[:pb]Se houve um tempo que os estoques eram tratados com certa displicência — sendo até mesmo encarados como um capital congelado, ao invés de um valioso reduto de investimentos —, a realidade nos dias atuais é bem diferente.
Nas empresas modernas, os líderes da administração há algum tempo já estão convictos de que a curva ABC na gestão de estoques é uma atividade vastamente estratégica, cuja excelência na execução pode determinar a perenidade da operação e a lucratividade do negócio.
Neste contexto, a busca por ferramentas e mecanismos capazes de potencializar o controle das atividades de armazenamento, impulsionando ganhos e minimizando prejuízos, endossa o fortalecimento das metodologias e dos indicadores referentes às práticas mais eficazes de gestão — é o caso, por exemplo, da curva ABC.
O que é Curva ABC?
A curva ABC é um método utilizado para classificar os itens de estoque de uma empresa em três categorias – A, B e C, com base em seu valor para a empresa. Os itens A são os mais importantes em termos de valor que agregam à empresa, enquanto os itens C são os menos valiosos. O objetivo da análise de estoque com a curva ABC é ajudar os gestores a concentrar seu tempo em seus produtos mais valiosos /importantes e adaptar suas
políticas de controle de estoque.
As três classificações usadas na análise ABC:
Em um depósito, existem vários itens estocados e cada um deles possui um valor diferente. Uma maneira de diferenciar produtos com base em seu valor é segmentá-los em categorias (A, B e C).
Como existem muitas maneiras de definir o valor, essa classificação pode ser baseada em vários critérios, incluindo receita de vendas anual, margem de lucro média, volume de vendas anual ou valor de consumo anual.
- Os itens de classificação A são muito importantes e, normalmente, eles têm um valor alto ou são vendidos em grandes volumes.
- Os itens de classificação B são importantes, mas menos importantes do que os itens A e mais importantes do que os itens C. Estes são normalmente de nível médio em valor de estoque e demanda.
- Os itens de classificação C são menos importantes, comparado as duas categorias anteriores A e B, pois normalmente possui um baixo valor de estoque.
Na prática a classificação representa as porcentagens abaixo:
- A: produtos de alto valor (consumo ou demanda) e que correspondem a 80% das vendas totais;
- B: produtos de valor médio (consumo ou demanda) e que respondem por 15% do faturamento;
- C: produtos de baixo valor (consumo ou demanda) e que são responsáveis por 5% das transações de venda.
Por que a Curva ABC é um bom indicador?
A curva ABC definitivamente é um bom indicador, pois categoriza o estoque, distinguindo com clareza quais são os itens mais importantes da empresa, bem como prever a demanda de forma eficaz. Dessa forma, imediatamente você saberá quais produtos devem ser comprados por um preço mais baixo, e com quais fornecedores desses produtos, devem ser negociados para reduzir seus preços para que possam maximizar sua margem de lucro. Além de proteger os seus ativos, reduzir a falta de estoque e diminuir os custos com compras desnecessárias.
Qual ferramenta utilizar para a gestão de estoque?
A curva ABC para ser eficaz, precisa ser monitorada frequentemente, por isso é essencial um software de gestão. Sendo assim, irá automatizar o processo, afim de evitar que os cálculos fiquem desatualizados e impedirá que os produtos se movam rapidamente entre as categorias à medida que as vendas aumentam e diminuem.
Ao automatizar o seu processo de classificação de estoque, você terá a certeza da atualização e das reclassificações que ocorrem diariamente, para que os produtos sejam sempre gerenciados de acordo com a política de estoque mais relevante.
Aqui na Na Areco um dos nossos clientes, Valinhos Home Care, fala sobre a
evolução que o ERP trouxe para o seu estoque, que foi o principal departamento positivamente impactado pela implantação do nosso sistema, que facilitou operações como processos de importação, mapa de compras e ressuprimento automático.
Assista ao depoimento e veja, na íntegra, o que dizem os gestores da empresa:
Conclusão
Podemos afirmar que a curva ABC é um método pertinente às empresas que precisam gerenciar seus estoques com a missão de otimizar os recursos investidos. Ao automatizar a operação e simplificar os processos, agregando mais segurança ao manejo de dados e garantindo mais credibilidade às análises estratégicas.
Deseja melhorar a gestão do seu estoque e impulsionar os resultados do seu negócio? Fale com um consultor!
[inbound_forms id=”3677″ name=”Campanha integrada de marca – Fase 1″][:]