fbpx

Areco Sistemas Empresariais

Você entende a importância do fluxo de caixa? Ele é a quantidade de dinheiro que entra em uma empresa e a quantidade de dinheiro que sai. A sua entrada é a força vital do negócio e vem de fontes como, pagamentos de clientes, recebimento de um empréstimo, infusão monetária de um investidor, juros sobre economias ou investimentos, que mais tarde se tornam pagamentos para funcionários, despesas com estoque ou matéria-prima, aluguel e outras despesas operacionais.

Naturalmente, o Fluxo de Caixa positivo é preferido, pois significa que seu negócio está funcionando bem. Um Fluxo de Caixa positivo alto é ainda melhor e permitirá que você faça novos investimentos (contratar funcionários, abrir outro local) e expandir ainda mais o seu negócio, mas também existe o Fluxo de Caixa negativo: mais dinheiro sendo pago do que entrando.

A importância do fluxo de caixa

Se o Fluxo de Caixa for negativo, pode ser um importante sinal de alerta. Não levará muitas semanas ou meses sem ter dinheiro suficiente para que uma empresa venha a declarar falência, portanto, a gestão do Fluxo de Caixa é vital e, para isso, as empresas precisam de uma previsão confiável.

Todos os meses, há contas regulares a pagar, salários e aluguéis são importantes e estarão entre os valores mais elevados. Fornecedores e matérias-primas também podem representar despesas elevadas. Além disso, sempre haverá gastos com despesas não planejadas. Por isso é tão importante ter a previsão do Fluxo de Caixa.

A previsão do Fluxo de Caixa permite a avaliação real, pois você pode ter notado muita procura recentemente ou conquistado novos clientes. Em teoria, as perspectivas são boas, mas você não pode pagar contas com dinheiro teórico. Ele precisa estar realmente na sua conta bancária para ser gasto. Se você não tiver quando precisar, as despesas podem facilmente atrapalhar as entradas. É aqui que entra o planejamento do Fluxo de Caixa e a previsão do Fluxo de Caixa. É sobre ter certeza do que precisa ser pago, quando há dinheiro entrando e se há um déficit chegando.

Para que serve, como se faz e o que analisar através do Fluxo de Caixa:

O Principal objetivo dessa ferramenta é ajudar na tomada de decisões e descobrir as condições financeiras do negócio. Entendendo como estará o seu caixa no futuro, você poderá decidir por fazer ou não investimentos no presente. Com o Fluxo de Caixa, é possível também elaborar a estrutura gerencial de resultados, analisar a sensibilidade, calcular o retorno sobre os investimentos e a lucratividade.

Para isto, você ira precisar registrar todas as movimentações financeiras da empresa, desde as pequenas compras e pagamentos até a entrada de grandes quantias. Somente com essas informações bem organizadas é possível detectar desperdícios e possibilidades de cortes, além de saber qual é a principal fonte de custos da empresa, que podem ser, por exemplo: água e luz, pagamento de funcionários, de juros com contas atrasadas, despesas com matéria-prima, serviços, entre outras.

Além disso, o planejamento e o controle do estoque são fundamentais. Ao investir em um estoque além do necessário, perde-se a chance de abraçar outras oportunidades. Por isso, defina um estoque de segurança ou estoque mínimo ideal para a sua empresa.

Estabeleça uma rotina para acompanhamento. Esteja atento às mudanças no padrão de gastos da empresa, elas podem ser um bom indicativo de falhas na movimentação financeira. Outro fator que merece cuidado são as vendas a prazo, principalmente quando o nível de inadimplência é alto.

Conte com um Sistema de Gestão

Lançar cada nota em um diário ou em uma planilha de Excel para montar o seu Fluxo de Caixa pode não ser a maneira mais fácil de gerir sua empresa. O sistema Areco ERP facilita na hora de analisar a saúde financeira do seu negócio. Com ele, você tem o controle total da empresa e do Fluxo de Caixa consolidado, em tempo real, com acesso instantâneo aos dados de compras, vendas, recebimento de materiais, faturamento, contas a pagar e a receber, tesouraria e previsões, o que torna eficaz a gestão da sua empresa e apoia os processos de tomada de decisão.

Para que serve, como se faz e o que analisar através do Fluxo de Caixa?

A importância do fluxo de caixa é ajudar na tomada de decisões e descobrir as condições financeiras do negócio. Entendendo como estará o seu caixa no futuro, você pode decidir por fazer ou não investimentos no presente. Com o fluxo de caixa, é possível também elaborar a estrutura gerencial de resultados, analisar a sensibilidade, calcular o retorno sobre os investimentos, a lucratividade e o ponto de equilíbrio da empresa.

Primeiramente, você vai precisar registrar todas as movimentações financeiras da empresa, desde as pequenas compras e pagamentos até a entrada de grandes quantias. Somente com essas informações bem organizadas é possível detectar desperdícios e possibilidades de cortes, além de saber qual é a principal fonte de custos da empresa, que podem ser, por exemplo: água e luz, pagamento de funcionários, de juros com contas atrasadas, despesas com matéria prima, serviços, entre outras.

Além disso, o planejamento e controle do estoque são fundamentais. Ao investir em um estoque além do necessário, perde-se a chance de abraçar outras oportunidades. Por isso, defina um estoque de segurança ou estoque mínimo ideal para a sua empresa.

Estabeleça uma rotina para acompanhamento. Esteja atento às mudanças no padrão de gastos da empresa, elas podem ser um bom indicativo de falhas na movimentação financeira. Outro fator que merece cuidado são as vendas a prazo, principalmente quando o nível de inadimplência é alto.

A avaliação do capital de giro também é extremamente importante. Se o retorno das vendas não é o esperado, pode ser a hora de pensar se as condições de pagamento, como a prazo, estão sendo lucrativas para a empresa. Se não, pode ser necessário aumentar os juros para clientes que desejarem pagar a prazo. Outra forma de melhorar o seu capital de giro é pedir mais prazo aos seus fornecedores.

Conte com um Sistema de Gestão

Lançar cada nota em um diário ou em uma planilha de Excel para montar o seu fluxo de caixa pode não ser a maneira mais fácil de gerir sua empresa. O sistema Areco ERP facilita na hora de analisar a saúde financeira do seu negócio. Com ele, você tem o controle total da empresa e do fluxo de caixa consolidado, em tempo real, com acesso instantâneo aos dados de compras, vendas, recebimento de materiais, faturamento, contas a pagar e a receber, tesouraria e previsões, o que torna eficaz a gestão da sua empresa e apoia os processos de tomada de decisão.

Quer entender mais da importância do fluxo de caixa para sua empresa? Entre em contato.

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :