[:pb]Para a empresa obter um bom desempenho é necessário uma gestão de estoque satisfatório, pois impacta na representação de lucros da empresa, além de afetar a produtividade e os resultados de forma negativa quando não executado da forma correta.
O estoque é importante para que a empresa consiga atender os seus clientes de imediato , mantendo assim a qualidade no atendimento, é fundamental que o estoque esteja alinhado com a meta de vendas.
Pensando nisso, separamos 03 indicadores para melhorar de forma significativa o gerenciamento de estoque da sua empresa.
A importância da gestão de estoques no Atacado
Líderes preocupados com a busca de uma gestão mais eficiente, enxuta e lucrativa há muito tempo sabem que o estoque é uma área extremamente estratégica.
A gestão de estoque é essencial para não ocorrer a falta ou excesso de materia-prima ou produto, contando também com a previsibilidade.
No segmento atacadista, essa consciência é ainda maior, uma vez que toda a operação do negócio gira em torno dos processos de armazenagem e distribuição — e, em função desta particularidade, os gestores da área devem estar sempre atentos às oportunidades para melhorar a performance de seus processos e operações.
Quer entender mais sobre a gestão eficiente de estoque? Temos um vídeo sobre o assunto, confira:
Os 3 indicadores para melhorar a gestão de estoques no Atacado
Para assegurar os resultados desejados, é importante que os gestores possuam dados analíticos a respeito do desempenho de suas operações e da disponibilidade de suas mercadorias, ganhando agilidade para mensurar e ajustar processos.
A gestão de indicadores, portanto, é essencial para garantir a alta performance das empresas atacadistas. Dentre as métricas mais pertinentes, cuja análise sustenta e endossa decisões mais assertivas no cotidiano do negócio, despontam:
1. Giro de estoque
O giro de estoque é o parâmetro responsável por indicar o desempenho dos itens armazenados em relação aos recursos dispendidos para mantê-los. Para calculá-lo, é preciso considerar a média de saída (ou seja, de venda) de cada mercadoria, possibilitando uma análise consistente a respeito da necessidade de renovação dos materiais em estoque.
Ao gestor do segmento atacadista, o relatório que descreve o giro de estoque é essencial para otimizar os recursos destinados à manutenção dos itens armazenados, uma vez que todo o capital congelado deve ser viabilizado de acordo com seu potencial de gerar mais valor. Afinal, em uma operação que prioriza a distribuição, a credibilidade das análises de estoque é essencial à prosperidade da empresa.
2. Curva ABC
Ao categorizar o estoque, é preciso distinguir com clareza quais são os itens mais importantes à empresa, um dos métodos mais utilizados é a curva ABC. Trata-se, em essência, de uma análise matemática, em que se examinam dados estruturados para obter informações a respeito da lucratividade do mix de produto, individualizando-os.
A: produtos de alto valor (consumo ou demanda) e que correspondem a 80% das vendas totais;
B: produtos de valor médio (consumo ou demanda) e que respondem por 15% do faturamento;
C: produtos de baixo valor (consumo ou demanda) e que são responsáveis por 5% das transações de venda.
Valendo-se de indicadores e relatórios com recortes personalizados (faturamento, lucratividade, fornecedor, etc.), o gestor atacadista controla os dados estratégicos do estoque e pode tomar decisões mais assertivas no que tange aos investimentos para armazenagem de itens.
3. Controle de prazos de validade
No setor atacadista, em que a gestão de mercadorias é peça-chave ao sucesso operacional, o acompanhamento rigoroso dos prazos de validade dos produtos estocados (também chamado de “shelf life”) é absolutamente indispensável.
Afim de garantir a inteligência na distribuição de itens, é importante que o gestor de atacado priorize a automatização de processos — do recebimento ao escoamento —, esforçando-se para simplificar a operação e melhorar o desempenho de seus estoques.
O ato de considerar os prazos de validade, por exemplo, adotando um sistema sinérgico em que o primeiro produto que entra (no estoque) também é o primeiro que sai (na venda), é bastante estratégico para reduzir prejuízos, assegurar maior lucratividade e otimizar os recursos disponíveis.
Não seria equivocado dizer, portanto, que os gestores à frente das empresas de atacado precisam estar constantemente atentos às oportunidades de melhoria em seus processos de gestão — principalmente no que tange à manutenção e ao manejo dos estoques mantidos —, esforçando-se para manter e fortalecer a competitividade da operação.
Neste âmbito, as rotinas do negócio são simplificadas e otimizadas a partir da utilização da tecnologia aplicada à gestão. Ao contar com um sistema integrado, robusto e confiável, o gestor dispõe de uma ampla gama de relatórios e visualiza indicadores com clareza e assertividade, maximizando sua lucratividade.
Areco ERP
O Areco ERP é composto por módulos individuais que se integram totalmente, otimizando processos do CRM ao BI (Business Intelligence) e que gerenciam todas as etapas do workflow de acordo com as particularidades do negócio. O software foi pensado e construído de forma a permear todo o tecido empresarial, da operação cotidiana à alta gestão, e reúne as funcionalidades necessárias às rotinas produtivas e administrativas, conferindo agilidade, transparência e segurança aos processos.
O Areco ERP atende às particularidades das empresas de Atacado, desde o planejamento de roteiros de entrega (Packing Lists ou Pedidos de Vendas) até a emissão de MDFe, NF-e, NFC-e e SPED’s.
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