Areco Sistemas Empresariais

A gestão em empresas de serviços exigem uma cautela para a particularidade fundamental do ramo: a acentuada presença do capital humano e sua indissociável influência nos atributos percebidos.

A tarefa de gerir uma empresa de serviços requer, por exemplo, à semelhança dos demais setores, o controle de prazos, metas e sistemas produtivos, mas a grande diferenciação reside no aumento da complexidade do processo devido à importância da gestão de pessoas envolvidas na atividade.

Diretamente relacionada às peculiaridades do segmento, portanto, apresentam-se desafios operacionais específicos. São eles:

1. Garantir e respaldar a excelência na execução do serviço

Em função de sua característica intangível, a atividade comercial das empresas de serviços precisam seguir uma estrutura consistente, a fim de garantir a padronização e a excelência na execução.

É imprescindível que sejam emitidas e controladas, por exemplo, as Ordens de Serviço – documentos que agregam informações detalhadas sobre procedimentos realizados -, que são fundamentais para o arquivamento do histórico operacional da empresa em cada um de seus clientes.

A partir dos registros, é possível controlar as atividades desempenhadas e manter um arquivo seguro de informações referentes aos trabalhos executados. É importante, por exemplo, garantir que o cliente aprove e assine todas as Ordens de Serviço finalizadas.

O que é uma ordem de serviço:

A ordem de serviço é um documento que formaliza o serviço a ser prestado para um cliente. Através dela as empresas de serviços conseguem se planejar e organizar as demandas para o atendimento, mantendo o fluxo de trabalho sob controle, além de ajudar na otimização e padronização dos documentos.

Para que serve uma Ordem de Serviço:

Uma ordem de serviço serve pode oficializar atividades como instalação de software, manutenção de equipamentos, consultoria e qualquer outra área de atuação.

Como criar uma Ordem de Serviço:

A Ordem de serviço, é um documento criado para iniciar qualquer prestação de serviços, ela é a comunicação interna  para a execução de um trabalho em uma determinada empresa. Assim, ao criar a Ordem de Serviço, ela deverá conter:

  • Número da ordem de serviço;
  • Data da emissão da Ordem de Serviço;
  • Dados do cliente (nome/razão social, CPF/CNPJ, endereço);
  • Dados da empresa que ira executar a Ordem de Serviço;
  • Local da prestação do serviço;
  • A descrição do serviço que será realizado;
  • Valor a ser cobrado pelo serviço;
  • Forma de pagamento.

2. Acompanhar custos contrato individual (hora, projeto e mensalidade), com visão ampla do negócio

O monitoramento individualizado de contratos, ressaltando informações específicas para itens/serviços em andamento, garante que haja controle efetivo e incita avaliações estratégicas que porventura se façam necessárias mesmo durante a execução do serviço – evitando surpresa e/ou prejuízos.

Assim, a partir da visão individualizada de serviços por hora, de projetos específicos e de mensalidades recorrentes, é possível criar e visualizar, de forma ampla e consistente, um cenário efetivo, financeiro e administrativo.

Em empresas de serviços, tal funcionalidade ganha ainda mais importância quando se considera o caráter intangível das operações, os resultados de curto, médio e longo prazos são mais solidamente medidos a partir de ferramentas tecnológicas de gestão.

Como gerenciar custos de projetos de empresas de serviços

Saber como gerenciar custos na gestão de projetos muitas vezes é sobre tomar uma abordagem calibrada para o seu portfólio e entender as várias facetas de custos que podem surgir durante um projeto. A seguir, algumas dicas para gerenciar o custo do projeto:

  • Estimativa e orçamento: O planejamento é o primeiro passo para garantir que um gerente de projetos esteja alinhado com o orçamento de gerenciamento de projetos. Durante a fase de planejamento do projeto, o gestor se reúne com a sua equipe e realiza uma estimativa realista dos custos. Considerando todas as fases do projeto, tarefas e atividades que provavelmente implicará, e certificando-se de que o orçamento contenha contingência suficiente. Todas as pessoas, materiais, hardware e software devem ser contabilizados.
  • Estabelecer controles de custos: É necessário estabelecer o controle de custos (incluindo responsabilidades de aprovação) para cada despesa. Parte da manutenção de um orçamento inteligente é o planejamento de quem supervisiona as verbas. Pois saber de cada etapa do procedimento é crucial para controlar os custos de um projeto.
  • Registrar custos e calcular métricas: Para garantir que você esteja dentro do orçamento, deverá ser feito comparações de custos entre sua linha de base estimada e a quantidade real de dinheiro que está sendo gasto. Calcule métricas no final de cada período de relatório e compare o valor total gasto com o que estava planejado gastar. Se os números estão distantes, isso significa que precisará tomar alguma ação para voltar aos trilhos e ficar abaixo do orçamento.
  • Previsões de atualização: Se algum número estiver a cima, você precisa atualizar suas previsões para ter uma melhor compreensão de como esta sendo usado os fundos de forma mais eficiente.  É importante que a empresa nunca seja  surpreendida com as perdas orçamentárias e precise pedir mais às partes interessadas. Por isso, é muito importante sempre analisar esses números mensalmente permitindo assim que seja iniciado quaisquer alterações quando necessário.
    Saber como gerenciar custos na gestão de projetos é tudo sobre planejamento cuidadoso e atualizações contínuas. Nesse sentido, entender quem é responsável por quais custos também é útil para um gerente de projetos ficar abaixo do orçamento. Assim, criar um orçamento mensal esperando corresponder suas previsões a esses números garantirá que você esteja alinhando tarefas o mais próximo possível do orçamento.

3.Estabelecer e controlar processos em empresas de serviços

Primordialmente a formatação e a padronização de processos talvez despontem como o desafio mais latente às empresas de serviços. Portanto, em função de sua relação direta de dependência humana, o segmento não comporta (e não deve admitir) a improvisação – todos os procedimentos devem estar devidamente expressos em manuais e roteiros, padronizando a execução.

Os processos empresariais devem abarcar todo o fluxo operacional, bem como o atendimento ao controle de qualidade, com vias a promover a excelência na entrega como principal padrão de trabalho.

É importante, portanto, atuar continuamente no sentido de eliminar variações inerentes ao comportamento humano, investindo, por exemplo, também em certificações e treinamentos.

As empresas de serviços têm suas particularidades e os processos de gestão. E, assim como em qualquer outro segmento, essas particularidades são imprescindíveis para garantir a perenidade do negócio. Para entender um pouco mais sobre o mercado de serviços e os desafios do setor.

Quer saber como a Areco pode ajudar as empresas de serviços a obterem maior lucratividade? Entre em contato!

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