[:pb]O desafio de melhorar resultados é constante, independentemente do porte da empresa. Nas últimas décadas, com o fortalecimento da internet, uma nova ferramenta surgiu como opção viável para ampliar o alcance das operações empresariais e, assim, aumentar vendas e gerar mais receita. O e-commerce! O e-commerce, ou loja virtual, está mais acessível do que nunca, servindo ao propósito de aproximar o consumidor do produto ou serviço, oferecendo o que ele procura no exato momento em que precisa, tudo isso de forma online, rápida e segura.

O que é e-commerce?

E-commerce ou comércio eletrônico é um tipo de comércio onde as compras são realizadas pela internet, via dispositivos e plataformas eletrônicas, como: computadores, tablets e celulares. Hoje em dia muitas pessoas ainda não sabem a definição correta do e-commerce e confundem com lojas virtuais. Como dissemos acima, o e-commerce é como se fosse a plataforma onde é disponibilizado a loja virtual. Já a loja virtual, um canal de venda desta mesma plataforma. Além das lojas virtuais, esse tipo de comércio pode contar com diversos outros canais de vendas, como:

Canais de vendas 

Marketplace

Vamos pensar que o marketplace é como um shopping. As lojas se hospedam em um site ou plataforma e dispõem todos os seus produtos para que os visitantes vejam e comprem. Por ser como um shopping, neste mesmo canal haverá vários outros concorrentes fazendo a mesma coisa que você, portanto se diferenciar se torna ainda mais essencial para efetivar mais vendas. Alguns exemplos de marketplaces são: Mercado Livre, Submarino e SkyHub.

Redes Sociais

Sabemos que hoje em dia as redes sociais possuem enorme influência nas pessoas, principalmente em consumidores na hora de fazer uma compra. Por ser uma rede social ela conta com o fácil acesso a informações passadas por outras pessoas, como: experiências, gostos, sugestões, dicas, reclamações, etc. Então, fica claro que é importantíssimo focar ainda mais nos seus consumidores caso opte pela rede social como canal de venda. Para utilizar é bem simples, basta você ter uma página da sua empresa onde pode ofertar seus produtos lá mesmo, como por exemplo, lojas de roupas, onde publicam diariamente suas peças para que todos os potenciais clientes vejam e, possivelmente, façam a compra. O próprio Facebook conta com seu marketplace. Vale salientar que cerca de 62% dos compradores online buscam indicações nas Redes Sociais e sites de buscas antes de comprar algum produto. Sendo que 83% dos usuários que procuram informações confiam na opinião dos outros consumidores. Fique atento!

E-mail Marketing

O e-mail marketing é um poderoso canal de venda para o seu e-commerce. Através de segmentações que buscam distinguir perfil e interesses dos clientes, é possível oferecer produtos de acordo com seu desejo de compra. Pensar no preço também é essencial para obter sucesso na estratégia do seu e-commerce. Pensando nisso, desenvolvemos os conteúdos abaixo, basta clicar nas imagens: Preço de Produto e Serviço: como acertar?         Estrategia de preços        

Como surgiu?

Antigamente o único jeito de fazer compras era de forma física, indo as lojas, mercados, etc. Com o tempo, em meados de 1985, o comércio por telefone e catalogo começou a surgir e funcionava quase da mesma forma que o e-commerce: as pessoas faziam os pedidos dos produtos e esperavam receber em suas casas. Portanto, somente em 1990, com a popularização da internet, que o e-commerce começou a funcionar da forma que conhecemos hoje. Com o passar dos anos, essa necessidade só foi aumentando. A demanda do consumo rápido e fácil aliado a falta de tempo hábil para comprar, exigiu que houvesse uma alternativa online, que é muito mais eficaz para esses tipos de consumidores. A partir de 1995, o comércio eletrônico deixou de ser tendência e se tornou uma realidade. Nos últimos anos seu desenvolvimento tem crescido em todo o mundo e ajudado empresas a fidelizarem seus clientes ainda mais.

Como funciona o e-commerce?

