[:pb]A legislação tributária brasileira é complexa e sofre constantes atualizações. Passando por um processo de informatização, novas obrigações acessórias surgiram, como o
eSocial e
Bloco K. Isso fez com que empresários e gestores buscassem ferramentas que facilitassem a gestão de documentos e garantissem a conformidade às leis, para assim ter uma gestão tributária eficiente.
Mas, primeiro: o que é Gestão tributária?
A gestão tributária consiste no processo de gerenciar todos os aspectos tributários de uma empresa como a adequação e planejamento. Ela visa controlar as operações que tenham relação direta com tributos (impostos). Resumindo, é a gestão dos impostos de uma empresa.
Para a sua gestão funcionar a todo vapor é preciso também fazer um Planejamento Tributário adequado.
O que é Planejamento Tributário?
O Planejamento Tributário, antes visto como algo extremamente complexo, tem ganhado cada vez mais a atenção dos gestores. Basicamente, consiste no planejamento e adequação das obrigações fiscais e tributárias. Então, ele surge como um meio eficaz de promover economia tributária ou redução de custos relativos ao seu pagamento. Deste modo, possibilita uma maior competitividade e gera um maior controle financeiro trazendo resultados mais promissores.
Se está gostando deste artigo, vai gostar também de:
Então, como otimizar a sua Gestão Tributária?
Para assegurar o cumprimento das regras sem prejuízos operacionais otimizando a sua gestão, primeiramente é importante elaborar um Planejamento Tributário coeso e alinhado à realidade da empresa. A partir dele, são regidas as decisões estratégicas da organização no que se refere aos encargos obrigatórios e à otimização de recursos.
Então, optar por uma solução eficaz e atualizada é a chave para alcançar seus objetivos. Uma opção seria investir em um software integrado de gestão, mais conhecido como software ERP.
Na utilização do software ERP você consegue otimizar a sua Gestão Tributária e pode contar com algumas funcionalidades para tal, como:
1. Controle de entradas e saídas
Na utilização do ERP, todas as entradas e saídas de valores e estoques são controlados, garantindo, de maneira totalmente integrada, os respectivos lançamentos contábeis e fiscais necessários à apuração dos tributos a recolher.
2. Emissão de nota fiscal eletrônica
A utilização do sistema confere mais praticidade ao processo de emissão do documento, uma vez que, automaticamente, relaciona as parametrizações previamente cadastradas no software.
3. Simplificação dos controles
É possível configurar as regras tributárias e de negócio que devem ser aplicadas nas transações comerciais de compra e venda. Esse processo minimiza a possibilidade de erros nos registros comerciais, contábeis e fiscais da empresa. Além disso, a automatização de Naturezas de Operações (natOps), elimina a necessidade de interação humana na seleção de categorias tributárias, pois já foram previamente parametrizadas no sistema.
4. Pleno controle de tributos
Com o processamento automático de tributos no sistema ERP, é possível fazer consultas em telas e relatórios que demonstram os valores e a correspondente destinação de tributos. Assim, o acompanhamento do registro tributário e dos mecanismos legais para a gestão otimizada dos tributos é facilitado.
Então, considerando o
grande volume de dados, a frequência necessária ao envio de informações e as
constantes atualizações de legislação, torna-se imprescindível a implantação de um sistema de gestão integrado, ágil e robusto, capaz de atender às exigências legais com segurança e velocidade. O ERP, portanto, atende a todos os requisitos e surge como a alternativa mais adequada para controlar as operações empresariais, facilitando a correta gestão tributária do negócio.
O Areco ERP e Gestão Tributária
O Areco ERP é uma solução de gestão que automatiza processos, elimina retrabalho e minimiza as chances de erro nas atividades cotidianas. Ao integrar departamentos e fornecer indicativos de desempenho geral e individualizado, o sistema garante transparência, efetividade e segurança na tomada estratégica de decisões.
