[:pb]A precificação é um processo desafiador para qualquer empresa, independentemente de seu segmento de atuação. Aliar os retornos desejados à melhor estratégia de mercado e à busca pela satisfação do cliente não é tarefa fácil para os gestores empresariais. Muito embora seja um processo complexo, a formatação (e revisão) dos preços de venda não deve ser negligenciada, pois indefere diretamente na saúde do negócio: é sabido que pequenas variações no preço podem aumentar ou diminuir a rentabilidade das empresas entre 20% e 50%. A maioria das empresas acaba definindo seus preços seguindo três parâmetros principais: custos, concorrência e valor do cliente; mas há variações que devem ser observadas, em função das particularidades dos produtos ou serviços, no momento de formalizar a precificação.  

O que considerar no momento de estabelecer a política de preços?

Ao formalizar uma estratégia de preço, é preciso considerar vários fatores determinantes para que se chegue a um resultado positivo e benéfico ao negócio. O processo de precificação demanda envolvimento, conhecimento e inteligência por parte de todos os setores da empresa, não admitindo erros de cálculo ou incertezas operacionais – sob o risco de comprometer fatalmente as finanças da empresa, desequilibrando seu funcionamento. Certifique-se de, primeiramente, balizar os aspectos decisivos que compõem o método para formatação da política de preços:  

1. Clarifique seus custos e despesas

Empresarialmente, não é interessante adotar uma estratégia de preços baixos se o valor arrecadado com as vendas não for suficiente para cobrir os custos e despesas, por exemplo. O posicionamento de barganha, além de ser arriscado no sentido de depreciar o produto ou serviço, pode incorrer em faturamento insuficiente, comprometendo seriamente toda a cadeia produtiva e operacional. No momento da definição, é importante avaliar, portanto, os gastos essenciais da atividade, entendidos por custos fixos e variáveis, e os dispêndios de suporte operacional, entendidos por despesas.  

2. Defina a margem de lucro pretendida

O lucro é a diferença entre o faturamento gerado pelas vendas de produtos ou serviços e os custos/despesas vigentes. Como o objetivo de toda empresa saudável é ser lucrativa, a definição da margem pretendida é essencial para garantir a precificação correta. Não há um valor ideal, que se adequa a qualquer segmento: a porcentagem deve ser formulada com o intuito de equilibrar os objetivos da empresas, os valores praticados pela concorrência e a disponibilidade dos consumidores, garantindo a perenidade do negócio.  

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3. Fique atento à demanda de mercado

Conforme mencionamos, os consumidores devem reiterar a preço do produto ou serviço a partir do valor que percebem. É fundamental que haja sinergia entre os preços praticados e as exigências do mercado, atentando aos anseios e servindo às necessidades dos clientes em potencial. E vale lembrar: evite guerra de preços. A estratégia é perigosa e, se prolongada, pode culminar na falência do negócio.  

Precificação: equilibrando o Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa consolida as despesas e as receitas da empresa em um determinado período de tempo. O controle estratégico dos resultados financeiros, simplificadamente visíveis nos balanços do Fluxo, possibilitam que sejam feitas previsões de saldo positivo ou negativo.  

POST | As 3 vantagens do Fluxo de Caixa integrado

    A estratégia de precificação, uma vez implementada, terá impacto direto nos resultados observados no Fluxo de Caixa. Sua viabilidade deve ser constantemente validada, garantindo que as operações tenham aderência e gerem o lucro desejado.  

A tecnologia como base para a estratégia de precificação

Para que a política de preços seja estratégica, assertiva e eficaz, é preciso ter domínio total das operações da empresa – a visão consistente de custos e despesas por departamento e por processo produtivo, por exemplo, é indispensável à tomada de decisão. No mercado atual, porém, a amplitude do negócio só pode ser apreendida em toda a sua extensão caso haja apoio tecnológico: um sistema ERP robusto e integrado, capaz de controlar as operações de forma segura e transparente, fornecendo dados críveis para análises diferenciadas, é a solução ideal para minimizar a chance de erros e evitar decisões equivocadas que possam resultar em prejuízos expressivos e ameaçadores. Diante dos fatos, portanto, fique atento: no momento de elaborar ou revisar a sua estratégia de preços, certifique-se de contar com o aparato tecnológico necessário para torna-la eficiente e livre de riscos que possam comprometer o desenvolvimento do negócio.   Precisa de orientação para fortalecer a sua estratégia de preços? Saiba como um ERP pode potencializar o seu negócio.   diferenciais [inbound_forms id=”3677″ name=”Campanha integrada de marca – Fase 1″][:]

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