O processo é simples, os produtos estão dispostos em páginas, que funcionam como se fossem vitrines. Lá, fotos dos produtos e vídeos são comuns. Também são apresentadas as especificações técnicas e características dos produtos como peso, dimensões e preço. Sendo assim, o cliente pode adicionar um produto ao carrinho e continuar comprando ou seguir para o pagamento. Na hora de pagar, ele deve fazer um breve cadastro ou fornecer informações básicas, como nome, CPF, RG e endereço de entrega. Dependendo da empresa que está vendendo e do local da entrega há a cobrança de frete, que é incluída à parte do preço. A escolha da forma de pagamento vem logo em seguida. Ao optar pelo cartão de crédito ou débito, as informações são transmitidas por uma rede segura, evitando fraudes. Depois, o consumidor só precisa esperar para receber o produto no endereço selecionado. Confira nosso infográfico com algumas dicas sobre o gerenciamento de um e-commerce: e-commerce

Por que investir no e-commerce?

Para começar a responder essa pergunta, vamos pensar na seguinte informação, que foi levantada pela Ebit | Nielsen, empresa global de mensuração e análise de dados.

E-commerce brasileiro faturou R$ 61,9 bilhões em 2019, com crescimento de 16,3% em comparação a 2018.

Conseguimos entender que o ramo está em constante crescimento e as empresas cada vez mais aderindo a ele. Essa é realmente a tendência daqui para frente, o mercado sempre estará em constante desenvolvimento e evolução, ainda mais com a transformação tecnológica que traz ferramentas, como o e-commerce, para agregar às rotinas de sua empresa, assim gerando mais lucro e produtividade. Então, por que não aproveitar essa oportunidade no seu negócio? Além de ter um custo baixíssimo para execução, o retorno é muito vantajoso. De acordo com um levantamento da WorldPlay, o brasileiro gasta aproximadamente 27% de sua renda mensal em compras pela internet, o que torna o lançamento de uma loja virtual uma ótima chance de melhorar o faturamento da empresa, indo além das operações tradicionais. Mas fique atento: para competir neste mercado, é preciso contar com um bom planejamento e uma consistente estruturação, garantindo que a experiência do consumidor – e a acuidade do gestor, nos bastidores da compra – seja a melhor possível. Quer saber mais sobre e-commerce e como ele pode te ajudar a vender mais? Entre em contato com um de nossos especialistas e agende uma consultoria gratuita! [inbound_forms id=”3677″ name=”Campanha integrada de marca – Fase 1″][:pt]O desafio de melhorar resultados é constante, independentemente do porte da empresa. Nas últimas décadas, com o fortalecimento da internet, uma nova ferramenta despontou como opção viável para ampliar o alcance das operações empresariais e, assim, aumentar vendas e gerar mais receita. O e-Commerce, ou loja virtual, está mais acessível do que nunca, servindo ao propósito de aproximar o consumidor do produto ou serviço, oferecendo o que ele procura no exato momento em que precisa. Em 2015, o faturamento do comércio eletrônico foi de R$ 41,3 bilhões – um aumento de 15,3% em relação ao ano anterior. A expressividade dos números reflete o sucesso da empreitada: a expansão dos canais de venda, beneficiados pela comodidade da internet (funcionando 24h por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano), conquista os consumidores e amplifica o desempenho das empresas. grafico-ecommerce
    Fonte: E-bit Informação (www.ebit.com.br)
Por que não aproveitar essa oportunidade no seu negócio? De acordo com um levantamento da WorldPlay, o brasileiro gasta aproximadamente 27% de sua renda mensal em compras pela internet, o que torna o lançamento de uma loja virtual uma ótima chance de melhorar o faturamento da empresa, indo além das operações tradicionais. Mas fique atento: para competir neste mercado, é preciso contar com um bom planejamento e uma consistente estruturação, garantindo que a experiência do consumidor – e a acuidade do gestor, nos bastidores da compra – seja a melhor possível. Para entender quais são as possibilidades do e-Commerce e quais as melhores ferramentas para potencializar a sua loja virtual, ampliando seus canais de venda e garantindo retornos consistentes, confira nosso infográfico!   cta-info-e-commerce      [:]

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