
Provavelmente você tem conhecimento de que a taxa de mortalidade das empresas, no Brasil, é alta. De acordo com o SEBRAE, mais de 20% delas fecham em seu primeiro ano. Obviamente, as razões para que isso aconteça são diversas. Contudo, uma dessas razões reside no fato de que as empresas não sabem realizar um planejamento orçamentário. Você, como empreendedor, já pensou sobre isso? Sabe o que é um planejamento orçamentário e sua importância? E como fazer um planejamento orçamentário? Como traduzir suas ideias para um plano de controle orçamentário e acompanhar sua execução? No post de hoje abordaremos exatamente essa questão e, ao final, explicaremos como um sistema ERP pode te auxiliar nessa empreitada. Vamos lá?
O que é Planejamento Orçamentário?
Em linhas gerais, o orçamento é uma mistura entre o passado e o futuro. É simples: ele parte de informações do passado para prever as possíveis mudanças do futuro, quantificando valores financeiros e levando em consideração dados econômicos e as atividades da empresa. O Planejamento Orçamentário nada mais é do que uma previsão na qual a empresa se baseará para tomar suas decisões futuras e alcançar metas.
Por que é importante realizar um Planejamento Orçamentário?
Planejar é estabelecer suas metas e ações com antecedência, de forma a ter um caminho a ser executado, levando em consideração os recursos necessários. O planejamento, portanto, é uma forma de identificar as oportunidades e desafios que a empresa pode vir a enfrentar e, assim, estar preparada para alocar recursos financeiros e humanos ao longo do tempo, sem tantas surpresas.
Um negócio vive de decisões, e nenhuma pode ser tomada sem a contemplação de um cenário como um todo. Por isso, o planejamento orçamentário é tão fundamental dentro de uma organização.
Como fazer um Planejamento Orçamentário?
O planejamento orçamentário tem por objetivo a prestação de contas para os administradores da empresa. É uma sinalização das intenções e realizações, sendo extremamente eficaz quando utilizada para uma avaliação do cenário atual da empresa em comparação às metas desejadas. O planejamento é realizado de acordo com as metas que os proprietários/acionistas desejam atingir.
Neste sentido, ele é dividido em algumas etapas. São elas:
- Levantamento das origens dos recursos: diz respeito às vendas, empréstimos e outras fontes de receitas e aplicações (custos, despesas e investimentos).
- Classificação das receitas e despesas: é importante fazer uma classificação de todos os recursos, levando em conta as necessidades da empresa.
- Estipulação das metas: Não é possível planejar sem saber aonde se quer chegar, por isso as metas devem estar de acordo com a missão estratégia da organização.
- Revisão de opções e previsão de resultados: com as metas em vista, é preciso observar quais são as opções para alcançá-las e quais os possíveis cenários que a empresa terá pela frente, prevendo os custos e benefícios de cada um.
- Tomada de decisão: após a análise dos cenários, revendo custos e benefícios, é hora de decidir como atingir as metas estipuladas. Deve ser tomada uma decisão e o planejamento orçamentário irá refletir a mesma.
Como um sistema ERP pode te auxiliar?
Com um bom sistema ERP é possível criar relatórios de controladoria para todo o corpo de gestão, possibilitando assim a avaliação do cenário da organização e facilitando a tomada de decisão. Ou seja, estudar o passado além dos dados contábeis e conseguir fotografias que auxiliem no direcionamento.
Além disso, o sistema ERP também possui a conversão online de moedas – para empresas que trabalham muito com transações internacionais -, consolidação de balanços, demonstrativos e relatórios (importantíssimo para a fase de levantamento de origens de recursos e classificação das receitas e despesas, além da estipulação das metas), possibilidade de construção dinâmica de relatórios com diversos parâmetros disponibilizados (você pode personalizar para a realidade do seu negócio) e, por fim, ele permite exportar todos os relatórios para os diversos formatos e trabalhar com os dados conforme sua preferência. Mas vai além. No próprio ERP, em alguns deles, já existe o suporte para a criação e acompanhamento do planejamento orçamentário.
Muitas empresas utilizam planilhas de Excel e controles manuais para realizar o planejamento orçamentário. Contudo, conforme falamos anteriormente, um negócio vive de tomada de decisões e elas devem ser baseadas em uma avaliação criteriosa de cenários. É um momento em que precisamos minimizar os erros e, nesse sentido, a automatização de processos é fundamental.
Quer saber como a Areco pode te ajudar em seu planejamento orçamentário?