O Areco ERP é multi-moedas, multi-empresas e multi-idiomas, reunindo uma gama ampla de relatórios, telas gerenciais, suporte à auditoria em todas as telas e direitos de acesso para cada perfil de usuário. As atualizações do software são automáticas e contemplam todas as Legislações Federais e Estaduais sem custos adicionais.
Quer saber como o Areco ERP pode te ajudar a otimizar a sua Gestão Tributária? Entre em contato com um de nossos especialistas e agende uma consultoria gratuita![inbound_forms id=”3677″ name=”Campanha integrada de marca – Fase 1″][:pt]A legislação tributária brasileira é complexa e sofre constantes atualizações. Passando por um processo de informatização, novas obrigações acessórias, relativas ao controle fiscal e contábil, foram recentemente anunciadas (
eSocial e
Bloco K são alguns exemplos), fazendo com que empresários e gestores buscassem ferramentas que facilitassem a gestão de documentos e garantissem a conformidade às leis.
Para assegurar o cumprimento das regras sem prejuízos operacionais, é importante elaborar, primeiramente, um
Planejamento Tributário coeso e alinhado à realidade da empresa. A partir dele, são regidas as decisões estratégicas da organização no que se refere aos encargos obrigatórios e à otimização de recursos.
Uma vez finalizado, o
Planejamento Tributário precisa ser posto em prática, atendendo ao rigor da legislação tributária e certificando a correta escolha do regime tributário mais adequado. Optar por uma solução robusta e atualizada em
ERP – software integrado de gestão – é um investimento seguro e cujo retorno financeiro e operacional pode ser facilmente validado. Dentre as vantagens do sistema na otimização da gestão tributária, destacam-se:
1. Controle de entradas e saídas: na utilização do
ERP, todas as entradas e saídas de valores e estoques são controlados, garantindo, de maneira totalmente integrada, os respectivos lançamentos contábeis e fiscais necessários à apuração dos tributos a recolher.
2. Emissão de nota fiscal eletrônica: a utilização do sistema confere mais praticidade ao processo de emissão do documento, uma vez que, automaticamente, relaciona as parametrizações previamente cadastradas no software.
3. Simplificação dos controles: é possível configurar, no
ERP, as regras tributárias e as regras de negócio que devem ser aplicadas nas transações comerciais de compra e venda. Esse processo minimiza a possibilidade de erros nos registros comerciais, contábeis e fiscais da empresa – ocorrência bastante comum em processos manuais ou acompanhados por meio de planilhas eletrônicas. Além disso, a automatização de
Naturezas de Operações (natOps), elimina a necessidade de interação humana na seleção de categorias tributárias, pois já foram previamente parametrizadas no sistema.
4. Pleno controle de tributos: com o processamento automático de tributos no sistema ERP, é possível fazer consultas em telas e relatórios que demonstram os valores e a correspondente destinação de tributos. Assim, o acompanhamento do registro tributário e dos mecanismos legais para a gestão otimizada dos tributos é facilitado.
Considerando o
grande volume de dados, a
frequência necessária ao envio de informações e as
constantes atualizações de legislação, torna-se imprescindível a implantação de um sistema de gestão integrado, ágil e robusto, capaz de atender às exigências legais com segurança e velocidade. O ERP, portanto, atende a todos os requisitos e desponta como a alternativa mais adequada para controlar as operações empresariais, facilitando, por exemplo, a correta gestão tributária do negócio.
O Areco ERP
O
Areco ERP é uma solução de gestão que
automatiza processos,
elimina retrabalho e
minimiza as chances de erro nas atividades cotidianas. Ao integrar departamentos e fornecer indicativos de desempenho geral e individualizado, o sistema garante
transparência,
efetividade e
segurança na tomada estratégica de decisões. O
Areco ERP é
multi-moedas, multi-empresas e
multi-idiomas, reunindo uma gama ampla de relatórios, telas gerenciais, suporte à auditoria em todas as telas e direitos de acesso para cada perfil de usuário.
As atualizações do software são automáticas e contemplam todas as Legislações Federais e Estaduais sem custos adicionais.
[:]