cenário de vendas B2B, no qual a construção de parcerias sólidas e duradouras é um desafio cada vez mais importante às empresas com foco em competitividade.
Uma pesquisa recente, publicada pela Accenture, quantificou as mudanças. De acordo com a análise, 80% dos consumidores estão reduzindo sua fidelidade a marcas e empresas, comprometendo a lucratividade das organizações. Para a consultoria, os programas de retenção, da forma como foram concebidos e do modo como vigoram, se tornam cada vez menos eficientes para criar e manter um relacionamento perene.
Fica evidente, portanto, a necessidade de repensar estratégias corporativas e de rever recursos e ferramentas empregados na missão de nutrir parcerias efetivas. Neste contexto, a tecnologia de gestão, enquanto instrumento de otimização e controle, desponta como um aliado indispensável à alta performance operacional e à rentabilidade do negócio.
[:pb]Cada vez que vai às compras, o consumidor encontra uma grande diversidade de marcas às quais pode recorrer para solucionar o problema que o motivou a buscar novas soluções. Esse panorama é real no varejo — em que a fidelidade às marcas vem caindo ano após ano — e também no A importância do ERP na fidelização de clientes
A fidelização de um cliente é, sem dúvida, o reflexo positivo de uma longa jornada. Para ser capaz de reter, primeiro é preciso atrair e, em seguida, encantar — oferecendo excelência e qualidade no produto vendido ou no serviço prestado. O desafio é constante e, em função da volatilidade do mercado, também precisa ser continuamente revisto e aprimorado. Não seria equivocado dizer, portanto, que o ERP tem papel chave na dinâmica da fidelização. A partir das ferramentas disponíveis, o software confere mais assertividade e segurança às decisões estratégicas, promovendo um ambiente onde é possível controlar variáveis, identificar oportunidades e maximizar desempenhos. O sistema integrado de gestão permeia todo o workflow e alavanca os resultados de cada etapa da operação, favorecendo a fidelização de clientes satisfeitos.As estratégias de fidelização viabilizadas pelo ERP
A essa altura, fica evidente que a tecnologia integrada de gestão promove ganhos expressivos na rotina corporativa — o que também acontece, é claro, no esforço da fidelização. O ERP reúne uma série de funcionalidades que auxiliam os gestores a identificar problemas, vislumbrar oportunidades e catalisar decisões que podem gerar excelentes vantagens competitivas. A fim de construir e solidificar uma estratégia eficaz de retenção, é pertinente observar os recursos disponíveis, avaliar o panorama do negócio e endereçar processos mais coesos e alinhados. O software de gestão, por sua vez, contribui para a padronização operacional, elimina o retrabalho e maximizar o desempenho da equipe na meta comum. Confira algumas das principais táticas viabilizadas pela tecnologia! 1. Agilidade à equipe de vendas O processo comercial é complexo — e essa realidade é verdadeira para a maioria dos segmentos empresariais. Uma vez concluída a missão de atrair o consumidor à marca (ou à loja, no caso do varejo), é preciso aproveitar a chance de encantá-lo, conduzindo-o à aquisição do produto ou serviço o mais breve possível. Um sistema integrado de gestão agrega muitas vantagens à abordagem comercial. Em primeiro lugar, agiliza a consulta de estoque e confirma a disponibilidade (ou a previsão de chegada de um item). Além disso, também facilita a elaboração de propostas e contratos, automatizando a soma dos itens relacionados e os eventuais descontos concedidos sem incorrer em erros manuais. Para o caso de vendas em campo, o ERP se posiciona como um instrumento ainda mais imprescindível: a partir de aplicativos em dispositivos móveis, é possível dar sequência à venda — criando cadastros, gerenciando listas de preços e formatando propostas — de forma remota, integrando-o diretamente ao sistema na matriz da empresa. Sem retrabalho, sem equívocos de digitação. 2. Precificação estratégica A precificação é, sem dúvida, um fator primordial para o sucesso do negócio. Isso se dá não apenas pela necessidade de acomodar custos e lucros, mas também pela urgência de transmitir ao consumidor a excelência da oferta. Um cliente satisfeito — com a proposta de valor do que adquiriu, considerando qualidade e preço — é um cliente fidelizado em potencial. Neste contexto, o ERP tem vasto impacto na estratégia de precificação das organizações competitivas. Ao centralizar todas as informações do negócio, o sistema se torna um valioso repositório de dados: a partir dele, é possível consultar e avaliar indicadores-chave, de caráter interno, para o processo de precificação, tais como:- custos e despesas;
- margem pretendida;
- perfil de público.