[:pb]Ao abrirmos um e-commerce conseguimos obter diversas vantagens para nossa empresa. Além de não exigir espaço físico, os custos com as operações são muito reduzidos. Mas, fique atento! Não é por isso que ele não demanda uma gestão eficaz e otimizada, como em qualquer empresa que visa alta performance.
Com o avanço da tecnologia, várias ferramentas surgiram para auxiliar nesse processo de gestão. Desde ferramentas para administração do negócio até para o controle financeiro.
Antes de começar a leitura, sugiro que confira nosso artigo que te dará uma base de estudos sobre o e-commerce.
Basta clicar na imagem abaixo:
Ferramentas para otimização do e-commerce
Como dissemos anteriormente, existem diversas ferramentas no mercado que podem te auxiliar, caso opte pela implantação de um e-commerce na sua empresa.
Vejamos a seguir:
Planejamento
As ferramentas para planejamento permitem a organização da sua loja virtual e até a sua estrutura física externa. Elas são ideais para quem está na fase inicial de implantação do e-commerce.
No mercado existem várias opções, e o
Business Model Canvas pode ser um ótimo aliado nessa jornada. Ele auxilia a empresa a criar um planejamento estratégico da infraestrutura física, das finanças, dos produtos a serem comercializados e do público-alvo. Sendo assim, tendo um planejamento físico adequado e otimizado o digital também será.
Outra opção também é elaborar um
plano de negócios para e-commerce. Com ele você consegue organizar a cultura da sua empresa e as informações gerais do negócio. Ele também permite realizar uma análise de mercado, um plano de marketing, um plano operacional e um plano financeiro. Além disso, ele pode ajudar você a prever cenários futuros e a fazer avaliações estratégicas.
Plataformas de e-commerce
A plataforma de e-commerce funciona como um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet. Através da plataforma de e-commerce você pode incluir produtos com seus preços e respectivo estoque, incluir meios de pagamento, gerenciar o envio e frete dos pedidos e analisar relatórios estratégicos para a sua loja virtual.
No entanto, existem diversas plataformas disponíveis no mercado, como por exemplo o Magento.
O
Magento, software da Adobe, é uma plataforma muito flexível e completa para quem visa grandes negócios. Ela se destaca por ter muitas funcionalidades essenciais para o negócio e trabalhar focado na segurança das informações.
O
Woo-Commerce também pode ser seu aliado eficaz como plataforma. Ele funciona como um plugin que roda no WordPress. O Woo-Commerce lida facilmente com todos os recursos básicos, de publicar itens para venda até os processamentos de pagamentos. Ele é uma plataforma mais básica, voltada para todos os negócios, mas é facilmente personalizada com extensões, tornando-o muito customizável.
Divulgação
As ferramentas de divulgação servem para expor a loja virtual e os seus produtos diretamente ao público-alvo, e deve ser feita juntamente com as ferramentas de marketing da sua empresa.
Podemos utilizar, por exemplo, o
e-mail marketing, onde você consegue enviar emails para uma grande base de clientes ou leads, criando a sua segmentação por interesses. Lá você pode mandar, por exemplo, seu catálogo de produtos, ofertas, entre outros.
Outra ferramenta importantíssima, ainda mais ultimamente, são as
redes sociais. Além de serem gratuitas, o alcance delas pode ser muito significativos. Existem diversas redes sociais que podem ser utilizadas para a divulgação, basta entender quais são as suas especificidades e quais mais se encaixam nas suas necessidades.
Dica: trace uma estratégia eficaz com o seu time de marketing digital para obter sucesso nessa etapa.
Logística
As ferramentas de logística lhe ajudam a entregar os produtos com mais qualidade. Por exemplo, a
Log+ é um serviço dos Correios com várias soluções para a logística de um e-commerce. Você fecha um contrato com a empresa e ela realiza a coleta, recebimento, armazenamento, preparação e entrega dos seus produtos para seus clientes, tornando o processo muito mais otimizado e prático.
Análise
As ferramentas de análise são uma mão na roda para quem visa a otimização do e-commerce. Neste caso podemos contar com um aliado que, atualmente, se torna indispensável para vários processos da sua empresa.
O
sistema ERP centraliza todas as informações e dados de todos os setores de compras, estoque, faturamento, logística, atendimento e outras operações do seu negócio. Com isso, você pode visualizar acessos, vendas e outros dados, assim otimizando as operações.
