Areco Sistemas Empresariais

Produtividade em meio à crise? Sabemos que a princípio o momento agora é de atenção e corte de gastos nas empresas. Muitas companhias já vêm sofrendo os impactos negativos do COVID-19. Somente nos Estados Unidos já são 10 milhões de desempregados em apenas 2 meses.

Mas, como garantir a produtividade? Quais medidas e ações devemos tomar? Como minimizar os impactos?

Devemos ficar atentos às mudanças e nos programar para a retomada, ainda não sabemos ao certo quando o cenário estará propicio para tal ação, mas nesse momento é essencial manter um planejamento baseado na previsibilidade.

Separamos alguns tópicos que devem ser levados em consideração para manter a produtividade e o desempenho da sua empresa, veja a seguir:

Acompanhamento e monitoramento das operações e métricas

Fique atento! Acompanhe regularmente os pilares e indicadores da sua empresa, como vendas, satisfação dos clientes, qualidade, atendimento, movimentação de caixa, estoque, bem como, índice de inadimplência, entre outros. Monitorar regularmente estes indicadores e ainda discutir as métricas de cada um com o time faz com que fiquemos atentos às mudanças e possamos ter uma tomada de ação rápida e eficaz caso aja necessidade, além de manter todos alinhados.

Empatia profissional

Durante esse período, como mencionado na introdução, o índice de desemprego tem aumentado consideravelmente ao redor do mundo. Devemos nos atentar aos nossos colaboradores. Sabemos que não somente os próprios colaboradores dependem do próprio salário para sobreviver, mas sua família também. Por esse motivo, ter empatia e entender a situação de cada colaborador é fundamental.

Suspender as efetivações, promoções e contratações neste período é uma atitude inteligente. Garantir nesse momento a segurança financeira é essencial para que não seja necessário tomar nenhuma medida drástica posteriormente.

Comunicação é a base de tudo

Colete as informações e dados de todos os departamentos regularmente e deixe todos os colaboradores cientes, na medida do possível, da situação na qual a empresa se encontra. Independente dos desafios que cada um está enfrentando, é preciso que haja um plano de ação estruturado, e que também leve em consideração as opiniões e percepções dos seus colaboradores.

A comunicação e a transparência nesse momento é algo essencial e indispensável, tanto para comunicação de notícias boas quanto o oposto. A empresa inteira deve estar alinhada, pois o que está em jogo não é somente o faturamento, e sim a preservação de tudo que foi construído até o momento.

Isso vale também para seus clientes, posicione-os em relação aos seus desafios. A parceria é estabelecida também pela transparência. Eles estão atravessando pelo mesmo momento que você.

Cuidado ao transmitir mensagens e comunicados. Em um momento tão delicado como esse, existe uma linha tênue entre transmitir mensagens com seriedade e clareza e mensagens de desespero e alarde. Tenha cautela para não transmitir a imagem de uma empresa oportunista, querendo lucrar em meio ao caos – este é o momento fundamental para sermos empáticos.

Planos de ação

Atualmente, o mercado e a economia não estão se comportando da maneira habitual. Muitas medidas e ações estão sendo tomadas e é dever das empresas agora analisarem essa situação e criarem planos de ação para tentarem ter uma visão mais ampla da situação, por mais que o futuro ainda seja incerto.

Levando isso em consideração, devemos pensar a partir de alguns pontos. Em qual situação sua empresa se enquadra no momento?

  • Positiva: a empresa consegue manter o ritmo normal em meio à crise;
  • Negativa: a empresa não consegue manter o ritmo normal em meio à crise e as vendas estão caindo drasticamente;
  • Objetiva: a empresa entende qual seu cenário atual e procura outros meios para se manter;
  • Calamidade: a empresa corre o risco de fechar as portas para sempre por conta da queda de faturamento.

Pensando a partir deste ponto podemos entender a nossa situação atual em meio à pandemia e ter novos horizontes.

Separamos algumas dicas que podem auxiliar nessa decisão sobre quais medidas devemos tomar. Além disso, o SEBRAE separou uma página com diversos artigos para empresários. Orientações essenciais neste momento de crise, clique aqui.

Produtividade em meio à crise: dicas mediante a pandemia

Presença digital

Aproveite que muitas pessoas – que são potenciais consumidores – estão nas suas casas e invista no marketing digital, ele é seu maior aliado no momento. Portanto, use a tecnologia a seu favor para gerar oportunidades de negócio.

Qualidade

Nós sabemos que manter a qualidade dos nossos produtos e serviços é algo indispensável na empresa, agora focar nessa questão nunca foi tão essencial para manter a fidelidade e satisfação dos clientes.

Férias

Está chegando perto de vencer as férias de algum colaborador? Ou tem a possibilidade de dar férias coletivas? Este é o momento, aproveite para antecipar.

É um meio seguro de realizar o distanciamento garantindo os direitos e benefícios dos colaboradores.

Redução de custos

Faça uma avaliação meticulosa sobre os gastos da sua empresa, e, assim, tente reduzir os custos ao máximo, pensando sempre na previsibilidade e na prioridade.

Economize

Tente reduzir os recursos que não são indispensáveis. Neste sentido, despesas mensais, como contas de água, energia e insumos, devem ser reavaliadas.

Mantenha sempre os colaboradores cientes das medidas tomadas, pois eles são pilares essenciais para a eficácia da economia da organização.

Compre fracionado

O momento é de minimizar e prevenir perdas. Tente evitar as compras em excesso e em grande escala, se for necessário faça a compra fracionada, desta forma reduzirá os custos e não ficará com estoque parado.

Negocie

Sabemos que no momento o faturamento pode estar caindo e a inadimplência deve ser evitada, principalmente agora. Portanto, para não prejudicar o seu caixa, tente negociar com os seus clientes, lembre-se: eles podem estar passando pela mesma situação que você.

Areco é sua parceira agora, amanhã e sempre. Conte conosco para obter produtividade em meio à crise, para superar as dificuldades do cenário atual, ou seja, preservar o crescimento do seu negócio a médio e longo prazo. Estamos aqui para você.

Quer saber como podemos ajudar você e o seu negócio? Agende uma consultoria gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *