Areco Sistemas Empresariais

O Planejamento e Controle Orçamentário (PCO) se consiste no ato de avaliar e esboçar as receitas e despesas que sua empresa terá futuramente, como no período de um ano, por exemplo. Ele está diretamente ligado aos objetivos e estratégias adotados no seu negócio e, na prática, pode ajudar não só na organização, mas também na contenção de gastos excessivos e análise para tomada de decisão.

Qual a importância?

O PCO diz respeito o situação financeira e com base nisso podem ser criadas as metas para cada atingir o objetivo final da empresa. Para trabalhar esse controle financeiro de forma estratégica, é preciso definir as premissas (quantidade máxima de colaboradores, venda mínima etc.) e as diretrizes (alinhamento entre gestores, análise dos resultados por setores etc.) de sua empresa, além do tipo de planejamento:

  • Orçamento Matriarcal – Divisão e segmentação dos orçamentos por grupo e objetivo;
  • Orçamento Base Zero – Considera apenas o cumprimento de novas metas, sem considerar as atividades passadas;
  • Orçamento Base Histórica – Analisa os resultados passados para prever as possibilidades futuras;
  • Orçamento Colaborativo – Une e soma todos os tipos de orçamentos da empresa;
  • Orçamento Revisado – É modificado à medida que os projetos avançam.

5 dicas de como fazer Planejamento e Controle Orçamentário

  1. Baseie seu orçamento em dados

Para criar um bom planejamento orçamentário, é preciso equilibrar a análise dos dados. Isto é, não depender exclusivamente dos dados obtidos, mas usá-los como um “norte” para estabelecer suas metas e objetivos.

2. Defina metas alcançáveis

Evite metas otimistas demais, verifique se o planejamento financeiro empresarial pode ser colocado em prática e não se esqueça de considerar as despesas variáveis que podem aparecer ao longo dos seus projetos.

3. Considere todos os tributos

Outro ponto que não pode ser esquecido são os gastos tributários, para tanto, é preciso realizar um estudo dos impostos, taxas e contribuições que devem ser pagos ao longo do período que se está realizando o planejamento.

4. Controle os recursos conforme a necessidade dos projetos

Pense sempre nos recursos financeiros da sua empresa conforme os processos que cada departamento tem e, na hora de estabelecer um orçamento para novos projetos, análise disponibilidade e necessidade de casa recurso. Nunca mantenha projetos ineficientes e com resultados inexpressivos.

5. Use a tecnologia a seu favor

Garanta automatização dos seus processos por meio de uma ferramenta para controle orçamentário, tal como as disponíveis do Areco ERP. O uso dessa tecnologia nos seus processos, garante mais controle e eficiência no planejamento dos seus recursos empresariais.

Como o Areco ERP otimiza o Planejamento e Controle Orçamentário?

O Areco ERP possui todos os recursos de gestão financeira e planejamento orçamentário, sendo assim, sua empresa obtém:

  • Controle orçamentário de todo o grupo/holding com possibilidade de cadastrar planos contábeis, período de orçamento, conta contábil e centro de custos/resultados;
  • Análise em cubos para visualização do orçamento digitado;
  • Gestão da controladoria, incluindo toda a contabilidade, gestão de ativos fixos, escrituração fiscal e tributária etc.

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *