Núcleo do Sistema
Engenharia de planejamento de dados no Areco ERP.
Núcleo do Sistema
O Areco ERP oferece controle e visibilidade dos dados em dimensões que refletem o foco da empresa.
Pelo Núcleo do Sistema, foi desenvolvida a engenharia de dados chamada de ”Menus de Cadastro Base”, garantindo segurança da informação e integridade dos dados essenciais utilizados por todos os módulos do sistema.
Geral
O cadastro base Geral do Núcleo do Sistema permite que a engenharia de dados atue de forma precisa, responsabilizando-se pelo controle e automação. Para o pleno funcionamento da engenharia, é essencial garantir a integridade dos dados no momento do input e realizar a manutenção necessária para mantê-los atualizados. No centro da engenharia de relacionamento está o Cadastro de Entidades, que...
O cadastro base Geral do Núcleo do Sistema permite que a engenharia de dados atue de forma precisa, responsabilizando-se pelo controle e automação. Para o pleno funcionamento da engenharia, é essencial garantir a integridade dos dados no momento do input e realizar a manutenção necessária para mantê-los atualizados.
No centro da engenharia de relacionamento está o Cadastro de Entidades, que abrange qualquer stakeholder, seja uma organização ou uma pessoa com existência jurídica própria. Esse cadastro único facilita a manutenção das informações e, por sua singularidade, permite a criação de diferentes tipos de relacionamentos associados a cada cadastro.
A boa manutenção do cadastro proporciona um planejamento eficiente, abrangendo um cadastro com:
- Múltiplos contatos (endereços, telefones, e-mails);
- CNAEs, setor, segmentos e concorrentes;
- Agrupamentos/segmentações detalhadas para análises ou campanhas;
- Abertura de novas dimensões no cadastro, com o e-Pier, permitindo a inclusão de características específicas.
Além disso, o módulo oferece funcionalidades complementares, como:
- Tradução de palavras em documentos e relatórios;
- Automatização de e-mail (cobrança, atualização do projeto, promoções, faturamento, laudos);
- Areco ACC (Integração com Whatsapp), permitindo comunicação e até mesmo a extração de relatórios.
Financeiro
Os Cadastros Base do Sistema Financeiro organiza e automatiza a gestão financeira da empresa, conectando planejamento, execução e controle em uma única estrutura integrada. Ele funciona como o coração do gerenciamento financeiro, otimizando processos e garantindo a conformidade com padrões contábeis e operacionais. Por meio deste menu, a empresa conta com funcionalidades como: Grupos de Históricos e Históricos Financeiros: Plano...
Os Cadastros Base do Sistema Financeiro organiza e automatiza a gestão financeira da empresa, conectando planejamento, execução e controle em uma única estrutura integrada. Ele funciona como o coração do gerenciamento financeiro, otimizando processos e garantindo a conformidade com padrões contábeis e operacionais.
Por meio deste menu, a empresa conta com funcionalidades como:
- Grupos de Históricos e Históricos Financeiros: Plano de movimentação financeira catalogado, já integrado ao plano de contas contábil, permitindo uma gestão online. A Areco já oferece um plano padrão que pode ser personalizado conforme as necessidades da empresa.
- Integrações Automatizadas: O vínculo direto com o plano de contas garante que todas as movimentações financeiras sejam automaticamente registradas na contabilidade, eliminando redundâncias e minimizando erros.
- Cotações de Moedas e Indicadores Financeiros em Tempo Real: Acesso direto ao SisBacen para atualizações automáticas de cotações de moedas.
- Gestão de Contas Financeiras: Abrange tanto as contas das empresas gerenciadas quanto de outras entidades, permitindo um controle centralizado e detalhado de todos os recursos financeiros (Contas Movimento, Aplicação, Controle, Cobrança Simples, Descontada, Caucionada, Cartões de Crédito, Débito e PIX).
Essa estrutura promove um fluxo financeiro mais eficiente, assegurando confiabilidade nos registros e nas integrações, além de oferecer informações estratégicas em tempo real para decisões fundamentadas e alinhadas às metas organizacionais.
Materiais
Os Cadastros Base dos Materiais concentra todas as tabelas essenciais para a gestão dos materiais e serviços negociados pela empresa. Nele, são organizados grupos como 'Produtos', 'Subgrupos de Produtos' e 'Itens e Serviços Analíticos', que abrangem (e não se limitam) a categorias como Ativo Imobilizado, Produtos Acabados, Semi-acabados e Insumos. O módulo também oferece funcionalidades como galeria de imagens, informações...
Os Cadastros Base dos Materiais concentra todas as tabelas essenciais para a gestão dos materiais e serviços negociados pela empresa. Nele, são organizados grupos como ‘Produtos’, ‘Subgrupos de Produtos’ e ‘Itens e Serviços Analíticos’, que abrangem (e não se limitam) a categorias como Ativo Imobilizado, Produtos Acabados, Semi-acabados e Insumos.
