Areco Sistemas Empresariais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece uma série de critérios de segurança e higiene dos alimentos através das Resoluções da Diretoria Colegiada (RDC). Isso se dá porque, no mundo todo, estima-se que uma em cada dez pessoas adoecem após consumir alimentos contaminados.

Mas, antes de falarmos sobre a segurança de alimentos, que está diretamente ligada as Boas Práticas de Fabricação, é preciso entender a diferença entre segurança alimentar e segurança de alimentos. Confira!

Segurança alimentar e segurança de alimentos são a mesma coisa?

Apesar dos termos serem bem semelhantes, são tópicos completamente diferentes. Ao passo que uma está ligada a qualidade, outra diz respeito a questões de saúde pública.

Segurança alimentar: está ligada ao termo inglês “Food Security” e refere-se ao direito de acesso a alimentos para toda a população, sendo uma questão de implantação de políticas públicas para haver a garantia de que todas as pessoas tenham disponível uma alimentação em quantidade e valores nutricionais adequados.

Segurança de alimentos: está ligada ao termo inglês “Food Safety” e se trata das medidas tomadas para zelar que não haja danos à saúde do consumidor, ou seja, está diretamente ligada a qualidade em que se fabrica e comercializa o produto.

Quem precisa se preocupar com a segurança de alimentos? Por que ela é tão importante?

Toda e qualquer empresa que fabrique ou comercialize alimentos estão sujeitas a RDC nº 275/2002 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, consequentemente, devem manter um padrão de qualidade, documentados no Manual de Boas Práticas de Fabricação. Há, ainda, a possibilidade de adotar o sistema de gestão ISO 22000 e a certificação FSSC 22000 para garantir que os produtos e o processo de fabricação atendam aos padrões higiênico-sanitários.

Como um software ERP te ajuda na segurança dos alimentos?

Os softwares ERP, sigla para “Enterprise Resource Planning”, que pode ser traduzido para o português como “Planejamento de Recursos Empresariais”, são uma importante ferramenta de gestão de negócios. Para as indústrias de alimentos e bebidas, o ERP Areco oferece soluções que auxiliam na segurança de alimentos.

Para se manter conforme as práticas higiênico-sanitárias estabelecidas pela Vigilância Sanitária, é preciso adquirir produtos registrados pelo órgão competente, visando saber a procedência do fabricante. Neste ínterim, um software ERP será de grande valor para organização do cadastro e registro do status de qualificação dos seus fornecedores.

O ERP Areco proporciona, ainda, a rastreabilidade da matéria-prima, desde o seu recebimento até o manuseio da cadeia produtiva, possibilitando que haja a separação por lotes e determinação dos refugos. Para além, o controle de qualidade também pode ser mantido na gestão de lotes, máquinas e equipamentos envolvidos no processo etc. Além dos padrões de compra e da rastreabilidade, o software garante agilidade nos processos, visto que facilita o controle das etapas de produção. Por fim, a segurança de alimentos pode ser mantida durante o processo de logística tanto interno (local de estocagem) quanto externo (controle de carga).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *