[:pb]Os gestores modernos geralmente têm estilos de lideranças diferentes, mas se parecem muito em um aspecto fundamental:
todos eles têm aversão à ineficiência.
Não é difícil entender os motivos dessa semelhança essencial, né? Afinal, para fazer frente a um mercado cada vez mais competitivo, construindo resultados escaláveis e significativos, é necessário manter as operações enxutas e funcionando perfeitamente. Hoje em dia, mais do que nunca, otimização é tudo — e tecnologia, caro gestor, é indispensável.
Neste artigo, exploraremos em profundidade o perigo dos sistemas ineficientes. Primeiro, mergulharemos na identificação de ferramentas que, no lugar de maximizar processos, acabam por prejudicar a performance corporativa. Em seguida, apontaremos os riscos de permanecer gerenciando rotinas e tarefas a partir de tecnologias precárias e/ou limitadas, pouco aderentes às necessidades da sua empresa.
Por fim, indicaremos a luz no fim do túnel (antes que seja tarde demais, é claro!): você saberá como substituir uma tecnologia que já não atende às demandas do seu negócio.
Boa leitura e bons insights!?
Como identificar um sistema ineficiente?
O esforço para manter a produtividade da operação deve ser contínuo. Na prática, não importa qual é o modelo de negócio adotado pela companhia ou de qual setor interno se trata
, a tecnologia deve permear todas as esferas empresariais e, para alavancar resultados, precisa integrar processos com transparência e efetividade.
Quando frágil e limitado, o sistema compromete todo o fluxo de trabalho. Imagine, por exemplo, o dia a dia em uma fábrica de telhas, é preciso desenhar a engenharia de cada produto e, enquanto a linha trabalha, controlar o tempo demandado por cada procedimento — do corte inicial à coloração correta.
Sistemas ineficientes dificultam as atividades da equipe e inviabilizam as análises do gestor. Em um cenário como esse, não é nenhum exagero dizer que todos os envolvidos saem perdendo: os operários, os gestores e a própria empresa.
É por isso que a missão de identificar tecnologias que não suprem mais às demandas da organização é importante e inadiável. Não sabe por onde começar? Calma, estamos aqui para ajudar. Da próxima vez que se deparar com problemas, preste atenção em alguns fatores bem específicos, combinado? ?
Falhas na comunicação entre áreas e equipes
Um software eficiente é capaz de integrar todos os setores da empresa. No panorama ideal, o PCP, por exemplo, interage continuamente com o Comercial, compartilhando expectativas de produção e estimativas de entrega, o que favorece negociações mais assertivas na ponta da cadeia.
Sendo assim, ligue o alerta quando as falhas de comunicação — entre pessoas e unidades de negócio — forem a causa de prejuízos e/ou de insatisfações, afetando a companhia nas mais diversas frentes.
Seu cliente ficou insatisfeito com a data de entrega do produto, que acabou estourando o prazo negociado com o vendedor? É fato:
um sistema ineficiente pode ser a causa.
A Produção ficou parada porque o pedido enviado ao fornecedor demorou para ser aprovado? É muito provável que um sistema ineficiente seja o motivo.
Falta de confiança nos dados
Um dos piores temores gerenciais é basear decisões importantes em dados equivocados. Não há nada mais frustrante do que construir uma estratégia aderente às informações da empresa e, em seguida, descobrir que houve falhas significativas na apuração dos dados. Concorda?
A falta de confiança é extremamente prejudicial ao desenvolvimento da organização — e desponta como um sinal gritante de que existem sérios problemas na centralização de dados e na integração deles.
Confiar na qualidade de relatórios e balanços gerenciais é fundamental para planejar o futuro da operação. Analisando um fluxo de caixa completo e consistente, por exemplo, você pode definir e provisionar investimentos voltados à expansão da fábrica ou à contratação de mais profissionais qualificados.
A viabilidade disso, porém, depende da eficiência de um sistema capaz de organizar os registros da companhia, reunindo-os de forma a produzir documentos complexos, confiáveis e transparentes.
Desperdício de recursos
Evitar desperdícios requer vigilância constante. Não se trata apenas de equilibrar entradas e saídas de modo a manter as contas no azul, mas de explorar o máximo potencial dos recursos disponíveis — sejam eles humanos, físicos ou financeiros.
