[:pb]Escolher um ERP para gerenciar os processos da empresa exige cautela e pleno conhecimento das necessidades operacionais do negócio. Após o levantamento de demandas, que deve ser conduzido de forma séria e criteriosa, certificando-se do empenho do fornecedor na tarefa de acompanhar o crescimento do cliente, enquanto empresa, e das pessoas que nela trabalham.
No que se refere ao produto, por sua vez, nem sempre é fácil diferenciar as opções oferecidas pelo mercado. É preciso conhecer, em detalhes, a estrutura do fornecedor e entender com clareza quais são os benefícios que entrega. A aquisição de um software de gestão deve ser o início de um relacionamento comercial, em que ambas as empresas estejam comprometidas com o sucesso mútuo.
Para evitar desgastes, portanto, assegure-se de optar pelo ERP mais adequado e não deixe de atentar a alguns benefícios diferenciais que o sistema pode oferecer:
1. Interface leve e facilidade de navegação: layout pesados, cansativos e confusos não são apenas visualmente incômodos, mas também dificultam a navegação intuitiva no decorrer do fluxo operacional, gerando dúvidas e dificuldades. Uma interface simples e de fácil entendimento não raro favorece a compreensão orgânica do processo, facilitando a utilização global do sistema e conferindo dinamismo à busca de telas e relatórios.
2. Recursos multitelas e multiempresas: a possibilidade de abrir diversas telas ao mesmo tempo, mantendo, em paralelo, pesquisas e operações distintas, desponta como um diferencial importante na rotina operacional, agregando agilidade e evitando retrabalhos. O suporte a multiempresas, por sua vez, permite consolidar e/ou individualizar consultas e relatórios, compartilhando a mesma base de dados com todas as empresas de um grupo.
3. Atualizações constantes: em um mercado dinâmico, com frequentes alterações nas exigências legais, é importante que o sistema utilizado esteja preparado para atender às normas específicas de forma dinâmica, rápida e eficaz, evitando prejuízos à empresa que o opera. Atualizações de versões devem ser, portanto, regulares e consistentes, visando atender com plenitude às demandas do mercado brasileiro.
4. Soluções próprias: quando o fornecedor não depende de serviços terceirizados e não agrega aplicativos externos (NFe, NFS-e, por exemplo), concentrando todas as responsabilidades sobre o produto, minimizam-se as possibilidades de erro e potencializa-se a segurança do usuário na eventual ocorrência de problemas, dando-lhe a certeza de saber a quem recorrer.
A escolha de um software de gestão requer conhecimento e consciência. Certifique-se de estar ciente das funcionalidades e não deixe de atentar aos benefícios diferenciais do sistema.
Empresas que usam ERP crescem 35% mais rápido (
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