e-Commerce durante uma crise
[:pb]O cenário atual é desafiador. Sabemos que com a pandemia a economia sofreu um impacto significativo. O e-Commerce, neste período, vem como uma alternativa vantajosa e lucrativa. Muitas empresas que não tinham um e-Commerce, o adotaram durante a crise como uma forma de tentar salvar seu negócio. Outras empresas sentiram-se obrigadas a digitalizar-se para não fecharem as portas de vez. Então, se você se enquadra a essa realidade deve estar se perguntando: como podemos manter um e-Commerce durante uma crise?

Então, como manter seu e-Commerce durante uma crise?

Pesquisas apontam que na primeira quinzena de março, foi registrada alta de 30% a 40% nos pedidos online em relação ao igual período de 2019. Diante da situação atual, as empresas que não pensarem de forma rápida e estratégica com certeza sofrerão muito mais perdas do que já sofreram até agora. Então, separamos algumas dicas para você conseguir manter seu e-Commerce a todo vapor durante uma crise, confira:

Inovação

O momento agora é de inovar. Essa meta deveria sempre estar no planejamento das empresas, mas agora muito mais. Não importa se sua empresa é pequena ou grande, em um momento de crise será por meio da inovação e reinvenção que você poderá ver um novo horizonte. Inovar não significa, necessariamente, que você deve implementar uma nova tecnologia, mas sim, criar uma nova maneira de ver e lidar com os problemas, podendo oferecer uma solução rápida e que atenda as novas necessidades dos consumidores. Com o distanciamento social e o isolamento as pessoas não puderam mais sair tanto de suas casas e manter as suas rotinas como antes. Então, use isso como uma nova oportunidade da sua empresa chegar até elas. Muitas empresas já estão optando por adotar o e-Commerce e outras que já o possuem estão enfrentando dificuldades em otimiza-lo, já que a demanda aumentou significativamente. Pensando nisso, elaboramos um conteúdo exclusivo sobre as ferramentas essenciais para otimização do e-Commerce. Para acessar, basta clicar na imagem abaixo: e-commerce          

Capacitação

Com a maior parte dos consumidores e colaboradores em casa, este é o momento também de pensar na capacitação! Aproveite este tempo e o “boom” dos cursos online gratuitos para investir na capacitação dos seus colaboradores. O próprio SEBRAE disponibilizou alguns cursos gratuitos focados no planejamento do crescimento de vendas. Você pode conferi-los aqui:

Comunicação

A boa comunicação sempre é muito importante, no momento invista ainda mais na comunicação com o seu público. Procure entender quais são suas necessidades no momento, onde eles se encontram e o que você pode fazer para auxiliá-los. Acima de tudo, seja empático!

Presença digital

Não é nenhuma novidade que investir no Marketing Digital da sua empresa é vantajoso e essencial. Com a crise muitas pessoas estão em casa e, consequentemente, mais ligadas a internet. Aproveite o momento para ficar mais próximo aos seus consumidores, crie estratégias que agreguem valor, mas não seja oportunista.

Previsibilidade financeira do e-Commerce durante uma crise

Temos que entender que a possibilidade de enfrentarmos uma crise pode acontecer a qualquer momento. Estamos passando hoje por uma pandemia, mas já enfrentamos diversos problemas com a economia no passado e nada garante que não enfrentaremos outros tipos de problemas no futuro. O correto é: trabalhe com a previsibilidade. Não adianta contarmos com a renda que apenas paga os custos da empresa. Precisamos sim pensar no lucro, mas também no investimento para o futuro, para quando outra crise chegar, estarmos preparados e não levar um impacto tão grande.

Monitoramento e competitividade

Sempre foi de extrema importância o monitoramento do mercado em busca de novas estratégias e oportunidades. Durante uma crise se torna indispensável. Pesquisar fontes confiáveis, sérias e se manter informado sobre como o mercado vem reagindo é a primeira providência a ser tomada. É tudo muito novo para as empresas, as informações rodam com muita rapidez então devemos ficar atentos à concorrência para também aprender com ela.

Logística

Com um e-Commerce sabemos que a demanda é alta e as entregas no prazo sempre essencial. Com o aumento dela, o ideal é investir em uma boa logística para não diminuir seu rendimento, já que em algumas empresas esta demanda pode ter até triplicada. Segundo uma pesquisa feita pela Intelipost as transportadoras detectaram um aumento de 10% nas entregas nos últimos dias. Portanto, verifique qual melhor opção de entrega para o seu negócio e mantenha o cliente sempre informado. Seja por e-mail ou até pelo WhatsApp, sobre o andamento do pedido e também sobre possíveis atrasos. Assim, você pode evitar perder futuras vendas pelo desagrado do cliente com relação a sua falta de comunicação.

e-Commerce pós-pandemia

As formas e os hábitos de compra nunca mais serão os mesmos no mundo. O e-Commerce surgiu como uma alternativa salvadora durante a pandemia, revolucionando a maneira de comprar.

O que podemos aprender com o e-Commerce durante uma crise?

Cada empresa e segmento possuem seus pontos fortes e fracos, ainda mais diante do cenário atual. Portanto, o ideal é aproveitar todos os ensinamentos que esta crise trouxe e aplicá-la para o futuro. Muitas empresas tiverem que optar por se tornarem digital ou decretariam falência. É fato que com o avanço tecnológico isso ocorreria em algum momento, porém tivemos que evoluir para já, digamos que até de maneira obrigatória. Também tiveram muitas empresas que adotaram um e-Commerce e começaram a lucrar muito com a ferramenta. Ficaram muito mais próximas de seus consumidores e conseguiram entender com maior clareza as suas necessidades. E quando as coisas voltarem ao normal? Devemos desistir do e-Commerce? Muito pelo contrário, será o momento de investir cada vez mais, obtendo a aceleração do crescimento do negócio, gerando mais empregos, capacitação e por fim mais faturamento. Quer saber como a Areco pode te ajudar a manter seu e-Commerce durante uma crise? Agende uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas! [inbound_forms id=”3677″ name=”Campanha integrada de marca – Fase 1″][:]

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