O cotidiano dos gestores é desafiador, dinâmico e atribulado. No dia a dia da operação, as demandas são diversas e estão geralmente associadas a outras áreas do negócio. A todo momento, precisam de atenção e exigem uma decisão. Para ser um gestor melhor, é preciso dominar técnicas e ferramentas capazes de potencializar os resultados da empresa.
O conhecimento, quando aliado a recursos eficazes e transparentes, motiva e fortalece a performance gerencial.
[:pb]Gestão completa
Gerenciamento estratégico é o planejamento, monitoramento, análise e avaliação contínuos de todas as necessidades que uma organização precisa para atingir suas metas e objetivos, assim mudanças nos ambientes de negócios exigirão que as organizações avaliem constantemente suas estratégias de sucesso. O processo de gerenciamento estratégico ajuda as organizações a fazer um balanço de sua situação atual porque traça estratégias, implanta e analisa a eficácia das estratégias de gerenciamento implementadas. A maioria das empresas possui planos ambiciosos de crescimento. Em uma pesquisa realizada por Chris Zook e James Allen relatam que entre 1988 e 1998, sete em cada oito empresas em uma amostra global de 1.854 grandes corporações não conseguiram alcançar um crescimento lucrativo. Ou seja, essas empresas não foram capazes de proporcionar um crescimento real anual de 5,5% nas receitas e ganhos enquanto obtinham seu custo de capital (um obstáculo bastante modesto). No entanto, 90% das empresas no estudo desenvolveram planos estratégicos detalhados com metas muito mais altas. Por que existe uma lacuna tão persistente entre ambição e desempenho? A diferença surge de uma desconexão na maioria das empresas entre a formulação e a execução da estratégia. Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard revela que, em média, 95% dos funcionários de uma empresa desconhecem ou não entendem sua estratégia. Se os funcionários mais próximos dos clientes e que operam processos que criam valor desconhecem a estratégia, eles certamente não poderão ajudar a organização a implementá-la de forma efetiva. É claro, a estratégia não precisa basear-se em apenas pessoas-chave da organização entenderem sobre ela. Empresas que alcançaram avanços de desempenho, adotaram o Balanced Scorecard e suas ferramentas associadas para ajudá-las a comunicar melhor a estratégia aos seus colaboradores e a orientar e monitorar a execução dessa estratégia.As empresas que foram estudadas reconheceram que a execução eficaz da estratégia requer a comunicação corporativa:
- Garantir que os planos de nível corporativo sejam traduzidos para as unidades e departamentos;
- Executar iniciativas estratégicas para cumprir o objetivo;
- Alinhar os planos de desenvolvimento de competências dos funcionários e suas metas e incentivos pessoais com os objetivos estratégicos.
Benefícios de realizar a gestão completa
Um processo de gerenciamento estratégico ajuda uma organização e sua liderança a pensar e planejar a curto e a longo prazo, cumprindo a principal responsabilidade de um processo administrativo. O gerenciamento estratégico define a direção para a organização e para seus colaboradores. Ao contrário dos planos estratégicos únicos, o gerenciamento estratégico eficaz continuamente planeja, monitora e testa as atividades de uma organização, o que resulta em uma maior eficiência operacional, participação de mercado e lucratividade. O gerenciamento estratégico é baseado no entendimento claro de uma organização de sua missão; sua visão de onde quer estar no futuro; e os valores que guiarão suas ações. O processo requer um compromisso com o planejamento estratégico, um subconjunto de gerenciamento de negócios que envolve a capacidade de uma organização de definir metas de curto e longo prazo. O planejamento estratégico também inclui o planejamento de decisões estratégicas, atividades e alocação de recursos necessários para atingir esses objetivos. Ter um processo definido para gerenciar as estratégias de uma instituição ajudará as organizações a tomar decisões lógicas e desenvolver novos objetivos de maneira rápida, a fim de acompanhar o ritmo da evolução da tecnologia, das condições de mercado e de negócios. O gerenciamento estratégico pode, portanto, ajudar uma organização a obter vantagem competitiva, melhorar a participação de mercado e planejar seu futuro.Cinco etapas do processo de gestão completa
Em geral, o processo geralmente inclui cinco fases:- Avaliar a direção estratégica atual da organização;
- Identificar e analisar pontos fortes e fracos internos e externos;
- Formular planos de ação;
- Execução de planos de ação;
- Avaliar em que grau os planos de ação foram bem-sucedidos e fazer alterações quando os resultados desejados não estiverem de acordo com o objetivo final.
