Os indicadores empresariais, ou os famosos KPIs, são métricas. Ou seja, informações que avaliam sua performance de acordo com seus objetivos.
Na prática, os indicadores fazem o monitoramento dos resultados da empresa e podem te auxiliar nas tomadas de decisões.
Assim, os KPIs são indicados para todos os empreendedores que querem acompanhar mais de perto as evoluções e desempenho de estratégias do seu negócio e tomar decisões a partir disso.
Esses dados podem ser comparados com o dos seus concorrentes ou os da própria empresa ao longo dos anos.
Um exemplo do que pode ser usado para esses indicativos são quantos clientes voltaram ao seu consultório após conhecerem o aparelho transparente preço.
No artigo a seguir vamos te apresentar algumas razões para você implementar os indicadores empresariais o mais rápido possível.
[:pb]Tipos de indicadores
Existem diversos tipos de indicadores e todos podem te ajudar a alcançar suas metas e traçar as futuras, conheça algumas categorias:- Indicadores de produtividade: Está relacionado a produtividade do colaborador ou da máquina, ou seja, os recursos da empresa em relação às entregas;
- Indicadores de qualidade: São usados para entender qualquer desvio ou problema na produção. Um exemplo é a quantidade de avarias que podem acontecer em um produto durante sua produção;
- Indicadores de capacidade: Utilizado para medir a quantidade de um processo. Nesse caso, podemos citar quantos tratamento de canal um dentista consegue realizar no dia, por exemplo.
- Indicadores estratégicos: Auxilia a organização sobre como ela está em relação aos seus objetivos traçados. Apresentam uma comparação entre o cenário real da empresa e o que era desejado.
Fidelização de clientes
Outro KPI para quem trabalha com atendimento ao público é a retenção, com ele você conseguirá ter uma base dos seus clientes e a quantidade de vezes que eles frequentam seu negócio. Desse modo, é possível mensurar:- A atração dos clientes;
- Serviços/produtos que mais convertem;
- O valor gasto para atrair clientes;
- O valor gasto para reter clientes;
- As estratégias de retenção com melhores resultados.