Indicadores empresariais: por que a sua empresa deve ficar de olho neles?
[:pb]Os indicadores empresariais, ou KPI, são instrumentos de avaliação, medição e monitoramento do desempenho empresarial, cuja finalidade fundamental é a de facilitar a tomada de decisões estratégicas assertivas. Os indicadores certos, quando aplicados com consistência, auxiliam no cumprimento das metas, na correção de erros e na maximização dos recursos disponíveis.

O que é um KPI

Um KPI (Key Performance Indicator) é um valor mensurável que demonstra a eficácia com que uma empresa está alcançando os principais objetivos de negócios. Sendo assim, o KPI é um indicador chave de desempenho.

Onde utilizar o KPI

O KPI é utilizado em empresas e organizações para avaliar seu sucesso em atingir metas. O indicador de performace dentro de uma empresa é definido em alto e baixo nível, sendo assim de alto nível quando se concentram no desempenho geral da empresa, enquanto KPI de baixo nível se concentram em processos dentro dos departamentos.

Como definir um KPI

Para definir um KPI, é necessário considerar como esse indicador de desempenho irá se relacionar a um objetivo ou resultado de negócios específico. Os indicadores empresariais precisam ser personalizados para sua situação de negócios e devem ser desenvolvidos para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. É extremamente necessário escrever um objetivo claro para o seu indicador e isto é uma das mais importantes – senão a mais importante – parte do desenvolvimento de indicadores de performance. Os indicadores são parte integrante do sucesso da organização. Sendo assim, os KPIs devem ser mais do que apenas números arbitrários. Os indicadores precisam expressar algo estratégico sobre o que sua empresa está realizando.

A importância dos indicadores

A pertinência dos indicadores de desempenho reside justamente no acompanhamento de seus resultados, que precisam ser quantificáveis e mensuráveis. A partir deles, é possível observar a evolução das operações, canalizando esforços em áreas momentaneamente deficitárias e que porventura estejam interferindo negativamente na performance do negócio. Com o constante aperfeiçoamento tecnológico, os sistemas de gestão são cada vez mais eficazes na integração dos diversos departamentos empresariais. Alimentados com os dados fiéis do negócio, as soluções tornam possível a compilação de informações estratégicas, fornecendo relatórios gerenciais que possibilitam o acompanhamento crível dos indicadores essenciais.

5 Indicadores Empresariais para acompanhar

Na prática, os indicadores estão reunidos em categorias distintas, referindo-se a etapas e/ou processos específicos. Entre eles, alguns dos mais utilizados são:

1. Indicadores estratégicos

Relacionam-se aos objetivos estabelecidos na concepção do planejamento estratégico da empresa, auxiliando na avaliação de performance e fornecendo um comparativo do cenário atual frente ao estabelecido como ideal.

2. Indicadores financeiros

Permitem a avaliação da saúde financeira do negócio, unificando informações como faturamento bruto, ticket médio, rentabilidade (ROI) e margens de contribuição

3. Indicadores de produtividade

Estabelecem a relação entre os recursos utilizados e os resultados obtidos, relacionando a hora/colaborador ou a hora/máquina à avaliação de entrega.

4. Indicadores de qualidade

Possibilitam a compreensão de quaisquer desvios ou não-conformidades ocorridos durante o processo produtivo, comparando a quantidade de danos/avarias, em determinado período, ao nível de aceitação estabelecido.

5. Indicadores de capacidade

Medem a resposta produtiva de determinados processos, calculando a capacidade operacional na execução de etapas pertinentes à produção de itens específicos (quantidade de produtos embalados em 1h, por exemplo).

Revise os indicadores empresariais semanal ou mensalmente

Verificar seus KPIs regularmente é essencial para sua manutenção e desenvolvimento. Os indicadores não são estáticos. Eles sempre precisam evoluir, atualizar e mudar conforme necessário. Se você está definindo e esquecendo seus KPIs, corre o risco de perseguir objetivos que não são mais relevantes para o seu negócio. Crie o hábito de verificar regularmente não apenas para ver como está seu desempenho em relação aos seus indicadores, mas também em quais precisam ser alterados ou descartados completamente.

