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Acompanhamento e monitoramento das operações e métricas
Fique atento! Acompanhe regularmente os pilares e indicadores da sua empresa, como vendas, satisfação dos clientes, qualidade, atendimento, movimentação de caixa, estoque, índice de inadimplência, entre outros. Monitorar regularmente estes indicadores e ainda discutir as métricas de cada um com o time faz com que fiquemos atentos às mudanças e possamos ter uma tomada de ação rápida e eficaz caso aja necessidade, além de manter todos alinhados.Empatia profissional
Durante esse período, como mencionado na introdução, o índice de desemprego tem aumentado consideravelmente ao redor do mundo. Devemos nos atentar aos nossos colaboradores. Sabemos que não somente os próprios colaboradores dependem do próprio salário para sobreviver, mas sua família também. Por esse motivo, ter empatia e entender a situação de cada colaborador é fundamental. Suspender as efetivações, promoções e contratações neste período é uma atitude inteligente. Garantir nesse momento a segurança financeira é essencial para que não seja necessário tomar nenhuma medida drástica posteriormente.Comunicação é a base de tudo
Colete as informações e dados de todos os departamentos regularmente e deixe todos os colaboradores cientes, na medida do possível, da situação na qual a empresa se encontra. Independente dos desafios que cada um está enfrentando, é preciso que haja um plano de ação estruturado, e que também leve em consideração as opiniões e percepções dos seus colaboradores. A comunicação e a transparência nesse momento é algo essencial e indispensável, tanto para comunicação de notícias boas quanto o oposto. A empresa inteira deve estar alinhada, pois o que está em jogo não é somente o faturamento, e sim a preservação de tudo que foi construído até o momento. Isso vale também para seus clientes, posicione-os em relação aos seus desafios. A parceria é estabelecida também pela transparência. Eles estão atravessando pelo mesmo momento que você. Cuidado ao transmitir mensagens e comunicados. Em um momento tão delicado como esse, existe uma linha tênue entre transmitir mensagens com seriedade e clareza e mensagens de desespero e alarde. Tenha cautela para não transmitir a imagem de uma empresa oportunista, querendo lucrar em meio ao caos – este é o momento fundamental para sermos empáticos.Planos de ação
Atualmente, o mercado e a economia não estão se comportando da maneira habitual. Muitas medidas e ações estão sendo tomadas e é dever das empresas agora analisarem essa situação e criarem planos de ação para tentarem ter uma visão mais ampla da situação, por mais que o futuro ainda seja incerto. Levando isso em consideração, devemos pensar a partir de alguns pontos. Em qual situação sua empresa se enquadra no momento?- Positiva: a empresa consegue manter o ritmo normal em meio à crise;
- Negativa: a empresa não consegue manter o ritmo normal em meio à crise e as vendas estão caindo drasticamente;
- Objetiva: a empresa entende qual seu cenário atual e procura outros meios para se manter;
- Calamidade: a empresa corre o risco de fechar as portas para sempre por conta da queda de faturamento.
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