A tecnologia no segmento de Aço e Metal

A indústria de Aço e Metal mantém uma relevância estratégica para a economia do Brasil. Segundo dados da CIESP (Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo), o segmento siderúrgico é responsável por aproximadamente 300 mil postos de trabalho diretos e indiretos anualmente.

A tecnologia está cada vez mais integrada ao setor como forma de manter o ritmo de crescimento, permitindo a otimização de recursos e garantindo a escalabilidade sem comprometer a qualidade.

Aceleração do processo comercial com a Areco

Responsável por 2,2% do PIB brasileiro, conforme o IBGE, o setor de Aço e Metal opera predominantemente no mercado B2B e lida com transações complexas.

O Areco ERP vem como uma ferramenta que automatiza o controle eficiente das transações. Imagine, por exemplo, a demanda por uma peça customizada. Em um modelo operacional tradicional e não integrado, esse processo seria demorado, oneroso e, muitas vezes, levaria à perda de oportunidades comerciais.

No entanto, ao adotar o Areco ERP, é possível gerar uma proposta comercial precisa de forma ágil, com total integração entre os setores da empresa – como departamento Comercial, Compras, Produção e Estoque. No módulo PCP, a engenharia para novos produtos pode ser totalmente automatiza. Define o projeto detalhado dos produtos acabados, especificando as matérias-primas, dimensões, unidades de medida e suas conversões. Assim como,
os processos produtivos, com as máquinas, ferramentas, operações, equipe, sequência operacional e desenhos de apoio. Gerando, desta forma, a ficha completa do novo produto.

Simplificação das vendas triangulares

As operações triangulares, comuns na indústria de Aço e Metal, envolvem três partes: o cliente final, o revendedor/indústria e o beneficiador. Em tais transações, o cliente solicita que o produto seja entregue diretamente ao beneficiador, o que implica na emissão de duas notas fiscais distintas. Se feito manualmente, o processo implica riscos de erro e retrabalho. Com o uso do Areco ERP, a operação é completamente automatizada, minimizando falhas com geração dos documentos necessários.

De forma geral, a emissão de Notas Fiscais no setor de Aço e Metal é um processo complexo, dado que o peso dos produtos pode variar no momento da expedição, impactando diretamente no preço final e nas informações fiscais. A possibilidade de inconformidades é alta. No Areco ERP, a correção de preço e peso dos produtos acabados é automatizada, garantindo a precisão das informações nas notas fiscais de entrada e saída.

Além disso, a gestão de estoque, que envolve o controle, tanto por unidades de medida, quanto por peso teórico, é nativa no Areco ERP.

Para saber as funcionalidades e diferenciais do Areco ERP, entre em contato com nosso time.

Fique por dentro das novidades