[:pb]Mesmo quando iniciantes, as empresas se estruturam para atingir a estabilidade e, então, a fase de crescimento. Quando as operações já estão padronizadas e seguem um fluxo pré-determinado, quando a equipe está alinhada e dispõe de ferramentas adequadas para maximizar a performance das operações cotidianas, é hora de traçar a estratégia para o crescimento empresarial.
Como escalar o crescimento empresarial?
Há, sem dúvida, uma série de táticas que podem ser aplicadas com o objetivo de promover e de acelerar o desenvolvimento da organização, para que assim o gestor seja capaz de analisar a viabilidade das ações e, assim, definir as prioridades, é importante que haja:
metas e objetivos definidos;
padrões e processos estabelecidos;
métricas e indicadores fixados (e regularmente revistos);
diferenciais relevantes e consistentes;
equipe comprometida e engajada;
recursos adequados e disponíveis.
A combinação desses aspectos compõe um planejamento estratégico e gera um plano de ação — que, por sua vez, contempla o curto, o médio e o longo prazo. Os documentos, quando assimilados e aplicados no cotidiano da empresa, agem de forma a extrair o máximo de produtividade e a organizar a demanda de entregas, focando primeiro no que é essencial e estratégico.
Na prática, as diretrizes apontam o caminho para que seja possível escalar o negócio, replicando o modelo operacional, que já foi testado e aprovado, para mercados maiores e mais exigentes.
03 dicas para o crescimento empresarial
Gerar novos negócios aumentando sua base de clientes é importante para o crescimento empresarial. No entanto, às vezes pode ser muito desafiador. Por isso, elaboramos algumas dicas práticas para ajudá-lo a aumentar sua base de clientes:
1. Conheça seus clientes
Entenda as necessidades do seu cliente e desenvolva produtos e serviços que atendam a essas necessidades. Você pode obter informações sobre seus clientes personalizando seus serviços e incentivando-os a fornecer feedback.
3. Alimente os clientes existentes e procure novas oportunidades
Implementar estratégias para estimular os clientes existentes, como permanecer em contato com eles por meio de um boletim informativo eletrônico ou informá-los sobre eventos promocionais com antecedência.
Por que a tecnologia é peça-chave para o crescimento empresarial?
Considerando que o crescimento empresarial está diretamente ligado à capacidade de expandir operações sem comprometer a qualidade da execução, não é nenhum exagero afirmar que práticas de simplificação e automatização são imprescindíveis às organizações que visam o desenvolvimento.
Nesse contexto, a tecnologia desponta como o recurso ideal para viabilizar. Por exemplo, que fluxos eficientes sejam sistematizados e possam ser integrados e replicados a outros departamentos e/ou a novos mercados. Da mesma forma, os recursos tecnológicos podem (e devem) ser empregados para centralizar e organizar dados estratégicos, gerando relatórios que facilitem o controle dos indicadores fixados.
Na prática, a gestão empresarial como um todo — da fábrica à estratégia — é fatalmente beneficiada pela incorporação de tecnologias aderentes à realidade da operação e eficazes na simplificação de rotinas.
O ERP, que é produto da união de técnicas administrativas e de avanços tecnológicos que as potencializam, é um poderoso aliado na missão do crescimento empresarial. Dentre os benefícios imediatos do sistema, quando aplicado ao cotidiano corporativo, figuram:
Centralização de dados
Quando os dados estão dispersos, a equipe incorre em retrabalho com mais frequência. A taxa de erros manuais também aumenta, isso acontece porque é preciso redigitar as informações para encaminhá-las àqueles que deverão executar a próxima ação.
Ao reunir todo o volume de dados em um só local — tornando-o acessível às mais variadas unidades do negócio —, o sistema facilita a gestão da operação e otimiza recursos financeiros, humanos e físicos.
Padronização do workflow
Processos padronizados são imprescindíveis à alavancagem de negócios. Sem eles, torna-se praticamente impossível replicar o modelo a outras áreas e/ou mercados.
A definição do fluxo de trabalho e a automatização sistêmica de procedimentos rotineiros é essencial para assegurar um cenário favorável para escalar o crescimento da empresa — e somente a tecnologia pode reunir e organizar, de modo conciso e eficiente, todos os detalhes da operação.
Acompanhamento de métricas e indicadores
A ausência de rotinas regulares de acompanhamento, em que existe a revisão de métricas e a avaliação de indiciadores de performance, é bastante prejudicial ao desenvolvimento da empresa. Em ocasiões em que não há clareza do desempenho (de profissionais e áreas) e nas quais impera certa dificuldade para identificar desvios, comprometem-se os resultados da operação e a credibilidade da empresa no mercado.
Para garantir que seja possível escalar o negócio, cabe às lideranças a tarefa de manter rotinas de avaliação de KPIs e prover o feedback adequado, corrigindo falhas e valorizando o que teve destaque.
Na prática, o ERP promove, estimula e viabiliza decisões mais transparentes e assertivas. Com o apoio de uma operação enxuta e a segurança de uma estratégia consolidada, a missão de escalar o crescimento da empresa deixa de ser traumática e se torna um objetivo bastante tangível.
Se você ainda tem dúvidas sobre a necessidade da sua empresa, consulte nossos especialistas gratuitamente:
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