O desafio da contabilidade em empresas multinacionais
[:pb]No Brasil, as obrigações contábeis são extensas e bastante rigorosas. Operando sob uma legislação robusta e exigente, as empresas precisam estar alinhadas às normativas e aos prazos determinados para atendê-las, assegurando a conformidade das suas operações ante ao Fisco. Um estudo realizado pela Receita Federal apontou que as empresas brasileiras dispendem, por ano, cerca de 600 horas para calcular e pagar impostos e demais contribuições. Ou seja: são 25 dias de trabalho dedicados à gestão das obrigações contábeis e fiscais. Para auxiliar nas rotinas financeiras e tributárias, a tecnologia é a grande aliada das organizações contemporâneas. Além de conferir alta performance aos processos operacionais internos, os softwares de gestão também contribuem para que as empresas de contabilidade, responsáveis pelos fechamentos fiscais de seus clientes, possam obter informações seguras e detalhadas de forma rápida e simples.

A contabilidade em empresas multinacionais

Embora a realização de negócios a partir de vários locais possa ser um sinal de conquista, o gerenciamento de um negócio com várias localizações tem seus próprios desafios. O fenômeno se traduz em estresse significativo na mão de obra, recursos financeiros e gerenciamento de tempo para garantir um bom funcionamento dos negócios. É preciso um esforço extraordinário para alinhar as partes interessadas – divididas por nacionalidades, idiomas e culturas de trabalho – em direção ao objetivo comum do sucesso de uma organização. Manter livros de contabilidade de várias entidades espalhadas por diferentes locais e consolidá-los para uma apresentação coesa nem sempre é fácil, dadas as diferentes moedas, eles lidam com padrões contábeis conflitantes, práticas, regras e regulamentos diferentes. Os padrões contábeis abrangem tópicos como contabilização de estoques, depreciação, custos de pesquisa e desenvolvimento, imposto de renda, investimentos, ativos intangíveis e benefícios dos funcionários – todos computados de maneira diferente em diferentes jurisdições. Aqui estão alguns dos principais desafios relacionados à contabilidade enfrentados pelas empresas multinacionais em todo o mundo e como eles estão enfrentando:

Regulamentos locais diferentes para cada país:

Os princípios contábeis geralmente aceitos variam de um país para outro. Não existe um único padrão de relatório universalmente aceito. Os regulamentos relacionados à contabilidade, questões jurídicas, tributação etc. variam para quase todos os países do mundo, o que afeta a contabilidade e até a lucratividade de uma empresa que opera em diferentes geografias. Com novas realidades empresariais complexas emergentes, há mudanças frequentes nesses regulamentos que devem ser incorporadas para permanecer no lado direito da lei. É extremamente importante acompanhar as alterações nos regulamentos para garantir que as demonstrações financeiras de uma corporação espalhada em diferentes locais estejam em ordem adequada.

Consolidação de entidades em um grupo

As contas de cada entidade individual precisam ser mantidas de acordo com as regras e padrões contábeis do país de operações. No entanto, dadas as flutuações contínuas nas diferentes taxas de câmbio, é importante garantir a aplicação de taxas de câmbio apropriadas nas avaliações e na conversão dos respectivos valores da moeda local na moeda do relatório. Como isso afeta todos os aspectos de uma entidade, ou seja, receita, despesa, ativo imobilizado, ativo e passivo circulante, capital social, empréstimos etc., o próprio exercício vem com seu próprio conjunto de desafios e consome bastante tempo.

Cálculo da Deterioração do Investimento em Subsidiárias

Fazer investimentos em subsidiárias no exterior é algo normal em empresas multinacionais. É importante acompanhar o impairment dos investimentos em subsidiárias, especialmente nas entidades que estão causando prejuízos e/ou estão em locais inacessíveis ou países com um cenário político difícil; até que a subsidiária seja capaz de recuperar o investimento realizado pela holding.

Preços de transferência e alocações de custos entre empresas

O Preço de transferência está fixando o preço dos bens e serviços vendidos entre as entidades relacionadas, dentro de um grupo de entidades. Por exemplo, se uma subsidiária vende bens ou serviços à empresa controladora, a contraprestação por esses bens/serviços pagos pela controladora à subsidiária é o Preço de Transferência. Ele resulta na definição de preços entre divisões dentro de uma empresa e pode ser usado como um método de alocação de lucro para atribuir o lucro (ou perda) líquido de uma corporação multinacional antes de calcular o imposto para os países onde atua. Portanto, a contabilidade apropriada da perspectiva do Preço de Transferência e das alocações de custos entre empresas é altamente desejável para empresas multinacionais envolvidas em transações financeiras regulares com subsidiárias globais. Existem várias leis e regras relacionadas ao Preço de Transferência, e garantir a conformidade em diferentes jurisdições nas quais o Grupo opera está se tornando cada vez mais desafiador e caro, à medida que os negócios e as regulamentações evoluem continuamente.

ERP x Contabilidade

O Areco ERP é a ferramenta ideal para que os escritórios contábeis consigam atender, de modo ágil e eficiente, às mais diversas legislações de seus clientes, independentemente das requisições do território de origem. O software possui, no Módulo Contábil, o mecanismo Dual Ledger, que permite a emissão de balanços de acordo com as datas requeridas pela matriz. O recurso é absolutamente vantajoso às empresas, que têm segurança para conceber seus relatórios de encerramentos segundo as exigências dos territórios em que atuam, e aos escritórios de contabilidade, que agilizam as rotinas de encerramento e validação tributária de seus clientes — otimizando seus próprios recursos. Com o Dual Ledger, importante diferencial do Areco ERP, empresas e contadores ganham mais agilidade e credibilidade na emissão de controles e informes, sejam eles sintéticos ou analíticos. Com isso, o atendimento às equipes gestoras, independentemente da localidade de sua base, é garantido e facilitado.   Você trabalha com contabilidade e sente a necessidade de impulsionar e otimizar suas rotinas de fechamento? Seja um parceiro! Aproveite, também, para entender de que forma contribuímos, com nossas ferramentas avançadas de tecnologia em gestão, para conferir mais agilidade às operações dos escritórios de contabilidade:

escritorio-parana

Fale com um consultor! [inbound_forms id=”3677″ name=”Campanha integrada de marca – Fase 1″][:]

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *