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Um DRE ou Demonstração de Resultados do Exercício é uma das três demonstrações financeiras importantes usadas para relatar o desempenho financeiro de uma empresa durante um período contábil específico, sendo as outras duas principais declarações o balanço e a demonstração dos fluxos de caixa.

Também conhecida como demonstração de lucros ou perdas ou demonstração de receitas e despesas, o Demonstrativo de Resultados do Exercício concentra-se principalmente nas receitas e despesas da empresa durante um período específico.

Compreendendo o DRE

A demonstração de resultados é uma parte importante dos relatórios de desempenho de uma empresa que devem ser submetidos à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Enquanto um balanço fornece, de forma instantânea, os dados financeiros de uma empresa em uma data específica, a demonstração do resultado informa o resultado por um período específico e seu cabeçalho indica a duração.

Sendo assim, a demonstração de resultados concentra-se em quatro itens principais: receita, despesas, ganhos e perdas.

Não diferencia entre recebimentos de vendas em dinheiro ou vendas a crédito, ou em dinheiro versus pagamentos/desembolsos não em dinheiro (compras em dinheiro versus compras a crédito).

Começa com os detalhes das vendas e depois trabalha para calcular o lucro líquido e, eventualmente, o lucro por ação (LPA).

Portanto, ele descreve como a receita líquida realizada pela empresa é transformada em lucro líquido (lucro ou perda).

Principais resultados do DRE

  • Uma demonstração do resultado é uma das três (juntamente com o balanço patrimonial e a demonstração dos fluxos de caixa) principais demonstrações financeiras que informa o desempenho financeiro da empresa durante um período contábil específico;
  • Lucro líquido = (receita total + ganhos) – (despesas totais + perdas);
  • A receita total é a soma das receitas operacionais e não operacionais, enquanto as despesas totais incluem aquelas incorridas por atividades primárias e secundárias;
  • Receitas não são recebimentos. A receita é auferida e relatada na demonstração do resultado. Os recibos (dinheiro recebido ou pago) não são;
  • Uma demonstração de resultados fornece informações valiosas sobre as operações de uma empresa, a eficiência de sua administração, setores com baixo desempenho e seu desempenho em relação aos colegas do setor.

Receitas e ganhos

Os itens a seguir são abordados no DRE, Demonstrativo de Resultados do Exercício, embora seu formato possa variar de acordo com os requisitos regulatórios locais, o escopo diversificado do negócio e as atividades operacionais associadas:

A receita operacional

A receita realizada por meio de atividades primárias é frequentemente chamada de receita operacional. Para uma empresa que fabrica um produto, ou para um atacadista, distribuidor ou varejista envolvido no negócio de venda desse produto, a receita das atividades primárias refere-se à receita obtida com a venda do produto.

Da mesma forma, para uma empresa (ou seus franqueados) no negócio de prestação de serviços, a receita proveniente de atividades primárias refere-se à receita ou taxas auferidas em troca da oferta desses serviços.

Receita não operacional

As receitas realizadas por meio de atividades comerciais secundárias, não essenciais, são frequentemente denominadas receitas recorrentes não operacionais.

Sendo assim, essas receitas são provenientes dos ganhos que estão fora da compra e venda de bens e serviços e podem incluir receita de juros auferidos sobre capital de negócios do banco, receita de aluguel de propriedades comerciais, receita de parcerias estratégicas como recibos de pagamento de royalties ou receita de uma exibição de anúncio colocada na propriedade comercial.

Ganhos

Também chamados de outras receitas, os ganhos indicam o dinheiro líquido gerado por outras atividades, como a venda de ativos de longo prazo. Isso inclui o lucro líquido obtido em atividades não-comerciais únicas.

Sendo assim, a receita não deve ser confundida com os recibos. A receita geralmente é contabilizada no período em que as vendas são feitas ou os serviços são entregues.

Os recibos são o dinheiro recebido e são contabilizados quando o dinheiro é realmente recebido. Por exemplo, um cliente pode receber mercadorias/serviços de uma empresa no dia 28 de setembro, o que levará à contabilização da receita no mês de setembro.

Devido à sua boa reputação, o cliente pode receber uma janela de pagamento de 30 dias. Ele terá tempo até o dia 28 de outubro para efetuar o pagamento, que é quando as receitas são contabilizadas.

Despesas e Perdas

O custo para uma empresa continuar em operação e gerar lucro é conhecido como despesa.

No entanto, algumas dessas despesas podem ser baixadas em uma declaração de imposto se cumprirem as diretrizes do IRS (Imposto sobre os Rendimentos de Pessoas Singulares).