O módulo também oferece funcionalidades como galeria de imagens, informações comerciais e técnicas, além de recursos como:
Controle de Skip Lote;
Bloqueios de almoxarifado e produtos;
Gestão de múltiplos almoxarifados, incluindo suporte para indisponibilidade e endereçamento;
Conversão automática de unidades de medida;
Tradução de itens e serviços para atender exigências de exportação.
Para otimizar a gestão, o módulo permite a criação de Kits de Produtos e o relacionamento detalhado entre fornecedores e seus produtos, incluindo características, nomenclatura e classificações. Campos adicionais enriquecem e classificam propriedades dos produtos e serviços, garantindo uma gestão robusta e eficiente.
Contabilidade-Fiscal
O cadastro base do Módulo Contabilidade-Fiscal oferece acesso ao Plano de Contas e ao Plano de Custeio, além de diversos cadastros essenciais ao universo fiscal, incluindo: Nomenclatura Comum do Mercosul (NCMs); Tributos Municipais, Estaduais e Federais; Suporte a tributos pautados; Plano de Contas Referencial; Matriz de Unidades da Federação; Margem de Valor Agregado (MVA) para Substituição Tributária (ST) e Diferencial...
O cadastro base do Módulo Contabilidade-Fiscal oferece acesso ao Plano de Contas e ao Plano de Custeio, além de diversos cadastros essenciais
ao universo fiscal, incluindo:
Nomenclatura Comum do Mercosul (NCMs);
Tributos Municipais, Estaduais e Federais;
Suporte a tributos pautados;
Plano de Contas Referencial;
Matriz de Unidades da Federação;
Margem de Valor Agregado (MVA) para Substituição Tributária (ST) e Diferencial de Alíquota (DIFAL);
O módulo também conta com as seguintes funcionalidades:
Automatização da Natureza de Operação;
Automatizações relacionadas à análise de MVA;
Conformidade com a legislação vigente;
Isso forma uma gestão tributária integrada, permitindo a correta classificação e apuração dos impostos, além de proporcionar maior
segurança no cumprimento das obrigações fiscais.
Comercial (Compras e Vendas)
O Menu dos cadastros base do módulo Comercial automatiza a política comercial da organização, criando uma estrutura de regras de negócio, similar a uma ”constituição”. Por se tratar de um departamento com diferentes níveis hierárquicos atuando na frente comercial, é necessário descentralizar do núcleo e permitir que as regras dessa política sejam estabelecidas em conjunto com o Custos e Formação...
O Menu dos cadastros base do módulo Comercial automatiza a política comercial da organização, criando uma estrutura de regras de negócio, similar a uma ”constituição”. Por se tratar de um departamento com diferentes níveis hierárquicos atuando na frente comercial, é necessário descentralizar do núcleo e permitir que as regras dessa política sejam estabelecidas em conjunto com o Custos e Formação de Preços e o próprio Sistema Comercial.
É por meio desse menu que a empresa conta com funcionalidades para:
Definir Condições de Pagamento: Disponibiliza uma ferramenta de validação com alto nível de configuração e automação dos cálculos envolvidos.
Gerenciar Condições Livres: Permite configurar parcelamentos e preparar condições completas, incluindo prazos baseados em dias da semana ou número específico de dias.
Tratar Exclusões e Arredondamentos: Inclui a possibilidade de excluir semanas, quinzenas e meses, e configurar os arredondamentos necessários para otimizar o processo.
Com isso, a empresa consegue definir diretrizes para a atuação do vendedor, assegurando simplicidade, automação dos processos e um controle rigoroso sobre o que pode ser prometido. Isso contribui para um impacto positivo na saúde financeira da instituição.
Recursos Humanos
Os Cadastros Base do módulo de Recursos Humanos organiza e automatiza a estrutura funcional da organização, criando uma base de dados que funciona como um núcleo para a gestão de pessoas. Por ser um departamento estratégico e multifacetado, é essencial que esse centro permita uma visão integrada das operações. É por meio do menu Recursos Humanos que a empresa conta...
Os Cadastros Base do módulo de Recursos Humanos organiza e automatiza a estrutura funcional da organização, criando uma base de dados que funciona como um núcleo para a gestão de pessoas. Por ser um departamento estratégico e multifacetado, é essencial que esse centro permita uma visão integrada das operações.
É por meio do menu Recursos Humanos que a empresa conta com funcionalidades para:
Gerenciar Cargos: Inclui detalhes sobre missão, pré-requisitos, experiência, atividades, responsabilidades e competências técnicas e comportamentais. Também contempla escolaridade, certificações e profissões, estruturando as informações necessárias para a organização das hierarquias e processo de avaliações;
Definir Profissões e Grau Hierárquico: Permite classificar e organizar as profissões em níveis hierárquicos, criando clareza nas relações de subordinação e estrutura organizacional, permitindo a criação de mapas de avaliação e progressão de carreira com ferramentas como a matriz 9 Box;
Complementar Cadastro de Funcionários: Oferece uma integração inicial dos colaboradores ao sistema, associando-os aos seus respectivos cargos e dados, permitindo uma visão clara e objetiva das estruturas individuais e coletivas.
