fbpx

Areco Sistemas Empresariais

Nesse mês é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Importante data na luta pelos direitos das mulheres, em todos os âmbitos. É possível ouvir, infelizmente, com um pouco mais de frequência, próximo a esse dia, alguns comentários questionando a ausência do Dia do Homem. A resposta é simples: todo dia é dia do Homem, com seus privilégios adquiridos ao longo de séculos. Curiosamente, há uma data para os homens, pouco divulgada.

A conquista do dia 8 de março, representa um memorial para a sociedade, nos coloca alerta para sermos ativos rumo a conquista de uma nova dinâmica, para que todo dia seja dia da mulher também. Enquanto isso não acontece, permanecemos comemorando essa data com vigor e expectativa, esperançosos sobre o que nos aguarda no futuro quando se trata de igualdade.

E, o futuro que queremos viver amanhã, precisamos começar a plantar hoje. Com isso, destacamos o crescimento, ainda que um pouco tímido, das mulheres no mercado de trabalho e, em especial, na área de tecnologia. Na busca por mais reconhecimento e representatividade, é tão belo como as mulheres já protagonizaram tantos feitos. São poucos os que sabem que a primeira pessoa a desenvolver uma linguagem de programação, por exemplo, foi uma mulher, Ada Lavelace. Ela é uma de tantas outras referências, obscurecidas por um sistema que dificilmente enaltece os feitos femininos.

Ainda é baixa a porcentagem de mulheres no mercado de tecnologia, com cerca de 30% do total de profissionais, apesar de já ter provado seu valor para esse nicho. O curioso é que hoje o mercado anseia por profissionais qualificados, pela ausência de trabalhadores que correspondam às demandas das empresas. Com inúmeras mulheres incríveis, que podem ocupar esses cargos, com tamanha capacidade, esse é o futuro que queremos: mulheres protagonizando grandes feitos na tecnologia e no mercado de trabalho em geral.

Mulheres na Tecnologia

A Areco, como uma empresa de tecnologia, é um exemplo da significativa presença de mulheres no ramo tecnológico. Produzimos e comercializamos softwares de gestão e possuímos, em nosso quadro de líderes, uma diretora, Viviane Palácio, assim como, uma equipe com muitas mulheres, ativas em diversos setores. Todas elas, com seu encanto, foco, versatilidade e carinho, tornam o quadro de funcionários um bom exemplo do futuro que almejamos.

Quando se pensa nesse nicho, predominantemente masculino, são grandes os desafios enfrentados na luta por voz e espaço. Observar empresas que abrem caminho para um quadro de funcionários mais equilibrados, desperta esperança. Assim, ressaltamos que não é apenas uma data para lembrar que a mulher deve ser prestigiada uma vez ao ano, é um ato de resistência. Por mais empresas que resistem ao mercado e acreditam e investem no potencial das mulheres.

Confraternização do Dia Internacional da Mulher, colaboradoras da Areco.

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :