[:pb]Gerir um negócio está longe de ser uma tarefa fácil! É preciso administrar gastos, comandar equipes, tomar decisões e definir estratégias que tragam bons resultados.
Mas não existem motivos para se desesperar, atualmente encontram-se diversas ferramentas de gestão disponíveis no mercado, preparadas para ajudar qualquer gestor a comandar uma empresa da melhor forma possível.
Por meio de automações, regras e funções, elas permitem que os decisores façam escolhas mais assertivas e positivas para o negócio, melhorando os seus resultados financeiros. Logo entendemos que as ferramentas de gestão auxiliam nos momentos de tomada de decisão, aumentam a assertividade nos processos e reduzem uma série de riscos.
É importante lembrar que o impacto da utilização dessas ferramentas não depende do tamanho, porte ou mesmo do segmento da sua empresa. Seja qual for o seu negócio, haverá uma solução de gestão capaz de melhorar os seus processos.
Agora que já entendemos a função das ferramentas de gestão, vamos entender melhor como funcionam as que você precisa conhecer para ter uma gestão organizada e altamente qualificada. Continue a leitura e confira!
Você sabe o que é um CRM?
O CRM (Customer Relationship Management) é um software que tem como principal objetivo promover a gestão de relacionamento com o cliente.
O sistema conta com funções que permitem que os usuários analisem o comportamento de seus leads e clientes, além de potencializar as ações das equipes de marketing e vendas.
Isso acontece porque o CRM, como uma ferramenta de gestão de relacionamento, retém todas as informações necessárias sobre os leads e clientes e otimiza as interações.
Assim, todas as formas de contato com os clientes e leads podem ser analisadas. Desde as trocas de e-mail, ligações telefônicas, as visitas ao site ou mesmo no blog, bem como os downloads de outros materiais caso você os disponibilize.
O erro mais comum de muitas empresas que buscam por ferramentas de gestão é aderir ao uso de um sistema como esse e não praticar essa cultura em seu negócio. Sabe o que isso quer dizer?
Em primeiro lugar, é preciso garantir que a sua empresa tenha uma cultura de zelar pelo bom relacionamento com o cliente. Para que isso aconteça devem ser oferecido treinamentos para as equipes e prepará-las para oferecer sempre um excelente atendimento.
Só então o investimento nessa ferramenta de gestão será capaz de trazer os resultados esperados. Mas não pense que isso significa que a utilização de um CRM pode ser subestimada.
Por isso, listamos alguns dos benefícios que o software traz para o dia a dia e a gestão de uma empresa, confira:
Compreensão da jornada do consumidor;
Maior produtividade;
Organização de processos;
Gestão das oportunidades;
Automatização dos relacionamentos;
Registro do histórico dos clientes.
E um ERP, você sabe o que é ?
O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema integrado de gestão empresarial.
O objetivo do ERP é melhorar a gestão de uma empresa promovendo a automatização de processos e a integração de todas as áreas da empresa, como, por exemplo, unir os setores comerciais, financeiros, contábeis, fiscais, logísticos e outros.
Essa integração facilita a comunicação entre os departamentos, eliminando o retrabalho na inserção de dados, contribuindo diretamente para a diminuição de custos e, principalmente, para evitar a perda de informações.
Com o uso de um ERP sua empresa também poderá:
Aumentar a produtividade da empresa;
Validar as informações de entrada;
Consolidar as informações de gestão;
Automatizar os processos;
Eliminar controles paralelos.
O ERP como uma ferramenta de gestão equilibra os processos da empresa e torna as informações mais acessíveis para todos.
Por que utilizar uma ferramenta de gestão?
Depois de de todas as vantagens apresentadas ao longo deste post não é difícil perceber a importância de uma boa ferramenta de gestão para um negócio, não é mesmo? Ainda sim, é importante destacar como uso de ferramentas de gestão empresarial oferecem aos usuários um conhecimento mais profundo sobre o seu negócio.
Assim, é possível analisar os os impactos positivos ou negativos de um produto ou serviço de forma previsível. Assim, a empresa pode corrigir ou expandir uma estratégia de forma mais efetiva.
Além disso, é possível programar automações para avisar a equipe de tempos em tempos e manter o fluxo de trabalho sempre ativo.
Outro diferencial competitivo das ferramentas de gestão, é que elas também ajudam na coordenação das equipes de trabalho de forma mais ágil e assertiva, promovendo inclusive, o desenvolvimento de todo o time.