O sistema ERP e a otimização do e-commerce
Para facilitar a administração consistente do negócio, assegurando que seja lucrativo e duradouro, é necessário priorizar as operações integradas, valorizando as atividades essenciais do negócio. É preciso catalogar clientes qualificadamente, acompanhar pedidos, controlar estoques e pontos de ressuprimento, efetivar as compras, emitir notas e controlar operações financeiras, fiscais e contábeis, por exemplo.
O ERP, ao influenciar direta e positivamente na gestão de toda a rotina empresarial, condensa dados sobre produtos, preços, imagens e outros detalhes, que são transferidos automaticamente para o sistema de e-commerce. Caso não haja o suporte de um sistema integrado, dependendo do volume de itens e transações, o retrabalho poderá ser lento e grande e as chances de erro serão ainda maiores.
Pensando nisso, a Areco desenvolveu o
Areco HUB.
O Areco HUB
O Areco HUB é uma ferramenta especializada na integração do seu e-commerce com o Areco ERP. Isso significa que todas as informações dos seus produtos no seu ERP são automaticamente transferidas para o Areco HUB e por fim para o seu e-commerce. Como por exemplo: preços, especificações, imagens, etc.
Com nossa ferramenta você cataloga as vendas e movimentos financeiros do ERP, sem qualquer retrabalho ou redigitação. Ao emitir sua nota fiscal de venda, ela automaticamente irá para o Areco HUB e dele para o canal que realizou a venda. Sem qualquer interferência humana. Tudo isso em um ambiente integrado, com todos os benefícios do Areco ERP.
Quer saber mais sobre como o Areco HUB pode ser uma ferramenta essencial para a otimização do seu e-commerce? Então, faça o download gratuito de sua apresentação!
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[:pt]Uma loja virtual tem muitas vantagens, como, por exemplo: não exigir espaço físico voltado à recepção de clientes (o que geralmente incide em altos custos de aluguel) e ainda ir ao encontro das necessidades do consumidor moderno, funcionando 24h por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Mas, apesar dos benefícios, é preciso estar atento:
as operações online requerem planejamento e intenso controle gerencial. Do contrário, a experiência do usuário pode ser negativa e comprometer a perenidade da empresa.
Para facilitar a administração consistente do negócio, assegurando que seja lucrativo e duradouro, é necessário priorizar operações integradas, valorizando atividades que extrapolem o contexto da venda: é preciso, por exemplo,
catalogar clientes qualificadamente, acompanhar pedidos, controlar estoques e pontos de ressuprimento, efetivar compras, emitir notas e controlar operações financeiras, fiscais e contábeis – sempre informando o cliente do status da transação. São, portanto, procedimentos essenciais e que devem ser aglutinados em apenas um sistema de gestão, o ERP.
O ERP, ao influenciar direta e positivamente na gestão de toda a rotina empresarial, condensa dados sobre produtos, preços, imagens e outros detalhes, que são transferidos automaticamente para o sistema de e-Commerce. Caso não haja o suporte de um sistema integrado, a depender do volume de itens e transações, o retrabalho é lento e grande – e as chances de erro são ainda maiores.
Com vistas à simplificação de processos, à integração com base única de dados e transações, à transparência das operações e à alta performance empresarial, a Areco desenvolveu o
Areco e-Commerce, que se integra totalmente ao
Areco ERP e dispensa retrabalhos e digitações adicionais. A integração automática, por sua vez, garante transparência na gestão (de engenharia, marketing, estoques, compras, custos, preços e logística, por exemplo) e agilidade na operação, lançando itens para a venda tão logo sejam adicionados ao sistema ERP. Tão simples quanto inserir um item de lista de preço!
INFOGRÁFICO: saiba quais são as quatro operações essenciais de uma loja virtual e qual é a melhor maneira de integrá-las.
Imagine ter que catalogar 1.000 itens duas vezes?
Elimine o retrabalho e otimize os recursos (financeiros e humanos) ao optar por uma solução inteligente, integrada e transparente: o Areco e-Commerce.
Conheça os diferenciais do
Areco e-Commerce, completamente integrado ao
Areco ERP, e veja como simplificar suas operações, maximizando os resultados da sua loja virtual.[:]
Bruno Camargos
Muito bom o texto! De fato a estratégia é pensar nas vendas online e offlline. Não dá mais para pensar num negócio que desconsidere estar na web com uma loja virtual.
Esse tem sido nosso desafio mostrando essa visão para nossos clientes.