         

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O Areco ERP é uma solução de gestão que automatiza processos, elimina retrabalho e minimiza as chances de erro nas atividades cotidianas. Ao integrar departamentos e fornecer indicativos de desempenho geral e individualizado, o sistema garante transparência, efetividade e segurança na tomada estratégica de decisões. O Areco ERP é multi-moedas, multi-empresas e multi-idiomas, reunindo uma gama ampla de relatórios, telas gerenciais, suporte à auditoria em todas as telas e direitos de acesso para cada perfil de usuário. As ferramentas de Dashboards e BI (Business Inteligence) facilitam a visualização de indicadores importantes ao gerenciamento, sendo configuráveis de acordo com as necessidades da empresa. Fale com um consultor e saiba como o Areco ERP favorece o acompanhamento dos indicadores empresariais, promovendo o desenvolvimento do seu negócio. [inbound_forms id=”3677″ name=”Campanha integrada de marca – Fase 1″]  [:en]Performance indicators, or KPIs (Key Performance Indicators) are assessment tools, measuring and monitoring business performance, whose fundamental purpose is to facilitate decision-assertive strategic decisions. The right indicators when applied with consistency, assist in achieving the goals, the error correction and the maximization of available resources. In practice, the indicators are gathered in different categories, referring to steps and / or specific processes. Among them, some of the most used are:
  1. Strategic Indicators: They relate to the goals established in the design of strategic planning, assisting in the performance evaluation and providing a comparison of the current situation facing the established ideal.
  2. Financial indicators: Allow the assessment of the financial health of the business, unifying information as gross sales, average ticket, profitability (ROI) and contribution margins.
  3. Productivity indicators: Establish the relationship between the resources used and the results obtained by relating the time / employee or the time / machine delivery assessment.
  4. Quality indicators: Enable understanding of any deviations or non-conformities occurred during the production process, comparing the amount of damage / malfunction, in a given period, the established level of acceptance.
  5. Capacity indicators: Measuring the response of production processes determined by calculating the operational capacity in the execution of the relevant steps for the production of specific items (amount of packaged products 1h, for example).
The relevance of the indicators are defined by the monitoring results, which must be quantifiable and measurable. From them, you can observe the progress of operations, channeling efforts momentarily deficit areas and are possibly negatively affect the business performance.

INFOGRAPHIC: 4 productivity errors that are affecting your business.

With the constant technological improvement, management systems are increasingly effective integration of the various business departments. Nourished with the faithful of business data solutions make it possible to build strategic information, providing management reports that enable credible monitoring of key indicators. The Areco ERP is a management solution that automates processes, eliminates rework and minimizes the chances of error in daily activities. By integrating departments and provide indicative of overall and individual performance, the system ensures transparency, effectiveness and safety in strategic decision making. The Areco ERP is multi-currency, multi-company and multi-languages, bringing together a wide range of reports, management screens, support the audit on all screens and access rights for each user profile. Tools Dashboards and BI (Business Intelligence) facilitate the visualization of important indicators to management, and configurable according to the company’s needs. Talk to an advisor and learn how Areco ERP favors the monitoring of business indicators, promoting the development of your business.   diferenciais

[:es]Indicadores de rendimiento o KPI (Key Performance Indicators) son herramientas de evaluación, medición y monitoreo de rendimiento del negocio, cuyo objetivo fundamental es facilitar las decisiones estratégicas de toma de asertivo. Los indicadores adecuados cuando se aplica con consistencia, ayudar en la consecución de los objetivos, la corrección de errores y la maximización de los recursos disponibles. En la práctica, los indicadores se agrupan en diferentes categorías, en referencia a los pasos y / o procesos específicos. Entre ellos, algunos de los más utilizados son:
  1. Indicadores estratégicos: Se relacionan con los objetivos establecidos en el diseño de la planificación estratégica, la asistencia en la evaluación del desempeño y proporcionar una comparación de la situación actual que enfrenta el ideal establecido.
  2. Los indicadores financieros: Permitir la evaluación de la salud financiera de la empresa, unificando la información como las ventas brutas, el ticket promedio, la rentabilidad (ROI) y los márgenes de contribución.
  3. Los indicadores de productividad: Establecer la relación entre los recursos utilizados y los resultados obtenidos al relacionar el tiempo / empleado o la evaluación de la entrega de tiempo / máquina.
  4. Los indicadores de calidad: Facilitará la comprensión de cualquier desviación o no conformidades se produjo durante el proceso de producción, la comparación de la cantidad de daño / avería, en un período determinado, el nivel establecido de aceptación.
  5. Los indicadores de capacidad: La medición de la respuesta de los procesos de producción determinados por el cálculo de la capacidad operativa en la ejecución de los pasos relevantes para la producción de elementos específicos (cantidad de productos envasados 1h, por ejemplo).
La relevancia de los indicadores se definen por los resultados de la vigilancia, que deben ser cuantificables y medibles. A partir de ellos, se puede observar el progreso de las operaciones, la canalización de esfuerzos zonas deficitarias momentáneamente y, posiblemente, está afectar negativamente al rendimiento del negocio.