E sabemos que, ao melhorar o fluxo de trabalho, automaticamente são reduzidos os prazos de entregas de serviços ou produtos. Dessa forma, sua empresa atua de forma mais competitiva no mercado.
Para finalizar esse compilado de benefícios obtidos com a utilização das ferramentas de gestão, temos os seguintes:
Possibilidade de conferir a qualidade dos seus produtos ou serviços;
Maior conhecimento dos clientes atuais e chances de captar novos;
Otimização do tempo gasto em cada tarefa;
Aumento nas vendas.
Como escolher uma ferramenta de gestão para sua empresa?
Depois de entender o que é, e a importância da uma boa ferramenta de gestão para sua empresa, outra pergunta vem à cabeça. Como escolher a que mais se encaixa ao meu modelo de negócio e a que trará os melhores resultados?
Pois bem, existem muitas opções no mercado, como já falamos anteriormente, estamos inseridos em um cenário cada vez mais competitivo. E em meio a tantas opções escolher a mais adequada pode não ser tão simples.
Mas a sua tomada de decisão pode ser mais simples se os seguintes pontos de atenção forem observados no momento da escolha. Veja quais são:
Conheça as necessidades da empresa
Sem conhecer verdadeiramente as necessidades e carências do seu negócio não será possível contratar a solução perfeita para ele. Então não deixe de analisar os principais desafios enfrentados pelas equipes e verifique os erros de execução dos processos mais importantes do dia a dia.
Procure a melhor ferramenta de gestão para solucionar os problemas encontrados
Conheça as características de cada ferramenta. Após a escolha da ferramenta ideal, estude como aplicá-la na rotina de trabalho de todos. Não se esqueça do que já falamos aqui, tão importante como ter um sistema como esse é a implementação da cultura desse recurso no dia a dia.
Verifique se haverá a necessidade de readequar o ambiente de trabalho e considere os esforços para alinhar a equipe ao uso da nova ferramenta adotada, se necessário, não deixe de investir em treinamentos e capacitações para que tudo saia como o planejado.
Conclusão
Não é difícil perceber como o cenário comercial está cada vez mais competitivo e muito mais veloz, exigindo que os profissionais entreguem mais em menos tempo.
Por isso é tão importante ter uma gestão organizada e que tenha controle dos processos e dados de toda a empresa. Só assim será possível prestar o suporte necessário para as equipes e garantir a qualidade de seus serviços ou produtos.
Então, não esqueça de investir nas ferramentas de gestão que mais se encaixam ao seu modelo de negócio. Assim todo o seu processo será otimizado, além de contar com mais qualidade em suas ações.
Ficou interessado? Conheças as soluções da Ploomes e da Areco e potencialize sua gestão agora mesmo!
Quer saber como podemos ajudar você e o seu negócio? Agende uma consultoria gratuita!
[:]
Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado. Saiba mais
Dada à importância da cultura de proteção de dados, a Areco Consultoria e Tecnologia de Sistemas Ltda. criou o presente Aviso de Cookies para cientificar todos os seus clientes, parceiros e colaboradores, da forma clara como e quando utilizamos cookies em nossas plataformas www.areco.com.br.
Aqueles em que permitem a Areco Consultoria e Tecnologia de Sistemas Ltda., compreender quais as preferências do Cliente/Titular, e como ele interage em suas plataformas digitais.
Justamente por visar a performance, esses cookies coletam informações relacionadas como quantas vezes o Cliente/Titular acesso o site, quais foram as áreas acessadas e por quanto tempo tais acessos se mantiveram.
Aqueles em que permitem a Areco Consultoria e Tecnologia de Sistemas Ltda. possa direcionais conteúdos e produtos de sua plataforma de acordo com o perfil de acesso e preferências do Cliente/Titular.
Importante informar que esses cookies coletam alguns dados pessoais de Cliente/Titular, e caso este opte por bloqueá-los, os conteúdos de publicidade até então direcionados, não serão baseados em seu possível interesse.
Aqueles que são essenciais para o correto e íntegro funcionamento dos sites da Areco Consultoria e Tecnologia de Sistemas Ltda.
Importante informar que esses cookies não identificam nosso Cliente/Titular e caso este opte por bloqueá-los, é possível que nossa plataforma fique indisponível.