Areco Sistemas Empresariais

Rastreabilidade de matéria-prima é o ato de reconhecer, registrar e analisar a procedência dos itens adquiridos por uma empresa. Isso se dá pelo fato de que saber detalhes que vão da origem de um produto até a entrega ao consumidor final, garante sustentabilidade, produtividade e redução dos riscos.

À exemplo disso, podemos observar as indústrias de alimentos e bebidas, que priorizam a segurança de alimentos e as boas práticas devido ao caráter de sua fabricação. Manipular alimentos é um ato delicado, visto que um pequeno erro pode contaminar a produção e prejudicar a saúde do consumidor.  

Outras indústrias que, apesar de não ter exigência legal de realizar a gestão da rastreabilidade dos produtos para, caso haja alguma irregularidade, são as do segmento de aço e metal. Esta rastreabilidade garante qualidade em relação aos fornecedores e aos clientes finais.  

Benefícios da rastreabilidade de matéria-prima

A rastreabilidade fornece informações primordiais, que a fazem funcionar como uma ferramenta de gestão, beneficiando a empresa com:

  • Melhor seleção de fornecedores – O registro da rastreabilidade permite ter o controle da origem da matéria-prima dos produtos. Sendo assim, caso haja alguma incongruência nos processos, é possível encontrar qual fornecedor dispôs dos itens que contribuíram para tal.
  • Eficácia nos processos internos – A rastreabilidade ajuda no diagnóstico de produtividade, visto que obrigada rigor em seus processos e permite que o gestor visualize o produto “de ponta a ponta”;
  • Otimização do controle de qualidade – Pensando em assegurar a qualidade dos produtos, a rastreabilidade proporciona o histórico de produção, que permite aferir pontos de melhoria e controlar se o item foi produzido da maneira correta, ou seja, proporciona uma análise detalhada dos riscos da produção;
  • Garantia para o consumidor (inclusive em casos de recall) — O rastreio é uma maneira de garantir ao consumidor informações precisas sobre a procedência do produto, facilitando até mesmo que a fabricante adquira certificações que trazem ainda mais valor agregado ao produto. Além disso, a rastreabilidade garante informação rápida para casos de recall, visto que possibilita identificar origem e destino do produto.

Como realizar a gestão da rastreabilidade de matéria-prima de maneira integrada?

A maneira mais eficaz de aplicar a gestão da rastreabilidade de matéria-prima é por meio da utilização de um software ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, que nada mais é do que uma ferramenta de planejamento de recursos empresariais. No ERP Areco esse rastreio pode ser feito em três etapas:

1. Recebimento de Materiais

No ERP Areco há o sistema de Gestão de Materiais, que possui os recursos de Controle de Recebimento de Mercadoria, facilitando o processo de recebimento do que foi comprado – ou seja, a primeira etapa da rastreabilidade de um item. É nesse momento que registramos a nota fiscal de compra, realizamos os testes do laudo, apontamos as regras e as restrições, aferirmos os IQFS, etiquetamos, separamos em lote e informamos as questões de logística e armazenagem dos itens. 

2. Controle de Estoque

Com os produtos recebidos devidamente analisados e alocados, é momento de controlar a rastreabilidade usando os recursos que permitem liberar ou não um pedido, consultar o estoque, identificar onde os lotes, realizar análises e pesquisas por meio dos relatórios padrões ou cubo (relatórios dinâmicos).

3. Planejamento e Controle de Produção

O ERP Areco, com a rastreabilidade de processos, permite, ainda, informar as máquinas, ferramentas e equipamentos utilizados. Além de detalhar todos os apontamentos e eventos, oferecendo, assim, a rastreabilidade de todos os produtos produzidos e os lotes gerados, seus laudos e suas operações. Podendo estes laudos serem enviados via e-mail pelo próprio sistema, justo a nota fiscal, DANFE e boletos.

Quer saber como a Areco pode te auxiliar em sua rastreabilidade de matéria-prima? Entre em contato com a gente e conheça mais do Areco ERP, nosso sistema de gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *