
DANFE é a sigla usada para se referir ao Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, que e consiste na representação gráfica e simplificada das informações da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
O vendedor do produto deve emitir esse documento, que serve para:
- Regularização da mercadoria em trânsito, visto que, caso o transportador do item transite sem o DANFE, é passível de multa por parte da fiscalização;
- Acompanhamento da NF-e, sendo o DANFE um documento que contém a chave numérica de acesso à NF-e, ele permite que o detentor confirme rapidamente os dados da compra com uma simples busca na internet;
- Comprovar o recebimento da mercadoria por meio da assinatura do destinatário.
DANFE e NF-e não são a mesma coisa
A existência do DANFE não substitui a NF-e de maneira alguma, muito pelo contrário, elas são complementares!
Nota Fiscal Eletrônica = Formaliza a venda de um produto (NF-e) ou serviço (NFS-e) e serve para prestação de contas com a Receita Federal. O arquivo da nota fiscal é gerado no formato XML.
DANFE = É o registro físico para facilitação do acesso às informações da nota fiscal. Deve sempre estar junto ao produto quando há circulação de mercadoria e serve para colher a assinatura do destinatário como comprovante da operação.
Sabe quando sua encomenda é entregue e nela vem um documento semelhante a uma nota fiscal? Então, esse documento, na verdade, é o DANFE. Normalmente, esse mesmo DANFE será enviado via e-mail junto ao XML em casos de compras online.
Como faço para emitir?
O DANFE é gerado pelo mesmo software que você utiliza para emissão da nota fiscal, então, para fazê-lo, é necessário o registro na Secretaria da Fazenda do seu estado e um certificado digital para emissão da NF-e. As informações obrigatórias para a DANFE estão inteiramente ligadas ao significado dos 44 dígitos pertencentes a sua chave de acesso.
Além disso, é necessário:
- Conter a palavra “DANFE”;
- Sinalização do número de folhas para quando o documento tiver mais de uma página;
- Código de barras para leitura da chave de acesso;
- Dados do emissor, tais como razão social, CNPJ, inscrição estadual;
- Dados do destinatário, tais como nome, endereço, telefone e CNPJ/CPF;
- Dados da transportadora, tais como razão social, CNPJ, placa do veículo e inscrição estadual.
- Códigos relacionados ao produto (CFOP, CST e NCM);
- Valores da unidade do produto e do total da compra, além dos impostos da nota fiscal agregados ao valor do frete, por exemplo;
- Data e horário de saída da mercadoria. Caso não esteja de posse dessa informação, será entendido que elas são as mesmas da emissão.
Com o Areco ERP você pode! Conheça o software ideal para gerar seu DANFE online
O Areco ERP é um software parceiro de negócios completamente integrado e modular. Ele vai desde o primeiro contato com cliente potencial até encerramentos contábeis e gerenciais.
Com a aquisição do Módulo Comercial do Areco ERP, além da emissão das notas fiscais, o envio do XML, Danfe e até mesmo boletos se tornam automatizados. Seu cliente passa a ter em mãos os documentos necessários sem que sua equipe despenda tempo realizando o processo de envio manual.
Além disso, nosso software proporciona integrações diversas, tais como os módulos Comercio Exterior, Serviços, Estoque etc. Os inúmeros recursos disponíveis no software são pensados para haver gestão completa da sua empresa, possuindo poderosos mecanismos no que se refere a fiscal e contábil.
Outra vantagem de adquirir o Areco ERP, é poder integrá-lo ao Net NF-e, que gera autonomia para que os seus clientes possam verificar todos os detalhes fiscais de boletos, DANFEs e XMLs. Por fim, temos também os benefícios do NF-e Receptor, que torna os processos de entrada de notas fiscais mais seguros e práticos, automatizando a importação de arquivos XML, via CNPJ e diretamente na Sefaz.