Despesas da Atividade Primária

Todas as despesas incorridas para obter a receita operacional normal vinculada à atividade principal do negócio.

Eles incluem o custo dos produtos vendidos, despesas gerais e administrativas, depreciação ou amortização e despesas de pesquisa e desenvolvimento.

No entanto, os itens típicos que compõem a lista são os salários dos funcionários, as comissões de vendas e as despesas com serviços públicos, como eletricidade e transporte.

Despesas com atividades secundárias

Todas as despesas vinculadas a atividades comerciais não essenciais, como juros pagos com empréstimos.

Perdas como despesas para o DRE

Todas as despesas que envolvem uma venda deficitária de ativos de longo prazo, custos únicos ou quaisquer outros custos incomuns ou despesas com ações judiciais.

Embora as receitas e despesas primárias ofereçam informações sobre o desempenho do negócio principal da empresa, as receitas e despesas secundárias são responsáveis pelo envolvimento da empresa e sua experiência no gerenciamento de atividades ad-hoc e não essenciais.

Comparado à receita proveniente da venda de produtos manufaturados, uma receita substancialmente alta com juros do dinheiro depositado no banco indica que a empresa pode não estar utilizando o dinheiro disponível em todo o seu potencial. Assim, expandindo a capacidade de produção, ou está enfrentando desafios, aumentando sua participação de mercado em meio à concorrência.

Sendo assim, as receitas recorrentes de aluguel obtidas com a hospedagem de outdoors na fábrica da empresa situada ao longo de uma rodovia indicam que a administração está capitalizando os recursos e ativos disponíveis para obter lucratividade adicional.

Se você está curtindo este artigo, vai gostar de ler também: Balanço Patrimonial – entenda a importância para a sua empresa.

Componentes de um DRE

A demonstração do resultado pode ter pequenas variações entre diferentes empresas, pois as despesas e receitas dependerão do tipo de operações ou negócios realizados.

No entanto, existem vários itens de linha genéricos que geralmente são vistos em qualquer demonstração de resultados.

Os itens mais comuns da demonstração de resultados incluem:

Receita e Vendas

Receita de vendas é a receita da empresa em vendas ou serviços, exibida na parte superior do extrato.

Esse valor será o valor bruto dos custos associados à criação dos produtos vendidos ou na prestação de serviços.

Entretanto, algumas empresas têm vários fluxos de receita que são adicionados a uma linha de receita total.

Custo dos produtos vendidos (CPV)

O custo dos produtos vendidos (CPV) é um item de linha que agrega os custos diretos associados à venda de produtos para gerar receita.

Sendo assim, esse item de linha também pode ser chamado de custo das vendas, se a empresa for uma empresa de serviços.

Os custos diretos podem incluir mão de obra, peças, materiais e uma alocação de outras despesas, como depreciação.

Lucro bruto

O lucro bruto é calculado subtraindo o custo dos produtos vendidos (ou custo das vendas) da receita de vendas.

Despesas de marketing, publicidade e promoção

A maioria das empresas possui algumas despesas relacionadas à venda de bens e / ou serviços. As despesas de marketing, publicidade e promoção são geralmente agrupadas, pois são despesas semelhantes, todas relacionadas à venda.

Despesas Gerais e Administrativas

As despesas de vendas, gerais e administrativas incluem a seção de vendas, que contém todos os outros custos indiretos associados à administração dos negócios.

Isso inclui ordenados e salários, despesas de aluguel e escritório, seguros, despesas de viagem e, às vezes, depreciação e amortização, além de outras despesas operacionais.

As entidades podem, no entanto, optar por separar depreciação e amortização em sua própria seção.

EBITDA

O EBITDA, embora não esteja presente em todas as demonstrações de resultados, significa Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

É calculado subtraindo as despesas de vendas, gerais e administrativas (excluindo amortização e depreciação) do lucro bruto.

Despesa de Depreciação e Amortização

Depreciação e amortização são despesas não monetárias criadas pelos contadores para distribuir o custo de ativos de capital, como imobilizado.

Resultado Operacional (ou EBIT)

A receita operacional representa o que é obtido com as operações comerciais regulares.

Em outras palavras, é o lucro antes de qualquer receita não operacional, despesas não operacionais, juros ou impostos serem subtraídos da receita.

EBIT é um termo comumente usado em finanças e significa Lucro antes de juros e impostos.

Interesse

Despesa de juros. É comum as empresas dividirem a despesa de juros e a receita de juros como um item de linha separado na demonstração do resultado.

Sendo assim, isso é feito para reconciliar a diferença entre EBIT e EBT. A despesa de juros é determinada pelo cronograma da dívida.

Outras despesas no DRE

As empresas costumam ter outras despesas exclusivas de seu setor.

