Areco Sistemas Empresariais

Compras

O módulo de compras do Areco ERP fortalece a relação estratégica com os fornecedores e garante um diferencial importante nos resultados da equipe e do negócio.

A importância do setor de compras para seu negócio

Esse setor tem a importante missão de suprir a tempo as demandas de materiais e serviços que o negócio precisa. Tanto dos insumos para a fabricação, como material para revenda, manutenção e, inclusive, uso e consumo. O sistema de compras está intimamente ligado com os estoques e diversos saldos que o Areco ERP controla on-line. Outro ponto vital em compras, é buscar que estas aquisições fiquem dentro dos parâmetros de custo esperado para a viabilidade da operação. Desta forma, estamos dotados de inteligência de compras via regras e liberações para garantir que esta missão seja cumprida de forma ágil e segura.

Recursos do módulo Compras

Aprovação por alçada

Mapa de cotação

Custo de mercadoria online

Lead time de matéria-prima

Relatórios em cubos

Controle mínimo de saldo

Analise da melhor compra

Ficha do fornecedor

Painéis gerenciais

Solução para todas as demandas

Com uma gestão completa do setor de compras, o módulo permite a emissão de relatórios em cubos, acompanhamento de processos, programação de entregas, sugestão de compras para produtos com controle de saldo mínimo, entre outros.

Impulsione seu negócio

Conheça os Add-Ons que vão aprimorar seu poder de gestão no módulo.

Ressuprimento Automático

Ferramenta automática de Compras que contempla saldos físicos, virtuais de compras, de vendas, de programação de produção e muito mais.

Sistemas adicionais

NFe Receptor

Conte com um monitoramento automático de todos os e-mails de uma determinada conta e a entrada dos dados da nota no sistema Areco ERP.

Painéis e Relatórios Gerenciais

Visualize dados sintetizados de cada setor da empresa, por meio de painéis e relatórios, como indicadores de faturamento, resultados de cobranças e muito mais.

Price Search

Visualize dados sintetizados de cada setor da empresa, por meio de painéis e relatórios, como indicadores de faturamento, resultados de cobranças e muito mais.

FAQ

Perguntas mais frequentes

O módulo de Gestão Comercial integra com algum APP de mercado para vendas remotas?

Sim, existe um Add-on, o Areco Price Search, desenvolvido pela Areco, que envia as solicitações de cotações aos fornecedores previamente cadastrados. Estes, ao receber o link, informam os dados solicitados, que serão processados internamente no ERP para encontrar quem tem o melhor preço e prazo de entrega, entre outras possibilidades. Desta forma, o comprador apenas aguarda o prazo de inserção dado aos fornecedores e processa o cálculo do Custo a valor presente, selecionando posteriormente o ganhador e gerando a respectiva Ordem de Compra.

É possível efetuar o recebimento parcial de uma ordem de compras?

Sim, no momento que é feito o recebimento de uma Ordem de compra, é possível selecionar uma quantidade menor do que a total do item. Deste modo, a Ordem de compra e seu item irão ficar com o status de Recebido Parcialmente, e, assim, disponível para um futuro recebimento. Vale lembrar que existem parametrizações a informar no Areco ERP indicando o percentual por grupo, subgrupo e por produto, que é possível de divergência entre preço e quantidade com relação à Ordem de Compra enviada.

É possível definir valores para aprovação de ordens de compra? Como exemplo, compras acima de 10.000,00 apenas o supervisor poderá aprovar?

Sim, é possível pela tela de Regras de Compras definir valores de liberação por valores. Exemplo: alçada 1 ordem de compra com valor entre 0,01 e 10.000,00 e alçada 2 de 10.000,01 até 1.000.000,00. É possível, também, criar regras de compras por fornecedor e histórico financeiro, além do controle orçamentário por histórico e centro de custo se este for ativado.

Após efetuar o recebimento de uma ordem de compra é possível verificar qual nota fiscal está vinculada a ela?

Sim, na própria tela de Ordem de compra existe uma opção chamada: Ver notas fiscais recebidas. Ao clicar ali, é possível verificar o número, série, data de emissão, data de entrega, valor da nota e descrições dos itens das notas geradas para receber esta Ordem de compra. Assim como é possível no recebimento de materiais verificar qual OC deu origem à nota de entrada.

É possível cadastrar informações padrões de fornecedores para serem gerados automaticamente na hora de confeccionar uma ordem de compra?

Sim, pela tela de Contrato Padrão de Fornecimento, é possível informar dados padrões para fornecedores como moeda utilizada na compra, histórico financeiro, nome do comprador, condição de pagamento e preço unitário de cada item. Isto em combinação com o Ressuprimento Automático, criar as Ordens de Compra sem necessidade de qualquer digitação.