Talvez você esteja se perguntando isso agora mesmo, será que eu realmente sei o que causam os erros na minha empresa? Será que posso fazer algo para diminuir estes erros?

Os erros constantes estão mais presentes em empresas que ainda utilizam um método de trabalho mais tradicional e não se abriram para o avanço tecnológico. Mas, além disso, existem diversos outros fatores que podem estar ocasionando essas falhas.


1. Trabalho manual

Este é um dos mais terríveis causadores de erros na sua empresa, os trabalhos manuais interferem diretamente no rendimento da equipe e na otimização do tempo. Deixar todos os processos e tarefas para os colaboradores fazerem causam ainda mais falhas.

Trabalhos manuais consistem em: utilização de cadernos, armazenamento físico, muitas impressões, planilhas físicas, cálculos manuais e desnecessários, entre muitos outros.

Nós sabemos que nossos colaboradores têm que ficar atentos ao seu trabalho, é claro, mas sabemos também que errar é humano e as vezes está fora do nosso alcance. Desta forma uma solução seria a utilização de ferramentas tecnológicas que irão te auxiliar na realização dessas tarefas, como editor de textos e planilhas no computador, calendários e agendas online, além de um bom sistema interno.


2. Retrabalho

O retrabalho é um dos causadores de erros que afeta diretamente no tempo que levamos para concluir algum processo ou tarefa. Quando revisamos todos aqueles inúmeros relatórios e planilhas, procuramos erros minuciosos e até fazemos tudo novamente. Tudo isso faz com que percamos tempo tendo que fazer todas essas analises manuais repetidas vezes. Um colaborador pode gastar horas analisando planilhas, a mesma tarefa é realizada em segundos por um sistema ERP, por exemplo.

Quer saber como o retrabalho afeta o desempenho e produtividade da sua empresa? Produzimos este eBook gratuito para você com: tudo o que você precisa saber para evitar o retrabalho e ninguém nunca te falou.

Basta preencher os dados para receber o conteudo gratuitamente no seu e-mail 🙂

Texto


3. Sistemas empresariais que não supram sua necessidade

Hoje em dia no mercado temos diversos sistemas empresariais que podem auxiliar muito sua empresa, sistemas financeiros, recursos humanos, fiscal entre outros. Mas será que eles realmente suprem a sua necessidade? Eles conseguem automatizar os processos e otimizar o tempo? A resposta é não.

Esses sistemas trabalham de forma individual e paralela dificultando o acesso à informação e causando a descentralização dela. Neste caso a solução seria a utilização de um sistema ERP.

O ERP é um sistema de gestão desenvolvido para gerenciar tarefas simples e mais complexas do dia a dia, como por exemplo: controle de estoque, contas a pagar e receber, processos fiscais, conciliações e muitos outros, padronizando e automatizando processos e otimizando o fluxo de trabalho.

E o que é automação de processos?

É uma estratégia utilizada para aprimorar e facilitar processos burocráticos e repetitivos do dia a dia, tanto processos mais simples quanto mais robustos. O propósito é fazer com que todas essas atividades e processos sejam executadas com mais agilidade e praticidade, reduzindo o tempo gasto e podendo utilizar o mesmo para realizar outras tarefas.

Alguns processos são aparentemente simples, mas demandam muito tempo da equipe, e podem ser feitos por meio de softwares, criando um fluxo de trabalho muito melhor e eficaz.

Atualizar dados, conferir vendas e relatórios, cálculos entre outras práticas, quando automatizadas, garantem muito mais dinamismo e eficiência ao trabalho. Dessa forma, seu time poderá focar em atividades mais relevantes para cada departamento.


Como a automação pode ajudar à evitar o aumento da margem


de erro?

Neste mundo modernizado de hoje, ter a tecnologia ao seu lado com certeza trará muitos benefícios. Hoje existem ótimas soluções que atuam diretamente nos departamentos, na qualidade de vida dos colaboradores e na gestão da empresa.

Em curto ou longo prazo, você poderá perceber ótimos resultados do investimento em automação de processos.

 Vamos mostrar alguns: 

  • Controle de qualidade e produtividade

Basicamente quanto menos tempo cumprindo funções trabalhosas e dificultosas, maior a produtividade. Ao utilizar sistemas que simplificam a execução dessas tarefas, sua equipe estará disponível para realizar trabalhos que efetivamente impactam na qualidade e na produtividade da empresa, sem contar que essas tarefas estando sobre o controle de um sistema ERP, os erros diminuem em 95%, pois é tudo feito automaticamente por um sistema que foi criado justamente para isso.

  • Redução de custos

Investir em um sistema ERP fará com que você diminua os gastos na sua empresa, seja identificando problemas internos que podem estar acarretando perdas, seja otimizando as funções relacionadas a eficiência de vendas. Sistemas ERP permitem a excelência na execução de serviços burocráticos, reduzindo o gasto que anteriormente era destinado a eles, como compra de diversos materiais para realizar as tarefas, impressões desnecessárias, compra de mais itens de papelaria, gastos com processos tradicionais etc.

  • Atualização dos dados e redução de erros na empresa

Um problema de alto impacto na produtividade da empresa é a identificação de erros. É comum nos depararmos com dados que não batem, contas que não fecham e cadastros desatualizados.

Utilizando uma ferramenta de automação, você terá informações preenchidas de forma eletrônica e automática, de forma direta, reduzindo a possibilidade de erros e facilitando a identificação de eventuais falhas que podem trazer perdas significativas no negócio.