Entretanto, outras despesas podem incluir itens como cumprimento, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, remuneração baseada em ações, cobranças por redução ao valor recuperável, ganhos/perdas na venda de investimentos, impactos cambiais e muitas outras despesas que são da indústria ou específico da empresa.

Imposto de Renda

Imposto de renda refere-se aos impostos relevantes cobrados na receita antes dos impostos.

Sendo assim, a despesa total do imposto pode consistir em impostos atuais e impostos futuros.

Resultado líquido

O lucro líquido é calculado deduzindo o imposto de renda do lucro antes dos impostos.

Sendo assim, é o valor que flui para os lucros acumulados no balanço patrimonial, após deduções para quaisquer dividendos.

Como escrever um DRE

Para escrever uma demonstração de resultados e relatar os lucros que sua empresa está gerando, siga estas etapas contábeis:

1. Escolha um período de relatório

O primeiro passo na preparação de uma demonstração de resultados é escolher o período do relatório que o seu relatório cobrirá.

Portanto, as empresas geralmente optam por reportar sua demonstração de resultados anualmente, trimestralmente ou mensalmente.

As empresas de capital aberto são obrigadas a preparar demonstrações financeiras trimestral e anualmente, mas as pequenas empresas não são tão fortemente regulamentadas em seus relatórios.

Sendo assim, criar declarações de renda mensais pode ajudá-lo a identificar tendências em seus lucros e despesas ao longo do tempo.

Essas informações podem ajudá-lo a tomar decisões de negócios para tornar sua empresa mais eficiente e lucrativa.

2. Gerar um relatório de equilíbrio

Para criar uma demonstração de resultados para sua empresa, você precisará imprimir um relatório padrão de balancete.

Você pode gerar facilmente o balancete através do seu software de ERP baseado em nuvem.

Entretanto, os relatórios de balancete são documentos internos que listam o saldo final de cada conta no razão geral de um período específico do relatório.

Sendo assim, ele fornecerá todos os valores do saldo final necessários para criar uma demonstração de resultados.

3. Calcular sua receita

Em seguida, você precisará calcular a receita total de vendas da sua empresa para o período do relatório.

Sua receita inclui todo o dinheiro ganho por seus serviços durante o período do relatório, mesmo que você ainda não tenha recebido todos os pagamentos.

Adicione todos os itens de linha de receita do seu relatório de balancete e insira o valor total no item de linha de receita da sua demonstração de resultados.

4. Determinar o custo dos produtos vendidos

Seu custo dos produtos vendidos inclui mão-de-obra direta, materiais e despesas gerais incorridas para fornecer seus produtos ou serviços.

Sendo assim, adicione todos os itens de linha do custo de mercadorias vendidas em seu relatório de balancete e liste o custo total de mercadorias vendidas na demonstração de resultados, diretamente abaixo do item de linha de receita.

5. Cálculo da margem bruta

Subtraia o custo total dos produtos vendidos do total da receita na sua demonstração de resultados. Este cálculo fornecerá a margem bruta ou o valor bruto obtido com a venda de seus produtos e serviços.

6. Incluir despesas operacionais

Adicione todas as despesas operacionais listadas no seu relatório de balancete. Insira o valor total na demonstração do resultado como o item de linha de despesas administrativas e de vendas. Sendo assim, está localizado diretamente abaixo da linha de margem bruta.

7. Calcule sua renda

Subtraia o total de despesas administrativas e de vendas da margem bruta. Isso lhe dará a receita antes dos impostos. Digite o valor na parte inferior da demonstração de resultados.

8. Incluir Imposto de Renda

Para calcular o imposto de renda, multiplique sua taxa de imposto estadual aplicável pelo seu valor de renda antes dos impostos. Adicione isso à demonstração do resultado, abaixo do valor da receita antes dos impostos.

9. Calcular Lucro Líquido

Para determinar o lucro líquido da sua empresa, subtraia o imposto de renda do valor da receita antes dos impostos. Digite a figura no item de linha final da sua demonstração de resultados.

10. Finalizar a demonstração de resultados

Para finalizar sua demonstração de resultados, adicione um cabeçalho ao relatório, identificando-o como uma demonstração de resultados.

Entretanto, adicione os detalhes da sua empresa e o período do relatório coberto pela demonstração de resultados.

Qual é a diferença entre um balanço e DRE?