Ao gestor do PCP, por exemplo, cabe a tarefa de organizar os turnos da fábrica, evitando que haja profissionais ociosos na linha de produção, desperdiçando a força de trabalho. Na Controladoria, a missão é suavizar a carga tributária por meio de um planejamento coeso de assuntos legais e regulatórios, evitando esbanjar dinheiro em pagamentos desnecessários. Da mesma forma, é crucial negociar condições mais atrativas com fornecedores e validar a disposição do armazém, eliminando tarifas acima das praticadas pelo mercado tanto quanto espaços subutilizados.
Sistemas ineficientes pecam no monitoramento de demandas e dificultam a análise de gargalos, comprometendo a saúde das operações. Neste contexto, o desperdício se torna frequente, criando um ambiente hostil ao crescimento da operação. Não é isso que você deseja para o seu negócio, né?
Quais são os riscos de um sistema ineficiente?
A essa altura, ficou claro para você que sistemas ineficientes comprometem o andamento dos processos, inclusive interferindo negativamente nas demandas gerenciais, certo? Ou seja:
são um grande empecilho à alta performance da sua empresa!
Sempre que tecnologias ultrapassadas, insuficientes e limitadas tomam o espaço de softwares robustos e integrados, os reflexos são imediatos e permeiam todas as esferas da organização. É comum que o Estoque registre perdas acima do esperado e que o Marketing não consiga atingir o público-alvo com a devida precisão. Os dados são duvidosos e, por isso, as estratégias não têm consistência.
Confira alguns dos principais riscos de manter um sistema ineficiente guiando a sua operação:
Uma empresa competitiva é, sem dúvida, uma empresa capaz de explorar seus recursos com perspicácia e eficiência, otimizando-os de maneira inteligente. Quando os processos são falhos e os controles são escassos, fica difícil entregar o máximo desempenho — seja aos acionistas, seja aos clientes. Você enxerga algo semelhante no seu dia a dia?
Se a resposta for positiva, cuidado: a concorrência pode engolir o seu negócio a qualquer momento. Tenha em mente que a sua empresa com certeza pode mais e, em muitos casos, o único grande empecilho é a aderência do seu sistema de gestão.
O retrabalho é, além de prejudicial aos caixas, também altamente desmotivador. Nenhum colaborador, por meio operacional que seja, fica contente em repetir a mesma tarefa várias vezes.
O gestor, assim como a empresa em geral, também não ganha nada com a refação exagerada. Pelo contrário: as perdas são evidentes e expressivas; afinal, o tempo é precioso e é sempre melhor empregá-lo em atividades que agreguem valor à companhia, né?
O retrabalho contínuo é um indício claro de que há algo errado no processo e, possivelmente, na tecnologia que o padronizar. Certifique-se de validar seu fluxo e de ajustá-lo com base em um sistema capaz de simplificar a complexidade da sua operação.
Os prejuízos são o pesadelo de todo gestor engajado. Números desfavoráveis são a prova de que algo vai mal e que precisa ser imediatamente corrigido. Mas como encontrar a lacuna se o sistema é ineficiente e distorce a performance da companhia?
O sinal vermelho deve acender tão logo os relatórios demonstrem que o desempenho — da área, da unidade ou da empresa como um todo — está negativo. Você não deve negligenciar o problema e dar o poder da dúvida a uma tecnologia que não corresponde às demandas da organização. Aja rápido!
Como substituir sistemas ineficientes?
Depois de identificar um sistema ineficiente, é hora de agir rápido e, com isso, blindar a operação. Sempre que for possível, mitigue riscos e proteja o caixa, agregando saúde e confiabilidade aos processos corporativos. A gente garante que isso pode transformar seus resultados no curto, no médio e no longo prazo!
É até bem fácil entender como: frente a uma tecnologia defasada, a decisão mais sensata é a de substituí-la. Para tanto, você precisa mergulhar nas suas necessidades, levantar suas prioridades e mobilizar os recursos — humanos e financeiros — indispensáveis à transição.
Aliás, vale dizer que o investimento é importante, mas que a questão não deve tirar seu sono: muitas soluções são modulares e podem se adequar facilmente ao panorama da sua empresa. Em vez de se preocupar com a complexidade da tecnologia, dedique-se a avaliar as opções e comparar as funcionalidades, entendendo o que pode realmente fazer a diferença no seu dia a dia.
No fim do dia, você tem apenas um compromisso inadiável: eliminar sistemas ineficientes de uma vez por todas, assegurando que sua operação continue produtiva e que seu negócio seja escalável, além de lucrativo. O segredo é um só:
tecnologia de gestão em sua forma mais inteligente, integrada e transparente. Invista!
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