Tipos de estratégias de gestão completa
Os tipos de estratégias de gerenciamento estratégico mudaram ao longo do tempo. A gestão estratégica tem suas raízes nas décadas de 1950 e 1960. Pensadores de destaque no campo incluem Peter Drucker, referido como o pai fundador dos estudos de administração. Entre suas contribuições, estava a ideia de que o objetivo de uma empresa é criar um cliente, e o que o cliente determina o que é uma empresa, pois a principal tarefa da gerência é reunir os recursos e permitir que os colaboradores atendam com eficiência às necessidades e preferências dos clientes de maneira evolutiva. Na década de 1980, Theodore Levitt, professor de Harvard chamado, desenvolveu uma estratégia diferente com foco no cliente. Essa estratégia baseava-se em criar um produto de alta qualidade para garantir o sucesso. Competência distinta, um termo introduzido em 1957 pelo estudioso de sociologia e direito Philip Selznick, enfocou a ideia de competências essenciais e vantagem competitiva na teoria da gestão estratégica. Isso permitiu a criação de estruturas para avaliar os pontos fortes e fracos de uma organização em relação às ameaças e oportunidades em seu ambiente externo: Análise SWOT. O cientista canadense de administração Henry Mintzberg concluiu que o processo estratégico de administração poderia ser mais dinâmico e menos previsível do que pensavam os teóricos da administração. Por isso, ele argumentou que “o campo da gestão estratégica não pode se dar ao luxo de confiar em uma única definição de estratégia”. Em vez disso, ele esboçou cinco definições de estratégia e suas inter-relações.Acompanhe as cinco definições da estratégia:
- Plano (plan): Estratégia como um curso de ação planejado para lidar com uma situação;
- Estratagema (ploy): Estratégia que estabelece um meio para superar um concorrente, que também pode fazer parte de um plano;
- Padrão (pattern): Estratégia decorrente da consistência do processo ou do comportamento dos colaboradores e que pode ser independente de um plano;
- Posição (position): Estratégia como medição ou combinação entre a organização e o ambiente. Pode ser compatível com qualquer ou todos os “Ps”;
- Perspectiva (perspective): Estratégia como um conceito de percepção de mercado. Por exemplo, estratégia agressiva versus estratégia tardia. Pode ser compatível com qualquer um ou todos os Ps.
Análise SWOT
A Análise SWOT é uma parte essencial de qualquer planejamento ou análise de negócios. SWOT vem do termo inglês que significa pontos fortes (strengths), fracos (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Pontos fortes e fracos são fatores internos e oportunidades e ameaças são fatores externos. Um diagrama SWOT analisa um projeto ou empreendimento, concentrando-se em cada um desses fatores. Geralmente consiste em quatro caixas, uma para cada área, mas a forma exata pode variar dependendo do design. Os diagramas SWOT podem ser especialmente úteis ao tentar decidir se você deve ou não embarcar em um determinado empreendimento ou estratégia visualizando os prós e os contras. Ao descrever claramente todos os aspectos positivos e negativos de um projeto, a análise SWOT facilita a decisão de avançar ou não.Como fazer uma análise SWOT
- Determine o objetivo. Decida um projeto ou uma estratégia importante, analise e coloque como título da página;
- Crie uma grade. Desenhe um quadrado grande e depois divida-o em quatro quadrados menores;
- Rotule cada caixa. Escreva a palavra “Pontos fortes” dentro da caixa superior esquerda. “Fraquezas” na caixa superior direita. “Oportunidades” na caixa inferior esquerda. “Ameaças” na caixa inferior direita. Como são títulos, eles devem ser diferenciados do restante do texto usando cores ou tamanho da fonte.
- Adicione pontos fortes e fracos. Adicione fatores que afetam o projeto às caixas aplicáveis. Os componentes de uma análise SWOT podem ser qualitativos e anedóticos, além de serem quantitativos e empíricos. Os fatores geralmente são listados em forma de tópicos.
- Tire conclusões. Analise o diagrama SWOT finalizado. Observe se os resultados positivos superam os negativos. Se sim, pode ser uma boa hora para definir o objetivo. Caso contrário, talvez seja necessário fazer ajustes ou o plano deve ser simplesmente abandonado.
José Alberto Martins Miranda
Sou concluinte de MBA em Logística na Univ. Católica do Salvador e iniciarei o Mestrado em Logística .
Gostaria de ver abordados temas sobre armazenento, distribuição e sobretudo transportes.