O departamento de RH automatiza processos essenciais e também reforça a governança corporativa, promovendo eficiência na gestão de pessoas, clareza nas responsabilidades e suporte para decisões estratégicas. Essa abordagem contribui para uma operação fluida, alinhada aos objetivos organizacionais.
Grupos Econômicos e Empresas
O Menu Base dos Cadastros de Grupos Econômicos e Empresas estabelece os padrões que governam o funcionamento operacional e fiscal da organização. Ele centraliza informações críticas, funcionando como a base para a gestão integrada de múltiplas empresas dentro de um grupo econômico, ao mesmo tempo que permite configurações específicas para atender às necessidades particulares de cada entidade. Por meio desse menu,...
O Menu Base dos Cadastros de Grupos Econômicos e Empresas estabelece os padrões que governam o funcionamento operacional e fiscal da organização. Ele centraliza informações críticas, funcionando como a base para a gestão integrada de múltiplas empresas dentro de um grupo econômico, ao mesmo tempo que permite configurações específicas para atender às necessidades particulares de cada entidade.
Por meio desse menu, a empresa conta com funcionalidades de:
- Grupos de Empresas e Grupos Econômicos: Organiza as empresas em grupos, facilitando a gestão consolidada, a análise financeira e relatórios;
- Configuração de Moedas por Empresa;
- Cadastro de Sócios: Gerencia as informações dos sócios de cada empresa, facilitando o controle de participações, direitos e responsabilidades dentro do grupo econômico;
- Gestão de Tokens: Controla os tokens utilizados para autenticações e assinaturas digitais, garantindo segurança;
- Definição de Regime Tributário: Estabelece o regime de cada empresa;
- Controle Dual Ledger: Permitindo que a empresa mantenha registros contábeis em diferentes normas, atendendo a requisitos locais e internacionais;
- Inscrições de Substitutos Tributários;
- Parâmetros de Arredondamento de Valores: Regras de arredondamento para valores monetários;
- Complemento do Cadastro de Empresas: Abrange informações detalhadas e parâmetros sobre contabilização, SPEDs, movimentações internas, comissionamento, informações trabalhistas, assim como parâmetros de margem de contribuição, sem se restringir a eles.
Essa estrutura assegura que as operações sejam conduzidas com precisão e alinhamento às regras da organização, criando uma base robusta para decisões estratégicas e contribuindo para a otimização da eficiência corporativa.
Tabelas de Gestão do e-Pier
Oferece uma visão abrangente e detalhada sobre o uso do sistema, promovendo maior transparência, controle e eficiência na operação. Ele é uma ferramenta para monitorar a interação dos profissionais com o Areco ERP, identificar padrões de uso e avaliar a infraestrutura tecnológica da empresa. A organização conta com funcionalidades como: Estatísticas de Uso por Profissional: Nível de interação de cada...
Oferece uma visão abrangente e detalhada sobre o uso do sistema, promovendo maior transparência, controle e eficiência na operação. Ele é uma ferramenta para monitorar a interação dos profissionais com o Areco ERP, identificar padrões de uso e avaliar a infraestrutura tecnológica da empresa.
A organização conta com funcionalidades como:
Estatísticas de Uso por Profissional: Nível de interação de cada colaborador com o sistema, detalhando itens acessados e a frequência de uso;
Relatórios de Auditoria: Oferece um histórico detalhado das ações realizadas no ERP, garantindo rastreabilidade e conformidade com políticas internas;
Estatísticas de Hardware: Apresenta dados sobre o desempenho da infraestrutura de hardware utilizada, permitindo monitorar o uso de recursos, identificar pontos de otimização e prever necessidades futuras.
Análise de Uso do Banco de Dados: Fornece informações sobre a performance do banco de dados, identificando volumes de transações, tempos de resposta e possíveis gargalos.
Construído para garantir maior controle sobre a operação do Areco ERP, possibilitando decisões informadas e a melhoria contínua de processos e infraestrutura tecnológica.
Núcleo do Sistema


Sistemas Recomendados
Areco ERP
Incorpora todos os dados e processos de sua empresa, e segue as particularidades de cada ramo de negócio.
Saiba Mais
ACC
Centralização de várias plataformas de comunicação, com diferentes soluções de entrega ou colheita de informações, em uma só interface.
Saiba Mais
Dashboards
Utilizando bancos de dados, desenvolva gráficos, indicadores, grids, cubos, mapas e filtros, com foco em visualizações.
Saiba Mais
arcSign
Produto integrado ao seu ERP, que realiza disparo de assinaturas eletrônicas para todos os seus stakeholders.
Saiba Mais
Agent
Ferramenta multiplataforma para gerenciamento de atividades, tarefas e lembretes controlados por direitos de acesso.
Saiba Mais
Net Reports
Automatiza e organiza disparos para a geração de relatórios gerenciais e analíticos, com acesso remoto pela internet.
Saiba MaisLorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit