[:pb]No varejo, as vendas sazonais são uma realidade bastante recorrente. Seja em função da ocorrência de datas comemorativas ou a partir de necessidades prementes (mudanças de estação e volta às aulas, por exemplo), o fato é que os gestores da área são constantemente desafiados a extrair o máximo potencial deste comportamento de consumo.
Em um mercado cada vez mais dinâmico e saturado de opções, conhecer o cliente em profundidade, principalmente no que se refere às suas predisposições e às tendências que os motivam, é imprescindível para assegurar resultados expressivos e perenes.
Aos varejistas, o conhecimento a respeito do apelo sazonal (e de seu impacto direto, positivo ou negativo, nas vendas da empresa) é fundamental para desenvolver o negócio com inteligência e consistência — e, neste âmbito, contar com instrumentos seguros para gerir as variáveis desponta como um poderoso diferencial competitivo.
Diante da importância de contar com um sólido conhecimento amparado em dados, históricos e previsões, o gestor se depara com um desafio: como aglutinar as informações estratégicas de forma a construir um planejamento consistente e eficaz para suas vendas? A resposta é essencialmente simples: escolha a melhor solução tecnológica para te ajudar na gestão das lojas.
Analise a sazonalidade das suas vendas em relação ao seu mercado
Não negligencie o poder dos dados ao pensar e planejar o crescimento do seu negócio. Antes de apostar na intuição ou na experiência empírica, examine com critério de que forma a sazonalidade influencia o seu segmento e a sua empresa em particular.
Para conhecer seu potencial e se preparar para as épocas com maiores volumes de vendas, é importante rever o histórico de faturamento e dar uma boa olhada na movimentação do estoque registrada no período. Ao reunir dados precisos e críveis, você tem mais segurança para formatar táticas comerciais com o objetivo de potencializar o desempenho financeiro da empresa.
Planeje campanhas para alavancar suas vendas
Ao conhecer as particularidades do seu negócio e ao estar ciente do poder de reação da sua empresa frente à sazonalidade, é hora de conceber e implantar estratégias específicas.
Aproveite as tendências de consumo e estimule o seu cliente a replicar o comportamento que você espera — e a respeito do qual, a partir dos dados do negócio, já observou um padrão.
Para desenhar campanhas atrativas e que tenham apelo direto à necessidade levantada pelo período sazonal, não deixe de contar com um CRM integrado que garanta o acesso orgânico aos clientes já cadastrados. Nestas condições, as chances de conversão em vendas são ainda mais significativas.
Frente a este panorama, dois aspectos complementares despontam como fundamentais para o sucesso das empresas varejistas: se, por um lado, é preciso aproveitar as oportunidades de mercado; por outro, é imprescindível que o gestor tenha pleno controle das suas operações e seja capaz de acessar os dados estratégicos do negócio de formas simples e rápida.
A tecnologia em gestão é, portanto, uma grande aliada do varejo. A partir de um sistema integrado, é possível, por exemplo, acessar históricos de venda e de movimentação de estoques, extraindo relatórios completos que mitigam eventuais inseguranças no momento de apostar em uma nova estratégia sazonal.
Ao contar com documentos confiáveis e dinâmicos, o gestor se mune de informações valiosas e tem mais assertividade nas táticas desenvolvidas. O resultado é certamente positivo: mais desempenho, mais vendas e mais lucro. Invista!
O
Areco ERP é composto por módulos individuais que se integram totalmente, otimizando processos do
CRM ao
BI (
Business Intelligence) e que gerenciam todas as etapas do workflow de acordo com as particularidades do negócio. Para atender às necessidades do
varejo, o
Areco ERP integra as operações de Frente de Loja ao gerenciamento de backoffice (do mapa de compras ao gerenciamento de estoques; das regras comerciais ao fechamento contábil), eliminado retrabalho e minimizando as chances de erro.
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