Existem algumas diferenças importantes entre o balanço patrimonial e a demonstração de resultados, incluindo:

  • Momento: enquanto a demonstração do resultado informa a atividade financeira por um período específico do relatório, geralmente um mês, um trimestre ou um ano, o balanço relata a atividade financeira em um momento específico, para uma visualização instantânea das finanças de uma empresa.
  • Informações relatadas: a demonstração de resultados informa as receitas e despesas de uma empresa e, finalmente, a quantia de lucro ou perda gerada, enquanto um balanço informa os ativos, passivos e patrimônio de uma empresa.
  • Significado: a demonstração de resultados é usada para relatar os resultados gerais do desempenho financeiro da empresa ou quantos ganhos ela está gerando. O balanço é usado para analisar se uma empresa possui ativos líquidos suficientes para cobrir suas obrigações financeiras.

Facilitando a geração do DRE

É comum que gestores financeiros não tenham prática em fazer o DRE manualmente, já que este é um documento de alta complexidade.

Um software de gestão completo e integrado, consegue coletar dados de diversos setores – como a receita gerada na área comercial, ou os custos provenientes da área de supply chain – e reuni-los, gerando o DRE a partir destas informações.

A adoção de um ERP garante rapidez e praticidade nos processos da empresa, além de segurança, pois elimina a possibilidade de erro nos cálculos.

Sendo assim, é possível gerar o DRE a qualquer momento e usá-lo, sem transtornos, para a análise e planejamento periódicos do desempenho financeiro da empresa.

E você, usa um sistema ERP para facilitar a gestão da sua empresa? Tem alguma dúvida sobre o DRE? Conte pra gente pelos comentários. 

DRE na gestão do negócio

No entanto, o DRE não é simplesmente um documento para cumprir uma obrigação fiscal; ele também é usado como ferramenta para o planejamento e análise do desempenho da empresa.

Quer descobrir como usá-lo na gestão dos seus negócios? Acompanhe:

1. O DRE no acompanhamento mensal

Embora o DRE seja apresentado à RF apenas uma vez ao ano, é importante fazer versões preliminares, com os dados disponíveis a cada mês.

Estas versões são extremamente úteis no acompanhamento mensal do desempenho financeiro da empresa. Para fazer esta análise, é preciso confrontar os dados do DRE com os orçamentos e projeções desenvolvidos no começo do ano.

Sendo assim, este acompanhamento deve ter a finalidade de ajustar a política financeira da empresa. Se algum custo estiver acima das projeções iniciais, é preciso “apertar o cinto”.

Se alguma receita estiver abaixo, é preciso rever a estratégia. Por exemplo, no caso de uma receita em vendas abaixo do esperado, deve-se alinhar um plano de ataque com o departamento comercial.

2. O DRE e o ajuste de expectativas

Os orçamentos e projeções anuais são baseados em expectativas e dados passados, que, nem sempre, serão viáveis como base para a realidade de um novo período.

Portanto, o DRE pode ser usado como uma ferramenta para trazer as expectativas de volta a um patamar adequado.

Vamos voltar ao exemplo da receita em vendas abaixo do esperado.

No cenário atual, talvez desenvolver um plano de ataque não seja o suficiente para trazer essa receita de volta ao nível que havia sido estipulado nas projeções, já que o consumo no país está mais lento devido aos juros e inflação.

Portanto, a comparação entre os planos iniciais e o DRE pode indicar uma necessidade de revisão das projeções para o ano.

3. Facilitando a geração do DRE

É comum que gestores financeiros não tenham prática em fazer o DRE manualmente, já que este é um documento de alta complexidade.

Um software de gestão completo e integrado, como o sistema ERP da Areco, consegue coletar dados de diversos setores – como a receita gerada na área comercial, ou os custos provenientes da área de supply chain – e reuni-los, gerando o DRE a partir destas informações.

A adoção de um ERP garante rapidez e praticidade nos processos da empresa, além de segurança, pois elimina a possibilidade de erro nos cálculos.

Sendo assim, com esta ajuda, é possível gerar o DRE a qualquer momento e usá-lo, sem transtornos, para a análise e planejamento periódicos do desempenho financeiro da empresa.

Se você ainda não conhece o Sistema ERP da Areco, vale a pena destacar que ele permite reunir, em uma mesma ferramenta, todos os dados sobre cada processo da sua empresa, do Comercial ao Contábil.

Com ele, você pode gerar não apenas o DRE, mas também balanços, fluxos de caixa e outros documentos administrativos importantes.

E você, usa um sistema ERP para facilitar a gestão da sua empresa? Tem alguma dúvida sobre o DRE? Conte pra gente pelos comentários.

Uma resposta

  1. Amigos da Areco
    Texto muito esclarecedor e oportuno, diante do cenário econômico e da necessidade de melhorarmos a gestão das empresas.
    Parabéns pelo conteúdo e pela iniciativa do blog.
    Abraços.
    Rodolfo Seifert – Crespo e Caires

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