ponerla a disposición de los usuarios clave virtualmente surgido como una gran alternativa. Stock mal planificada: aunque muy perjudicial, es muy común encontrar en los inventarios de negocios productos de baja rotación y gran escala. El capital invertido en productos que han de rotación lleva la pérdida de dinero – después de todo, y no genera ingresos, aún requiere costes de almacenamiento y incurra en pérdidas de la depreciación. DESCARGAR EL infografía | Las 4 principales errores de gestión de inventario régimen fiscal equivocado: el costo de los impuestos y los impuestos en Brasil es naturalmente alto. Muchas empresas, sin embargo, tienen un mayor gasto debido a que, al planificar sus operaciones, se ha optado por un sistema fiscal inadecuada. Debemos ser conscientes de las opciones de combinación (resultado fiscal, el beneficio que se consideró o Simples), ya que cada tipo tiene sus propias tasas de impuestos y deducciones que pueden diferir considerablemente de una compañía a otra. DESCARGAR E-BOOK | Planificación Fiscal: Evitar errores y optimizar los costes fiscales Frente a los retos administrativos constantes, es importante definir los objetivos de reducción de costes y la optimización de los procesos internos, por lo que las operaciones más simples y asertivo. El sistema ERP, por ejemplo, se ha convertido en una herramienta muy eficaz en la gestión consciente de los recursos, eliminando costes innecesarios. Por citar sólo los problemas señalados, puede: prácticamente concentrar las informaciones; control de inventario, optimizar artículos y los ressupri automáticamente en caso de necesidad; y evaluar cuidadosamente los datos financieros, clarificando el régimen impositivo más adecuado. La Areco ERP automatiza los procesos, elimina la reanudación y reduce al mínimo las posibilidades de error en las actividades diarias, así como la reducción de la pérdida de tiempo. Mediante la integración de los departamentos y proporcionar indicaciones de rendimiento, el sistema garantiza la transparencia y la seguridad en la toma de decisiones estratégicas. La Areco ERP es multi-moneda, multi-empresa y multi-idiomas, que reúne a una amplia gama de informes, pantallas de gestión, el apoyo de la auditoría en todas las pantallas y los derechos de acceso para cada perfil de usuario. Las actualizaciones de software son automáticas y están equipadas con todas las leyes federales y estatales sin costo adicional. diferenciais[:pt]A boa saúde financeira de uma empresa é condição essencial à perenidade das operações. De acordo com o Sebrae (2015), um dos principais motivos que levam ao fechamento prematuro de negócios é a falta de organização econômica, incidindo em erros graves na gestão de recursos monetários. Cortar custos, porém, é um procedimento delicado e que exige atenta avaliação, de modo a garantir resultados positivos e consistentes. Não basta somente eliminar despesas: é preciso estar convicto de que não haverá impactos nocivos às operações cotidianas e de que as alternativas selecionadas são, de fato, as mais adequadas. Alguns dos custos, porém, podem representar um desperdício significativo e devem ser otimizados, minimizando eventuais prejuízos. De movimentos simples a aplicações mais densas, algumas das despesas passíveis de reavaliação e cortes imediatos são:
  1. Cópias e impressões desnecessárias: muitas vezes considerado irrelevante, o gasto com cópias e impressões não raro agregam uma quantia considerável aos custos finais. Para reduzi-los, aplicar uma política de digitalização e automatização, unificando o armazenamento das informações e disponibilizando-as a usuários-chave virtualmente desponta como uma ótima alternativa.
  1. Estoque mal planejado: embora bastante prejudicial, é muito comum encontrar nos estoques empresariais produtos de baixa rotatividade e em larga escala. O capital aplicado em produtos que não têm giro acarreta o desperdício de dinheiro – afinal, além de não gerar renda, ainda requer custos de armazenamento e incorre em prejuízos com depreciação.

BAIXE O INFOGRÁFICO | Os 4 principais erros da gestão de estoque

  1. Regime de tributação equivocado: o custo com impostos e tributos, no Brasil, é naturalmente elevado. Muitas empresas, porém, têm ainda mais gastos porque, ao planejar suas operações, optaram por um regime tributário inadequado. É preciso estar atento às opções de regime disponíveis (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional), pois cada tipo conta com alíquotas e deduções próprias que podem diferenciar muito de uma empresa para a outra.

BAIXE O E-BOOK | Planejamento Tributário: evite erros e otimize os custos fiscais

 Frente aos constantes desafios administrativos, é importante definir metas de redução de custos e otimização de processos internos, tornando as operações mais simples e assertivas. O sistema ERP, por exemplo, desponta como uma ferramenta altamente eficaz na gestão consciente dos recursos, eliminando custos desnecessários. Para citar apenas os problemas apontados, é possível: concentrar virtualmente as informações; controlar estoques, otimizar itens e ressupri-los automaticamente em caso de necessidade; e avaliar criteriosamente os dados financeiros, esclarecendo qual o regime tributário mais adequado. O Areco ERP automatiza processos, elimina retrabalho e minimiza as chances de erro nas atividades cotidianas, reduzindo, também, o desperdício de tempo. Ao integrar departamentos e fornecer indicativos de desempenho, o sistema garante transparência e segurança na tomada estratégica de decisões. O Areco ERP é multi-moedas, multi-empresas e multi-idiomas, reunindo uma gama ampla de relatórios, telas gerenciais, suporte à auditoria em todas as telas e direitos de acesso para cada perfil de usuário. As atualizações do software são automáticas e contemplam todas as Legislações Federais e Estaduais sem custos adicionais. diferenciais[:]

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