INFOGRAFIA: 4 errores de productividad que están afectando a su negocio.

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[:pt]Os indicadores de performance, ou KPIs (Key Performance Indicators), são instrumentos de avaliação, medição e monitoramento do desempenho empresarial, cuja finalidade fundamental é a de facilitar a tomada de decisões estratégicas assertivas. Os indicadores certos, quando aplicados com consistência, auxiliam no cumprimento das metas, na correção de erros e na maximização dos recursos disponíveis. Na prática, os indicadores estão reunidos em categorias distintas, referindo-se a etapas e/ou processos específicos. Entre eles, alguns dos mais utilizados são: 1. Indicadores estratégicos: Relacionam-se aos objetivos estabelecidos na concepção do planejamento estratégico da empresa, auxiliando na avaliação de performance e fornecendo um comparativo do cenário atual frente ao estabelecido como ideal. 2. Indicadores financeiros: Permitem a avaliação da saúde financeira do negócio, unificando informações como faturamento bruto, ticket médio, rentabilidade (ROI) e margens de contribuição. 3. Indicadores de produtividade: Estabelecem a relação entre os recursos utilizados e os resultados obtidos, relacionando a hora/colaborador ou a hora/máquina à avaliação de entrega. 4. Indicadores de qualidade: Possibilitam a compreensão de quaisquer desvios ou não-conformidades ocorridos durante o processo produtivo, comparando a quantidade de danos/avarias, em determinado período, ao nível de aceitação estabelecido. 5. Indicadores de capacidade: Medem a resposta produtiva de determinados processos, calculando a capacidade operacional na execução de etapas pertinentes à produção de itens específicos (quantidade de produtos embalados em 1h, por exemplo). A pertinência dos indicadores reside justamente no acompanhamento de seus resultados, que precisam ser quantificáveis e mensuráveis. A partir deles, é possível observar a evolução das operações, canalizando esforços em áreas momentaneamente deficitárias e que porventura estejam interferindo negativamente na performance do negócio.

BAIXE O INFOGRÁFICO: 4 erros de produtividade que estão afetando a sua empresa.

Com o constante aperfeiçoamento tecnológico, os sistemas de gestão são cada vez mais eficazes na integração dos diversos departamentos empresariais. Alimentados com os dados fiéis do negócio, as soluções tornam possível a compilação de informações estratégicas, fornecendo relatórios gerenciais que possibilitam o acompanhamento crível dos indicadores essenciais. O Areco ERP é uma solução de gestão que automatiza processos, elimina retrabalho e minimiza as chances de erro nas atividades cotidianas. Ao integrar departamentos e fornecer indicativos de desempenho geral e individualizado, o sistema garante transparência, efetividade e segurança na tomada estratégica de decisões. O Areco ERP é multi-moedas, multi-empresas e multi-idiomas, reunindo uma gama ampla de relatórios, telas gerenciais, suporte à auditoria em todas as telas e direitos de acesso para cada perfil de usuário. As ferramentas de Dashboards e BI (Business Inteligence) facilitam a visualização de indicadores importantes ao gerenciamento, sendo configuráveis de acordo com as necessidades da empresa. Fale com um consultor e saiba como o Areco ERP favorece o acompanhamento dos indicadores empresariais, promovendo o desenvolvimento do seu negócio.   cta-4-erros  [:]

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