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Sabemos que em suma as empresas são focadas em vender os seus produtos e serviços, mas hoje em dia, em um mercado cada vez mais competitivo somente focar nas vendas não é o suficiente, as vezes, nem para manter as operações da empresas em dia. Portanto, o ideal seria partir para uma estratégia de vendas eficaz que fará a sua empresa alavancar os resultados.
Mesmo tendo uma base de clientes forte, muitas empresas ainda sentem dificuldade em conseguir aumentar as suas vendas, alcançar novos patamares, e como dito anteriormente isso não é possível, atualmente, sem adotar a uma estratégia de vendas realmente eficaz.
Para isso, elaboramos algumas etapas para você, que esta passando por esta dificuldade também, conseguir alavancar os resultados com uma estratégia de vendas eficaz.
Mas antes, temos que entender:
O que é uma estratégia de vendas?
A estratégia de vendas é, basicamente, um plano detalhado das melhores táticas, técnicas, ideias e processos que são estabelecidos pelos gestores da empresa para aumentar as vendas e receitas e também construir a marca.
Dessa forma, ela pode contar com etapas e processos, como:
- pesquisa e qualificação de leads;
- e-mail marketing;
- marketing de conteúdo;
- marketing digital;
- entre outros.
Atenção! Estratégia de vendas é diferente de estratégia de marketing!
O marketing está mais focado em construir, divulgar e manter o nome da empresa na mente dos consumidores, conquistar novos clientes por meio de estratégias específicas e até despertar novamente o interesse pela sua marca.
A estratégia de vendas diz mais sobre todo o seu processo comercial e como você realmente faz e efetiva a venda do seu produto ou serviço.
Etapas para estabelecer uma estratégia de vendas eficaz
Estabeleça objetivos claros
É fundamental que sejam expostas as perspectivas e objetivos com clareza e transparência para todos os colaboradores. Especialmente para os mais envolvidos com as vendas, como o departamento comercial. Desta forma, os profissionais certamente estarão mais engajados para realizar as conquistas projetadas pelos gestores da organização.
Motive e treine seus colaboradores
Fique atendo! Equipes motivadas e bem treinadas obtêm resultados de produtividade muito mais elevados.
Ter um ambiente de trabalho dinâmico e colaborativo entre os colaboradores também é muito importante. Isso faz com que eles fiquem mais motivados e atinjam melhores resultados.
Então, invista tempo e dinheiro em treinamentos e capacitação. Não faltam opções para treinar os colaboradores, sendo que uma das principais é por investir em cursos e certificações. Atualmente, existem muitos cursos online, até gratuitos, com certificados que capacitam os seus colaboradores.
Crie e revise processos internos e comerciais
Um dos fatores mais cruciais e importantes para determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa é a estruturação dos processos.
Manter os processos internos otimizados e alinhados entre si é essencial e deve ser levado a sério pelos gestores. Então, assim não terão surpresas desagradáveis no futuro, como erros ou gargalos.
Entenda, é preciso ter foco! Sendo assim, quanto mais desorganizados forem os processos internos, menos tempo você e seus colaboradores terão para se concentrar nas tarefas mais importantes, como a missão de vender. Atrasos e falta de organização podem refletir negativamente na venda, fazendo que o possível cliente se sinta desmotivado na decisão final de compra.
Portanto, se a sua empresa ainda não conta com processos internos e comerciais, esta é a hora de fazer isso. Caso já tenha, vale a pena revisar o que pode ser aprimorado para ganhar tempo, reduzir custos e persuadir os clientes com mais eficiência.
Conheça o público-alvo e sua persona para sua estratégia de vendas
Cada tipo de consumidor demanda uma espécie determinada de abordagem e direcionamento. O processo de vendas sempre será mais efetivo quando modelado de acordo com as necessidades e os anseios do público-alvo. Sendo assim, fique de olho no perfil do seu cliente para que sua força de vendas esteja constantemente alinhada às preferências do consumidor em relação a seus produtos e/ou serviços.
Além disso, é essencial também conhecer a fundo a sua persona (persona é um perfil fictício e mais específico, que é baseado em dados de clientes reais que representa o cliente ideal de uma empresa), a pessoa para quem você deseja vender. Assim, todas as suas ações de marketing e vendas serão bem direcionadas e mais eficazes.
Estude a concorrência
Além de preocupar-se com seus clientes, acompanhe seus concorrentes! Para se manter competitivo, é importante monitorar qual é a proposta de valor oferecida por empresas do mesmo segmento, estudando qual o melhor posicionamento diante de produtos ou serviços semelhantes. Sendo assim, conhecer o que seus concorrentes têm de melhor e pior é muito relevante para definir estratégias e encontrar diferenciais.
Portanto, a partir de um acompanhamento consistente e periódico podem nascer oportunidades de desenvolvimento ainda não identificadas pela concorrência. Certifique-se de não perder o timing!
Defina metas
Cada profissional da equipe deve responder por sua meta individual e trabalhar para atingir aquelas que são coletivas e refletem a operação geral da área. Portanto, direcionando-se por uma expectativa transparente, os profissionais tendem a entregar resultados mais expressivos, pois sabem exatamente pelo que serão cobrados.
Invista em ferramentas de tecnologia
Para conferir mais agilidade e segurança ao processo comercial, agregando rapidez à submissão de pedidos e eliminando o retrabalho de seus representantes, não negligencie a tecnologia. Sendo assim, é fundamental contar com recursos que facilitem as operações cotidianas e garantam que os dados transmitidos sejam confiáveis e estejam disponíveis, o mais rápido possível, aos outros setores da empresa.
Então, para isso podemos contar com o Areco MobSales. Ele é uma ferramente ideal para otimização e automatização de processos de venda, como orçamentos e pedidos. O aplicativo funciona em dispositivos Android, como tablets e smarphones. Além disso, ele também pode trabalhar offline e assim que for conectado a internet é feito um backup automático dos dados.
Com certeza o Areco MobSales será seu aliado essencial para sua estratégia de vendas.
Tem alguma dúvida sobre o Areco MobSales ou estratégia de vendas? Entre em contato com um de nosso especialistas e agende uma consultoria gratuita!
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Guilherme Silva
Texto muito bom!