ABINFER), São Paulo é o maior polo de ferramentarias do país, acomodando cerca de mil empresas. No Brasil, a competitividade de mercado surge como uma das maiores preocupações entre os gestores do segmento. Portanto, focar em uma boa gestão de ferramentaria é o essencial para alavancar o crescimento e produtividade da sua empresa.
Mas, antes precisamos entender alguns conceitos básicos.
Para ler depois:
Logo, a mensagem é clara: a gestão de ferramentarias é complexa e desafiadora, mas pode ser vastamente potencializada. Para se posicionar ante à concorrência, invista em tecnologia de gestão! Quer saber como podemos ajudá-lo nesse desafio? Fale com um consultor! [inbound_forms id=”3677″ name=”Campanha integrada de marca – Fase 1″] [:]
[:pb]De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (O que é gestão de ferramentaria?
A gestão em si é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. Ou seja, é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Neste caso, a gestão de ferramentaria é a estratégia de controle, para maximizar a capacidade de utilização da ferramentaria, garantindo a qualidade e confiabilidade dos serviços executados, reduzindo significativamente o tempo e custo de uso, de modo a alcançar maior produtividade.Como fazer uma boa gestão de ferramentaria?
Para podermos ter uma gestão de ferramentaria adequada devemos nos atentar à algumas características, tais como:Analise o cenário
Estamos em um mundo que muda rapidamente e com grande intensidade. Isso tem grande influência sobre os negócios e nos cenários econômico-financeiros. Cada vez mais é necessário que as empresas estejam atentas a essas mudanças, sejam elas no comportamento dos consumidores, econômicas ou governamentais, ou até mesmo concorrenciais. As organizações precisam analisar detalhadamente o seu posicionamento neste cenário econômico, prever e prevenir que fatores negativos as influencia. Então, entenda e analise como a sua empresa está no momento, qual a quantidade de funcionários, clientes, material, capacidade produtiva, etc. Compreenda em qual patamar a sua empresa está e trace os seus objetivos e sua estratégia. A análise do futuro também é um instrumento muito importante para a gestão de uma empresa, ele cria previsão e situações futuras, explorando o ambiente e preparando a organização para possíveis problemas. Está é uma tarefa de suma importância para dar os primeiros passos em uma boa gestão de ferramentaria. Portanto, caso tenha dificuldades você pode utilizar a Análise SWOT.Análise SWOT
A Análise SWOT é a metodologia clássica e muito utilizada quando a questão é estudar cenários para planejamento estratégicos. A sigla é derivada no inglês e, em sua tradução, significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.Invista na capacitação profissional dos colaboradores
Uma das maneiras de ter sucesso no mercado é capacitar profissionais na sua empresa. Quando você oferece um bom treinamento, melhora a produtividade, potencializa o atendimento dos clientes e aumenta a produtividade, fazendo assim também diminuir os erros. Por isso, é importante pensar na capacitação como uma maneira de valorizar seus colaboradores e fazer com que eles cresçam na sua organização ao ponto de se tornarem grandes profissionais. Invista em treinamentos, workshops, foque no trabalho em equipe e nunca se esqueça de valorizar os seus colaboradores.Invista em infraestrutura
As empresas que mais têm se destacado no mercado contemporâneo são justamente aquelas que vêm investindo em infraestrutura — o que não chega a ser surpreendente, considerando a natureza das ferramentarias. A compra de equipamentos modernos, capazes de produzir itens que antes só podiam vir de importação, segue como uma das apostas gerenciais para resultados mais consistentes. Diante disso, não seria equivocado pontuar a necessidade de modernização da fábrica como uma das recomendações mais importantes aos negócios do setor.Otimize a operação durante a gestão de ferramentaria
As rotinas produtivas de empresas de ferramentaria devem seguir padrões bastante específicos. E não é para menos: qualquer desvio, ainda que pequeno, pode acarretar sérios prejuízos — de desperdício de matéria-prima a falhas de qualidade que inviabilizem a comercialização de determinada peça. Por isso, a missão de otimizar a operação, tornando-a cada vez mais eficiente, deve ser uma das prioridades do gestor. A preocupação com a análise de apontamentos, bem como o acompanhamento dos relatórios de qualidade são algumas das atividades de uma boa gestão de ferramentaria. O resultado de uma operação otimizada pode ser sentido já no curto prazo, economizando recursos humanos, físicos e financeiros. Assim, melhorado a produtividade do negócio.Integre os processos
Dados descentralizados e dificuldade no acesso às informações — culminando em processos mais demorados e passíveis de falhas — são dois dos problemas causados pela falta de integração nas rotinas da empresa. Em ferramentarias, assim como em empresas operando em diferentes segmentos de atuação, é essencial que os processos sejam sinérgicos e eliminem o retrabalho envolvido na operação. É preciso, por exemplo, que o Comercial verifique a disponibilidade para a produção de itens sob medida. Da mesma forma, é fundamental que a Produção cheque a estocagem de insumos antes de formatar o planejamento de entregas.Para ler depois:
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