[:pb]Especialmente no Brasil, o
segmento de Aço e Metal segue fortemente relevante — e, da mesma forma, altamente desafiador. Para manter o ritmo de crescimento, otimizando recursos para ganhar escala sem perder a qualidade, a tecnologia é, sem dúvida, a única chave.
A indústria 4.0 já é uma realidade e, em última escala, pode determinar quem vive e quem morre em um mercado cada vez mais competitivo. Nada de pânico: também há oportunidades incríveis para quem decidir embarcar na jornada da integração de tecnologias e processos.
O ERP aderente é um bom (e necessário) passo para a impulsionar as operações das indústrias de Aço e Metal. Confira, agora, alguns dos principais mecanismos do software nas rotinas de quem atua no ramo.
Acelerar o processo comercial de Aço e Metal
As vendas são o oxigênio de qualquer empresa — e não seria diferente na indústria, que
responde por quase 22% do PIB brasileiro. Ainda que o setor de Aço e Metal esteja imerso no mercado B2B, administrando mercadorias e negócios complexos, há algo que não muda: o processo comercial deve ser ágil e assertivo, garantindo que o consumidor fique sempre satisfeito e que a empresa evite eventuais prejuízos.
Neste contexto, o
ERP desponta como uma ferramenta fundamental à saúde das transações. Imagine, por exemplo, que um dos clientes solicite uma peça com medidas customizadas. Em um cenário analógico, você — e toda a equipe — teriam muito trabalho.
O primeiro passo seria recorrer à engenharia de produto, solicitando ajustes na composição do item para que, só então, a proposta comercial pudesse ser gerada de modo coerente, certo? Hoje, não mais. Com o apoio de uma tecnologia robusta, preparada para responder aos desafios do segmento, é possível obter uma proposta factível de imediato, sem que seja necessário entrar em contato com outras áreas.
No Areco ERP, o processo comercial é dinâmico e permite a criação de novos produtos, automatizando toda a cadeia produtiva tão logo o orçamento seja aprovado e enviado ao PCP.
Facilitar a venda triangular de Aço e Metal
As vendas triangulares são comuns na indústria. Na prática, trata-se de uma operação com três agentes envolvidos: o cliente final, que compra do revendedor, o próprio revendedor/indústria e, claro, o beneficiador. No ato do pedido ao fornecedor, o cliente solicita que a mercadoria seja entregue diretamente ao beneficiador — forçando, portanto, a emissão de duas notas por parte da indústria ou do revendedor.
O paralelo é bastante claro: a operação tem cara de retrabalho e, muitas vezes, pode gerar confusão. A melhor alternativa é automatizar o procedimento, delegando a missão, que é uma exigência legal, ao sistema integrado de gestão.
No ERP, a venda triangular não precisa ser um problema. O software facilita o processo ao viabilizar a geração automática de nota do cliente e do terceiro. Simples, rápido e à prova de falhas. A menção entre as notas e XML é automatizado.
Agilizar a emissão de NFs
Em indústrias de Aço e Metal, a emissão de Notas Fiscais pode ser um grande pesadelo. É fácil entender o motivo: no ato da expedição da venda, o peso do produto pode variar e, com isso, interferir no preço que deve constar no documento. Ou seja: a dor de cabeça tem tudo para ser grande, né?
A boa notícia é que a tecnologia de gestão é, também, a maior aliada da performance na geração de NFs. No Areco ERP, o processo de correção de preço/peso em produtos finais é automático, assegurando que as notas de entrada e saída tragam as informações corretas.
Vale lembrar, ainda, que algo parecido acontece no controle de estoque das indústrias de Aço e Metal: as mercadorias são controladas por unidade selecionada de medida e, simultaneamente, por peso teórico. A dinâmica reduz a incidência de erros e blinda a operação de ponta a ponta.
Precisa alavancar as rotinas da sua indústria? Pare de esperar: agende uma consultoria gratuita e conte com a opinião de um especialista no segmento
Agende uma consultoria gratuita!
[:]