[:pb]De acordo com as convenções populares, o ano só começa após o Carnaval. Chegou, então, a hora: com o fim das festividades, que mobilizam o país durante vários dias, é o momento de finalmente tirar do papel o planejamento elaborado em janeiro. No que concerne às atividades empresariais, 2017 será, sem dúvidas, um período importante para os gestores. Além de significativas mudanças nas rotinas administrativas, fiscais e tributárias – já previstas e, em alguns casos, já com seus devidos prazos de adequação –, não é mais possível adiar a reavaliação de processos e departamentos, sob o risco de comprometer operações e resultados de todo o período. Para garantir conformidade e promover eficiência operacional, certifique-se de incluir os seguintes itens no seu checklist deste novo começo de ano:

 

Adequar-se, com antecedência, às novas exigências administrativas, fiscais e tributárias definidas pelo Governo

Anunciadas há algum tempo, algumas alterações estão previstas para começar a valer já em 2017 e outras demandam empenho operacional para que seja feita a adequação necessária, garantindo conformidade às novas regras quando o prazo expirar. As mais recentes mudanças incluem o fim do emissor gratuito de NF-e, a obrigatoriedade no envio do Bloco K e a adoção do eSocial.

 

POST | Fim do emissor gratuito de NF-e, obrigatoriedade do Bloco K e adoção do eSocial: o que esperar para 2017

 

Rever, avaliar e reduzir custos

A falta de organização econômica é um dos principais motivos que levam ao fechamento prematuro de negócios (Sebrae, 2015). Reduzir custos, portanto, é um objetivo bastante comum entre os gestores, mas é preciso ter cautela no momento de cortar investimentos: uma análise consistente é imprescindível para garantir que não haja prejuízos à operação e aos resultados.

 

POST | Os 3 custos que sua empresa pode reduzir imediatamente

 

Controlar processos e acompanhar KPIs

Os indicadores de performance, ou KPIs (Key Performance Indicators), são instrumentos de avaliação, medição e monitoramento do desempenho empresarial, cuja finalidade fundamental é a de facilitar a tomada de decisões estratégicas assertivas. Os indicadores certos, quando aplicados com consistência, auxiliam no cumprimento das metas, na correção de erros e na maximização dos recursos disponíveis.  

INFOGRÁFICO | 8 KPIs que sua empresa deve implantar e acompanhar

 

Investir em tecnologia

A introdução de novos maquinários em indústrias, por exemplo, invariavelmente impacta positivamente no processo produtivo, otimizando-o em função de métodos tecnológicos mais avançados. Da mesma forma, sob a ótica do gerenciamento de dados, a atualização da estrutura de TI (software e hardware) é vital para garantir alto desempenho e a segurança das informações, asseverando a continuidade das operações.  

POST | Investir em tecnologia para potencializar o seu negócio

  Com o encerramento do primeiro bimestre do ano, não é prudente protelar decisões importantes à saúde e à perenidade do seu negócio. Assegure-se de examinar em profundidade o panorama da sua empresa e de contar com informações consistentes e transparentes para tomar decisões de forma estratégica e assertiva.   O Areco ERP automatiza processos, elimina retrabalho e minimiza as chances de erro nas atividades cotidianas. Ao integrar departamentos e fornecer indicativos de desempenho geral e individualizado, o sistema garante transparência, efetividade e segurança na tomada estratégica de decisões. Além disso, o Areco ERP é multi-moeda, multi-empresa e multi-idioma, reunindo uma gama ampla de relatórios, telas gerenciais, suporte à auditoria em todas as telas e direitos de acesso para cada perfil de usuário. As atualizações do software são automáticas e contemplam todas as Legislações Federais e Estaduais sem custos adicionais. [inbound_forms id=”3677″ name=”Campanha integrada de marca – Fase 1″][:]

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *